Saiba como sair do vermelho? Leia o texto e confira.

Muitas pessoas querem comprar um carro ou a casa pr├│pria, mas acabam sempre adiando a concretiza├º├úo desse desejo porque est├úo completamente endividadas. Esse ├® o seu caso? Ent├úo, est├í mais que na hora de aprender como sair do vermelho e colocar as suas finan├ºas em ordem para realizar os seus objetivos e melhorar a sua qualidade de vida.

O ac├║mulo de d├¡vidas tira o sono de qualquer um, pois gera uma s├®rie de multas e juros que se tornam uma bola de neve. Se o indiv├¡duo que est├í nessa situa├º├úo n├úo tomar nenhuma atitude para revert├¬-la o quanto antes, a tend├¬ncia ├® que fique com o seu nome sujo na pra├ºa, al├®m de perder oportunidades de fazer investimentos no seu bem-estar.

Para a elaboração deste post, conversamos com Juliano Miranda, Consultor de Vendas Externas de Consórcio da Bamaq. Listamos, aqui, dicas certeiras para se livrar das dívidas. Confira!

Quais são as dificuldades de uma pessoa com dívidas?

Segundo uma pesquisa da Confedera├º├úo Nacional do Com├®rcio de Bens, Servi├ºos e Turismo (CNC), 66,3% dos brasileiros terminaram o ano de 2020 endividados. A principal dificuldade dessas pessoas est├í justamente no seu equil├¡brio financeiro, pois uma grande quantidade de d├¡vidas faz com que nunca sobre dinheiro para guardar ou fazer investimentos do seu interesse, como participar de um cons├│rcio.

Nos casos mais graves, o endividamento tamb├®m pode fazer com que voc├¬ tenha problemas at├® mesmo para honrar as contas fixas, como aluguel, transporte, alimenta├º├úo, ├ígua, luz, internet etc. Como resultado, as d├¡vidas s├│ crescem. Muitas vezes isso acontece porque, para tentar sanar essa quest├úo, a pessoa recorre a empr├®stimos de amigos e familiares ou de institui├º├Áes banc├írias.

Al├®m disso, a sa├║de de uma pessoa com d├¡vidas tamb├®m tende a ser afetada, pois ela fica estressada, preocupada, ansiosa e perde o sono ÔÇö fatores que prejudicam a sua conviv├¬ncia e relacionamentos em casa e no trabalho, diminuem a produtividade e a capacidade de concentra├º├úo ao longo do dia. Tudo isso, junto, pode levar a problemas mais graves, como a depress├úo.

O que impede que você saia do endividamento?

Você já chegou a pensar que quanto mais tenta sair das dívidas, mais acaba se endividando? Provavelmente isso deve estar acontecendo porque você está cometendo erros que agravam ainda mais a sua situação. É fundamental aprender a identificar comportamentos que possam estar lhe sabotando e, posteriormente, trabalhar para corrigi-los.

Para Juliano Miranda, as compras por impulso (sem qualquer tipo de planejamento financeiro), a busca por linhas de cr├®ditos mais baratas (com juros mais baixos para pagar a d├¡vida com juros mais altos) e a falta de conhecimento financeiro est├úo entre os erros mais comuns que impedem que as pessoas se livrem das d├¡vidas, fazendo com que elas se arrastem por anos.

Diante disso, o Consultor de Vendas Externas de Consórcio da Bamaq ressalta que as pessoas precisam aprender a fazer contas e somar os valores que devem ser pagos por determinado produto ou serviço ao final do plano contratado. Em alguns casos, o consumidor se empolga com o preço baixo da parcela, não considera os juros que estão embutidos e termina pagando o dobro do valor do produto.

Como o planejamento financeiro ajuda a sair do vermelho?

