13 dicas para comprar o primeiro carro para sua família

Depois de alguns anos de muito planejamento e economia, chegou a hora de comprar o primeiro carro da família. Por mais que esse seja um momento de euforia por parte de todos os membros, não se deixe levar somente pela emoção. Comprar um carro com base em aspectos estéticos e financeiros pode trazer dores de cabeça no futuro.

E acredite: no mercado atual vale muito a pena pesquisar bastante. O catálogo das montadoras está recheado de modelos com inúmeras versões, capazes de atender a todos os tipos de perfil. Com certeza você encontrará um carro perfeito para você e sua família.

E, para isso, é importante não ter preguiça. Vá pessoalmente a todas as concessionárias, verifique os modelos disponíveis, faça test drives e só escolha um carro quando tiver certeza de que aquele é o melhor negócio.

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos 13 dicas para comprar o primeiro carro da família. Leia o post até o fim e confira!

1. Contabilize suas despesas

O primeiro passo antes de comprar um carro é conhecer qual é a realidade financeira de sua família. Esse é o momento de catalogar e organizar todas as suas despesas, o que ajuda a descobrir exatamente para onde seu dinheiro está indo.

Colocar essa ideia em prática é mais fácil do que parece. Você pode recorrer ao tradicional caderno de anotações, planilhas eletrônicas no computador ou aplicativos de controle de gastos, como o Mobills e o GuiaBolso. O importante é ser preciso em suas anotações e não deixar nenhuma despesa de fora, mesmo as mais triviais.

Tendo consciência de quais são seus gastos mensais, você poderá estipular um valor fixo para poupar mensalmente e, assim, saberá quanto pode gastar com o novo veículo. Além de um investimento para o futuro, contabilizar despesas é uma ótima forma de entender quais são os gastos desnecessários no orçamento e começar a economizar.

2. Escolha um valor limite pelo qual poderá pagar

Já sabe quanto você pode gastar em sua compra? Chegar a essa conclusão não é tão difícil quanto parece, basta analisar atentamente quais são as suas despesas e ver qual parte do seu salário será destinada para a aquisição.

Nesse momento é preciso ter foco, listar tudo o que você acha importante em um carro e descobrir qual é o preço máximo que pretende pagar por ele. Além de evitar a compra de um veículo muito além de seu orçamento, isso pode ajudá-lo a filtrar suas opções e a encontrar o modelo dos sonhos com mais facilidade.

3. Escolha um modelo com espaço suficiente

Um carro para a família precisa ser muito espaçoso, certo? Depende. Antes de decidir pelo modelo ideal, dê uma olhada no tamanho da sua família atualmente e nas perspectivas futuras. Vai querer ter mais filhos nos próximos anos? Esse é um aspecto que pode alterar os parâmetros da sua escolha.

No caso de um carro familiar, os modelos hatch não são indicados, pois não dispõem de um grande porta-malas, o que pode trazer dificuldades em viagens mais longas.

Assim, você pode partir para os sedãs. Os compactos têm o mesmo espaço interno que os hatches, mas abrigam mais bagagens atrás. Pode ser bom para quem tem até dois filhos pequenos. Já os sedãs médios, além do porta-malas espaçoso, oferecem mais conforto e praticidade aos ocupantes.

Agora, se você tem uma família grande, com mais de três filhos, o ideal é buscar um SUV ou minivan com 7 lugares. Dessa forma, poderá garantir o transporte de todos com conforto e comodidade.

4. Pense na forma de uso do veículo

Embora o veículo seja familiar, a vida não é feita só de viagens de férias, não é mesmo? É preciso pensar no uso urbano. Se você utiliza o carro para trabalhar, por exemplo, é bom pensar em um automóvel que proporcione economia.

Hoje em dia, até mesmo os sedãs maiores podem ser encontrados com propulsores de menor cilindrada que, apoiados por um turbocompressor, geram potência sem gastar mais do que o necessário.

