Como juntar dinheiro e fazer uma reserva financeira?

Ningu├®m sabe como ser├í o dia de amanh├ú. Para se proteger contra imprevistos que possam afetar o bolso, ter uma boa reserva financeira ├® fundamental. Afinal, ela d├í a qualquer pessoa a seguran├ºa para enfrentar momentos dif├¡ceis, como desemprego e acidentes.

A reserva financeira pode ser montada a qualquer momento. Contudo, para que ela seja substancial, ├® fundamental ter planejamento e foco na hora de montar a sua. Afinal de contas, ela n├úo deve prejudicar as suas receitas e a sua qualidade de vida.

Continue a leitura e veja mais sobre como montar a sua reserva financeira!

O que ├® uma reserva financeira?

Reserva financeira ├® o termo dado para uma quantia monet├íria (geralmente na forma de investimento) criada para ser utilizada em casos de emerg├¬ncia. Ela pode ser criada considerando a renda do seu dono, um objetivo espec├¡fico (como sobreviver a seis meses sem trabalho) ou para impedir que acidentes causem um grande impacto. Por isso, os prazos e aportes s├úo sempre flexibilizados.

Como ela se diferencia de outros investimentos?

A reserva financeira, muitas vezes, ├® estruturara por meio de um investimento. Ele deve ter algumas caracter├¡sticas ├║nicas, que facilitam o seu resgate com o menor custo poss├¡vel. Al├®m disso, deve estar alinhado com o perfil da reserva a ser montada, o que envolve pontos como:

  • evitar aplica├º├Áes de alto risco: a reserva financeira deve ter um n├¡vel de previsibilidade em termos de rendimento e o valor que ficar├í dispon├¡vel para ser sacado, por isso, a alta liquidez ├® evitada. Investimentos como a├º├Áes podem apresentar, ainda que raramente, quedas a m├®dio e longo prazo, prejudicando a reserva;
  • ser resgat├ível a qualquer momento: o ponto fundamental da reserva ├® a possibilidade de resgate assim que o seu dono precisar, por isso, deve-se sempre evitar investimentos com mecanismos para evitar o resgate antecipado;
  • possibilidade de investimentos regulares: uma reserva financeira pode ser ampliada continuamente pelo seu dono, o que demanda a escolha de investimentos que podem ser alimentados continuamente com novos aportes.

Por que ter uma reserva financeira ├® importante?

A economia brasileira passa por um longo per├¡odo de incertezas. Nesse cen├írio, a seguran├ºa para planejar o futuro ├® dif├¡cil de ser obtida. Como pensar a m├®dio e longo prazos sem saber quais s├úo os riscos do amanh├ú?

Nessas horas, ter uma reserva financeira bem estruturada ├® crucial. Ela auxilia voc├¬ a ser mais ousado na carreira, buscar novos caminhos ou investir em novos projetos sem medo de eles darem errado. Afinal de contas, haver├í uma quantia m├¡nima salva em um local seguro para ajudar a enfrentar qualquer imprevisto.

Veja, a seguir, alguns usos da reserva financeira!

Lidar com imprevistos financeiros sem comprometer o orçamento

As reservas financeiras tamb├®m nos ajudam a lidar com momentos de imprevistos, como tratamentos de sa├║de, conserto de um ve├¡culo que n├úo seja coberto por um seguro ou uma reforma em casa. Nessas horas, a reserva permite que o seu dono lide com o problema rapidamente e com seguran├ºa, sem comprometer o seu or├ºamento mensal e prejudicar outros gastos.

Ajudar na transição entre empregos

Em caso de perda de emprego, a reserva financeira tamb├®m entra em cena. Ela garante ao profissional a chance de manter o seu estilo de vida por alguns meses at├® que ele encontre uma nova vaga. Assim, a redu├º├úo de gastos que tradicionalmente ├® feita entre dois empregos pode ser realizada em menor escala.

Evitar dívidas

Uma reserva financeira tamb├®m ajuda a evitar d├¡vidas. Sempre que ela for utilizada, um empr├®stimo deixa de ser tomado e a fatura de cart├úo de cr├®dito mant├®m o seu tamanho atual. Ou seja, alternativas com cobran├ºas de juros e que comprometem o futuro s├úo ignoradas no instante em que a necessidade for resolvida com o montante reservado.

Como criar uma reserva?

Criar uma reserva financeira exige foco, planejamento e persist├¬ncia. N├úo ├® algo t├úo dif├¡cil de fazer quanto ficar milion├írio, mas ├® um objetivo que necessita de algum esfor├ºo. Veja alguns passos para atingir essa meta!

Busque um investimento robusto

Uma boa reserva financeira deve come├ºar com um investimento baixo, mas que cres├ºa continuamente. O ideal ├® que ela tenha um rendimento acima da infla├º├úo. Assim, o seu dono pode manter o valor dentro do que ele necessitar├í e sem que as oscila├º├Áes do mercado levem a preju├¡zos.

Foque no longo prazo

A reserva financeira deve ser um projeto de longo prazo. Isso garante estabilidade no crescimento da quantia necessária. Ao mesmo tempo, abre espaço para lidar confortavelmente com problemas graves, uma vez que o seu valor sempre estará acima do mínimo esperado.

Não faça retiradas desnecessárias

A reserva financeira deve ser utilizada apenas em momentos realmente necessários. Retiradas sem motivo relevante podem causar dois problemas: falta de dinheiro em momentos de urgência e a noção de que o orçamento está mais confortável para gastos do que a realidade.

Mantenha a vida financeira organizada

Ter uma vida financeira bem organizada ├® crucial para o sucesso da sua reserva. Com poucos exageros, voc├¬ conseguir├í fazer aportes continuamente e as chances de retirar verbas do seu fundo ser├úo baixas. Ou seja, a sua reserva poder├í crescer e ser utilizada s├│ em momentos cr├¡ticos.

Compre um im├│vel

Comprar um im├│vel ├® uma boa alternativa para ter uma reserva financeira. Se voc├¬ j├í tiver o seu, ele poder├í ser utilizado para aluguel, o que ajuda a ter um fluxo de renda cont├¡nuo. Ao mesmo tempo, ele pode ser vendido e o valor ser recuperado.

A vida de qualquer pessoa pode ter imprevistos. Quando eles ocorrem na ├írea financeira, existem v├írias alternativas que podem ser utilizadas: cart├úo de cr├®dito, empr├®stimos e a venda de um bem de valor s├úo alguns exemplos.

Entre todas as alternativas dispon├¡veis, a reserva financeira ├® uma das mais seguras. Com ela, voc├¬ pode lidar com problemas e imprevistos facilmente. Tudo isso com a seguran├ºa de que o seu or├ºamento n├úo ser├í comprometido.

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre como adquirir um imóvel para torná-lo a sua reserva financeira? Então, leia o nosso guia sobre como comprar imóvel sem entrada!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.