O descontrole e a falta de perspectivas para as suas finan├ºas ├® uma combina├º├úo bomb├ística e que favorece o endividamento. Nesse cen├írio, o planejamento financeiro surge com um grande aliado, visto que ajuda as pessoas a terem mais controle sobre o seu dinheiro e faz com que elas aprendam a gast├í-lo de maneira inteligente e respons├ível.

“Por meio dele voc├¬ poder├í adquirir seus bens ou servi├ºos com taxas mais baixas, sem se endividar, ├ás vezes comprando at├® ├á vista. Conhecimento financeiro ├® o sucesso para o aumento de patrim├┤nio”, diz Juliano Miranda. Quando o lado financeiro est├í equilibrado, fica mais f├ícil realizar os seus objetivos de vida.

Para que o seu planejamento financeiro seja bem-sucedido, ├® essencial mont├í-lo de uma forma estruturada. Segundo o Consultor de Vendas Externas de Cons├│rcio, a primeira coisa a se fazer ├® planilhar todos os seus gastos, o que d├í uma vis├úo ampla de onde os seus recursos est├úo sendo empregados.

“A partir da├¡, ├® necess├írio cortar gastos desnecess├írios, como compras de alimentos por apps, ir ao supermercado antes de se alimentar e economizar no consumo de energia el├®trica. Caso for adquirir um ve├¡culo ou um im├│vel, deve-se analisar e fazer contas, comparando todas as op├º├Áes dispon├¡veis no mercado, considerando a sua real necessidade daquela compra”, acrescenta Juliano.

Com o aux├¡lio das planilhas, podemos avaliar e perceber os valores que estavam sendo empregados em coisas sup├®rfluas e que, portanto, podem ser poupados. No decorrer do tempo, a realiza├º├úo desse planejamento vai se tornar um h├íbito e voc├¬ poder├í comprovar os seus benef├¡cios, como a redu├º├úo das d├¡vidas e dinheiro sobrando na sua conta.

Por que o cons├│rcio ├® uma boa solu├º├úo para adquirir bens e investimentos?

Se voc├¬ est├í pensando em comprar um carro ou im├│vel, mas quer evitar d├¡vidas que saiam do seu controle e possam gerar problemas futuramente, a melhor forma de fazer isso ├® por meio do cons├│rcio ÔÇö modalidade em que a pessoa paga um boleto mensal e pode acompanhar, m├¬s a m├¬s, a evolu├º├úo dos pagamentos.

O cons├│rcio ├® considerado uma boa solu├º├úo para come├ºar a realizar os seus sonhos. “Primeiramente, por n├úo pagar juros e n├úo ter que se descapitalizar com entradas. A partir do cons├│rcio, voc├¬ pode escolher um plano com um valor de parcela que n├úo comprometa mais que 30% dos seus rendimentos. Assim, voc├¬ planeja a compra de seus bens sem se endividar”, completa Miranda.

Na hora de se tornar um consorciado, ├® crucial buscar uma administradora de cons├│rcio respons├ível e segura, como a Bamaq, que permite ao consumidor contratar um plano que esteja dentro das suas possibilidades financeiras, com taxas bem mais baixas que as praticadas no mercado, al├®m de ter como diferencial uma consultoria do in├¡cio ao fim do contrato.

“O cliente tem toda uma assessoria durante seu plano de cons├│rcio. Caso ocorra algum contratempo, ele poder├í diminuir o valor de sua carta de cr├®dito, pagando uma parcela mais baixa”, afirma o Consultor de Vendas Externas de Cons├│rcio.

Agora que você sabe como sair do vermelho, terá mais cuidado com o seu dinheiro e poderá investi-lo em coisas que realmente tragam retorno financeiro ou mais conforto para si e para os seus familiares. Sem dívidas e os problemas que estão associados a elas, há mais facilidade para comprar aquele carro ou apartamento na praia que você sempre quis.

Quer investir o seu dinheiro de forma segura? Entre em contato com a Bamaq e conhe├ºa as nossas solu├º├Áes em cons├│rcio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.