Entre as dicas para comprar o primeiro carro, outra muito importante é ficar atento ao câmbio. Para enfrentar o trânsito das grandes cidades, procure um modelo que tenha opção de mudanças de marcha automáticas ou automatizadas.

5. Cuidado com os acessórios

A tentação de adquirir os acessórios presentes nas concessionárias costuma encarecer bastante a compra do veículo. Portanto, fique de olho no que o vendedor oferecer e tente optar apenas por aquilo que é útil para toda a família.

Uma boa dica é adquirir o kit de instalação para DVDs, que permite a colocação de telas de 7 polegadas voltadas para o banco traseiro. Para quem tem filhos pequenos, isso ajuda muito, principalmente em trajetos longos.

Dispense rodas esportivas, mas considere a instalação de suporte para o bagageiro no teto, para o caso de viagens longas. A dica aqui é a mesma que falamos acima: se você tem filhos, o espaço a mais para bagagens vai fazer toda a diferença.

Antes de fechar o negócio, peça para dar uma olhada em todas as opções e simule o preço final do carro com os acessórios que você achar relevantes. Aí será possível ter uma ideia do que você poderá instalar e descartar os itens que não serão necessários.

6. Pergunte sobre o plano de revisões

Cada marca tem um plano de revisões diferente para os seus carros. Alguns são mais baratos, outros nem tanto. Procure saber qual é o planejamento para o veículo que você pretende comprar e veja se o valor é compatível com o seu orçamento.

É bom verificar, também, os prazos de garantia oferecidos. A garantia é muito importante, pois protege você e sua família contra eventuais defeitos de fabricação. Mas fique esperto: cada marca tem uma política diferente em relação à garantia que oferece.

Tenha cuidado com coberturas muito longas. Enquanto o carro estiver sob garantia de fábrica, você não poderá utilizar os serviços de nenhuma oficina que não seja autorizada pela marca, o que pode onerar o seu orçamento no futuro.

7. Pense na desvalorização

Poucas pessoas pensam na revenda do veículo quando estão adquirindo um carro novo. Mas é bom considerar esse aspecto, principalmente se essa for sua primeira compra. Depois de fazer a primeira aquisição, a vontade de experimentar algo novo vai aparecer cedo ou tarde.

Em geral, carros novos se desvalorizam em cerca de 20% assim que saem da concessionária. Depois, a cada ano, a taxa gira em torno de 5%.

Porém, esses números podem variar de acordo com cada marca. Por isso, o ideal é que você pesquise sobre a reputação do modelo antes de fechar o negócio. Veja qual é a aceitação dele no mercado e se já houve muitos casos de problemas envolvendo a marca.

8. Escolha a forma de pagamento mais adequada

Na hora de decidir pela forma de pagamento, pense bem para não apertar demais o orçamento da família.

Se você tem o dinheiro à vista, dê preferência ao pagamento total para não precisar se endividar. Por outro lado, se tiver que fazer um financiamento, tente oferecer o maior valor possível como entrada. E não faça operações longas, de 4 anos ou mais. Quem faz isso geralmente acaba pagando um carro a mais — só de juros!

Se você está sem dinheiro disponível para a entrada, uma boa saída é procurar um consórcio. Além de cobrar taxas menores, essa modalidade tem menos burocracias e é mais segura.

Durante o pagamento das parcelas, você pode juntar um valor para dar lances quando quiser ser contemplado. Assim, você não precisa esperar todos os meses pelos sorteios.

9. Não escolha modelos por impulso

Ao começar a procurar um novo veículo, você vai perceber as inúmeras opções disponíveis no mercado. O problema é quando um comprador acaba se apaixonando à primeira vista e leva um veículo para casa sem nem mesmo pensar duas vezes.

Para qualquer tipo de negócio, o ideal é nunca comprar por impulso, seja ao adquirir roupas novas ou fazer a compra mensal no supermercado. Quando a transação envolve milhares de reais, como é o caso de um negócio veicular, já dá para imaginar que comprar por impulso não é nada recomendado, não é mesmo?

