Saiba o que fazer para  aumentar o seu score

É comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como aumentar seu score e, dessa forma, terem melhores opções de crédito. Se você faz parte daquele grupo que consultou a pontuação de seu score, mas não gostou do que viu, saiba que há formas de mudar esse quadro.

Isso porque a pontuação depende de seu comportamento perante o pagamento de suas dívidas de financiamento ou cartões de crédito, por exemplo. Com ajuda do assistente de crédito Danilo Lima, da Bamaq, vamos explicar o que é score e mostrar como aumentar sua média.

Entenda o que é o score

O score é uma pontuação baseada no histórico financeira de uma pessoa. A ferramenta é utilizada no processo de avaliação e concessão de crédito e tem uma faixa que varia de 0 a 1.000 pontos — quanto maior a nota, melhores são as chances de conseguir crédito.

Isso porque ter um score alto é sinal de que você paga suas dívidas em dia, e isso significa, para um banco ou instituição financeira, segurança na hora de conceder crédito.

Dessa forma, fica mais fácil conseguir financiamentos e empréstimos. Quem tem um bom score, inclusive, tem acesso a taxas de juros melhores.

Entenda como funciona a análise do score

Para fornecer uma pontuação, o score avalia as contas pagas, o que está em atraso, se seu nome está ou já foi negativado e, até mesmo, sua relação com empresas de crédito. Nesse caso, é analisado se, quando uma dívida é negociada, você honra o pagamento.

Veja como aumentar o score

Imagine ir a um banco para fazer um financiamento de imóvel e não ser aprovado por causa de sua pontuação no score? Seria bem desagradável. Se você é daqueles que sempre atrasa as faturas de cartão de crédito e empréstimos, é bem provável que fique com uma reputação de mal pagador.

A boa notícia é que há diversas formas de aumentar o score e ter uma boa reputação perante bancos e instituições financeiras. Veja quais são elas!

Pague suas contas em dia

Manter os compromissos em dia é uma excelente forma de criar um bom histórico financeiro com o mercado. Esse fator ajuda muito na hora de conseguir um cartão de crédito ou financiamento de um veículo, por exemplo.

Então, sempre pague suas contas em dia e não caia na tentação de pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito.

Fique livre das dívidas

As dívidas têm um impacto negativo em relação à pontuação no score. Nesse caso, tanto atrasos frequentes no pagamento das contas quanto a inadimplência deixam seu score ruim.

Pessoas que sempre pagam as contas em dia e não deixam dívidas em aberto têm uma pontuação maior e, consequentemente, maiores chances de conseguir crédito no mercado.

Atualize seus dados no Serasa

Uma forma simples de aumentar seu score é manter seus dados sempre atualizados no Serasa. Isso porque informações desatualizadas podem prejudicar sua pontuação.

A atualização de dados é simples e você vai gastar poucos minutos de seu dia para realizar essa tarefa. Informações como nome, endereço, e-mail e outros devem estar corretos para não prejudicar seu score, pois esses dados são fontes de consulta nos bureaus de crédito.

Tenha contas em seu nome

Se você não movimenta seu CPF, você não existe para o mercado financeiro. Então, seu score será baixo e você terá dificuldades para fazer até mesmo um cartão de crédito, mesmo que seu nome esteja limpo.

O score é baseado no relacionamento com o mercado. Por isso, quanto mais dados forem coletados a respeito de seu comportamento na hora de pagar suas dívidas, maiores são as chances de conseguir uma evolução na pontuação.

Negocie as dívidas e limpe seu nome

Se você está com dívidas em atraso ou com o nome sujo na praça, procura seu credor e faça um acordo. Quando você se propõe a parcelar seus débitos, paga taxas de juros mais baixas e ainda melhora a pontuação de seu score.

No caso de ter muitas dívidas em seu nome, o ideal é aproveitar o Feirão Limpa Nome para sanar suas contas com um bom desconto e ainda aumentar o score. Parcelar a fatura do cartão de crédito, caso você esteja no rotativo, também é uma boa opção para aumentar sua pontuação.

Evite pedir muitos cartões de crédito

Ter muitos cartões de crédito é um fator negativo para quem busca formas de aumentar o score. Pedir aumento de limite frequentemente também não é uma boa ideia. O ideal é deixar o banco oferecer um aumento de limite ou cartão.

Ative seu cadastro positivo

De acordo com Danilo Lima, esse processo é útil porque, com ele, as instituições com as quais você tem relacionamento terão um retorno mensal sobre seu comportamento perante o pagamento de suas dívidas. Quando elas são quitadas em dia, aumentam as probabilidades de se ter um score a cada atualização recebida do Cadastro Positivo.

Faça um consórcio

O consórcio é um planejamento, ou seja, ele deve atender a sua necessidade e estar dentro de sua capacidade mensal de pagamentos. Dessa forma, não ocorrem imprevistos indesejados, pois a escolha sempre deve acompanhar sua renda mensal.

Por isso, o consultor Danilo Lima aconselha pessoas que querem aumentar o score a fazer um `consórcio. O serviço tem longa duração e, ao pagar as parcelas em dia, você aumenta gradativamente sua pontuação no score. No final do contrato, ainda pode comprar um bem, como carro ou imóvel.

Danilo ainda complementa que a Bamaq avalia outros critérios além do score para conceder crédito aos seus clientes. O histórico do cliente com a empresa, a pontualidade, o tempo de relacionamento e outros pontos geram um impacto positivo para a concessão de crédito. Por isso, optar por um consórcio na Bamaq é uma ótima opção para quem quer saber como aumentar o score.

Gostou do post e quer saber mais sobre os nossos serviços? Então entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos consultores!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.