Para não cair em tentação e adquirir um veículo que não seja o mais indicado para você, é muito importante analisar todos os prós e contras do veículo antes de fechar o negócio. Para fazer a escolha certa, veja a seguir algumas perguntas que você sempre deve fazer a si mesmo quando se interessar por um modelo.

  • Ele vai sofrer uma desvalorização maior do que o normal em uma possível revenda?
  • Qual é seu consumo de combustível?
  • O motor tem a potência necessária para o meu dia a dia?
  • O tamanho é adequado?
  • O custo de manutenção será alto demais?
  • Eu preciso de um veículo bonito ou um que atenda minhas necessidades?

10. Pesquise bastante

Se a compra por impulso não é recomendada, fazer uma pesquisa com cuidado e atenção é mais do que importante. É nesse momento que você vai perceber quais são suas possibilidades de compra, ficar atento aos preços do mercado e comparar vantagens até fazer a escolha certa.

Uma boa dica para o primeiro carro é não se limitar a concessionárias da sua cidade, pois existe uma grande diferença de preço de carros de uma cidade para outra. Além disso, faça pesquisas na internet e jamais entre na primeira concessionária decidido a finalizar a aquisição.

Não se esqueça de avaliar a taxa de depreciação dos carros que você tem interesse e aproveite para negociar bastante. Você pode até não ganhar um desconto, mas a concessionária pode oferecer brindes e acessórios para o automóvel.

11. Escolha um carro que seja do seu agrado

Já deixamos bem claro que encontrar um carro adequado e que atenda todas as suas necessidades é importante, mas unir esses quesitos com suas preferências pode fazer toda a diferença em seu dia a dia. Afinal, essa é sua primeira compra de um carro e você vai se lembrar dela para sempre.

Caso o preço passe um pouco do esperado, por exemplo, não tem problema. Se você contabilizou suas despesas como recomendado nesse post, vai saber como economizar um pouco mais para conseguir o carro dos seus sonhos.

Vale mais a pena abdicar de uma pequena quantia por mês, do que se arrepender logo depois de efetuar a comprar e ter que procurar outro carro que realmente seja do seu gosto.

Mas fique atento: aqui estamos falamos de diferenças pequenas de preço e que estejam dentro do seu orçamento. A ideia é encontrar um modelo que você goste, que corresponda ao que sua família precisa e que valha realmente a pena.

12. Avalie a necessidade de adquirir um carro novo ou usado

As dúvidas não faltam para quem vai comprar o primeiro veículo para a família, e a escolha entre um novo e um usado é sempre difícil. Mas afinal, qual é a melhor opção? A realidade é que não existe uma resposta certa, pois ambos têm seus pontos positivos e negativos.

Ao comprar um carro zero, você pode contar com a garantia do fabricante em caso de problemas e ter certeza sobre a procedência e o estado do veículo. No entanto, esse pode ser um investimento muito alto para uma primeira compra veicular, e os automóveis dessa categoria tendem a sofrer com uma maior depreciação.

Por outro lado, os carros usados são mais baratos e, por isso, estão se tornando cada vez mais populares. Com o dinheiro que você compraria um modelo novo, é possível adquirir um usado melhor, mais completo e ainda economizar. No entanto, a grande desvantagem dos usados é que eles podem precisar passar por manutenções com uma frequência muito maior.

Essa escolha pode parecer difícil, mas basta ficar atento a sua situação atual e descobrir qual tipo de veículo é mais adequado para as necessidades da sua família.

13. Faça um seguro

O seguro é muito importante para garantir a sua tranquilidade após a compra. Antes mesmo de fechar o negócio, faça uma cotação para descobrir o valor cobrado pelo seguro do modelo que você pretende adquirir.

Se o valor estiver dentro do que você pode pagar, agilize o fechamento com a seguradora para que você já possa tirar o carro da concessionária com a cobertura total.

Ao seguir essas dicas para comprar o primeiro carro da família, você com certeza fará um bom negócio. Quer mais orientações para a primeira aquisição? Continue sua visita em nosso blog e veja os 7 erros mais comuns que você deve evitar nesse momento!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.