consórcio de carros usados

Consórcio de carros usados: você sabe mesmo como funciona?

Você já pensou em trocar de carro e ter um usado na garagem, por um preço conveniente e ainda pagando parcelas que cabem no seu bolso? O consórcio de carros usados veio para deixar essa realidade ainda mais próxima de você. Hoje em dia, é possível até conquistar um carro seminovo por meio de um consórcio!

O consórcio é uma ótima alternativa para quem não tem tanta urgência em adquirir um bem, mas tem dificuldade de guardar dinheiro por tantos meses seguidos. Dessa forma, você paga as parcelas sem juros, quando a carta for contemplada, pode adquirir seu carro do jeito que quiser!

E a modalidade de consórcio para carros usados chegou para flexibilizar e facilitar ainda mais a sua escolha, dando a oportunidade de também ter um carro usado por meio dessa modalidade de crédito, que é tão prática. Neste artigo, você vai poder conferir como funciona o consórcio para carros usados e conquistar esse sonho com organização financeira. Acompanhe!

Como funciona o consórcio de carros usados?

Basicamente, o consórcio de carros usados funciona da mesma maneira de um consórcio convencional, tendo as peculiaridades para esse tipo de bem. Inicialmente, entretanto, forma-se da mesma forma um grupo de pessoas interessadas nesse tipo de bem, mediado por uma administradora. As parcelas são pagas mensalmente e a cada mês um ou mais participantes são contemplados. 

É importante salientar que o consórcio de carros usados é feito por meio de uma carta contemplada de crédito, e não do carro em si. Portanto, há a possibilidade de adquirir qualquer carro que quiser usando a carta quando for contemplado.

Carta de crédito

Quando a carta de crédito sair para um dos participantes do consórcio, ele terá o valor que foi estipulado em contrato para aquele programa. Por isso, ele não fica preso à instituição e muito menos ao modelo do carro, podendo optar até em adquirir um veículo usado em outra concessionária.

Garantia de pagamento

Para ter uma garantia de pagamento, é importante ressaltar que o carro do consórcio fica alienado à administradora. Por isso, no documento virá que ele pertence à administradora. Quando tudo for quitado, é possível passar o veículo para o nome do comprador participante do consórcio.

Isso acontece porque o bem adquirido funciona como uma garantia de pagamento das parcelas após a contemplação. 

Contrato de adesão

No contrato, há algumas cláusulas referentes ao consórcio de carros usados em específico. Uma delas é que a administradora pode exigir que o carro a ser comprado com a carta contemplada tenha, no máximo, 10 anos de uso. 

Por isso é muito importante que os interessados nesse tipo de consórcio leiam o contrato atentamente e verifiquem se o negócio é compatível com o que ele espera e precisa naquele momento.

Quando e por que optar pelo carro seminovo?

Optar por um seminovo pode trazer mais vantagens do que você imagina. Tomando todos os cuidados necessários, como verificar a procedência e passar com um mecânico de confiança para saber se está tudo certo com o veículo, pode ser um ótimo negócio. A seguir, você confere algumas vantagens:

Carro melhor, preço menor

Com o valor de R$70 mil reais, por exemplo, você pode comprar um carro 0km equipado, mas de uma categoria popular. Contudo, com o mesmo valor, é possível adquirir um seminovo de uma categoria superior e que pode contar com ainda mais itens e acessórios opcionais.

Poder desfrutar do conforto e dos acessórios de um carro de uma categoria acima é o que, muitas vezes, motiva o usuário a optar pelo seminovo em vez de ir até a concessionária e pagar por um carro zero, onde a desvalorização ainda pode acontecer mais rápido.

Economia para quem troca sempre de carro

Se você troca sempre de carro e gosta de ter um modelo novo para passear ou viajar, o seminovo é a melhor opção. Ao comprar um 0km, por exemplo, é preciso ficar ao menos alguns anos para que sua desvalorização não afete tanto no bolso. Já o seminovo já passou pelos primeiros anos, em que acontece a maior perda de valor, e fica com o preço um pouco mais estável.

Perfeito para motoristas iniciantes

Quem está começando a dirigir agora também pode se beneficiar de um carro seminovo! Como o valor de um carro que chega a 10 anos de uso pode ser mais baixo, é possível contratar um consórcio de um modelo um pouco mais usado para os primeiros anos de volante.

Assim, os gastos são menores e se encaixam no orçamento já que, normalmente quem está começando a dirigir também está no início da vida no trabalho e pode contar com um orçamento mais justo.

É um ótimo negócio quando feito com todos os cuidados

Optar por um carro seminovo tem muitas vantagens, como você viu nos tópicos anteriores. Mas como todo bom negócio, é preciso ter cuidado para acertar na sua compra. Há alguns pontos que devem ser observados com atenção antes de dizer o sim para seu novo carro, já que infelizmente pode haver problemas como adulteração de chassi, documentos roubados, duplicidade de motor, entre outras questões que podem trazer prejuízo no final das contas.

Para não cair em golpes, procure empresas honestas, reconhecidas no mercado e que, de preferência, tenham depoimentos de clientes satisfeitos. Verificar o histórico do carro também é importante e fácil de fazer, já que há empresas na internet especializadas nesse tipo de trabalho.

Como escolher o melhor consórcio?

Alguns pontos são importantes na hora de definir seu consórcio para que a compra do seu seminovo seja feita dentro do seu perfil e possibilidades. Confira quais são eles a seguir:

Contrato

É muito importante ler todas as cláusulas do contrato da administradora do consórcio. Tudo deve conter nesse documento, como prazos valores de cada parcela, taxas que podem ser cobradas sobre as parcelas e regras gerais.

Administradora

Outra questão importante é a confiança na administradora do consórcio. Mesmo que o contrato esteja correto, se sentir seguro com a empresa é essencial. Por isso, busque uma opção que tenha um bom histórico, clientes satisfeitos e que seja reconhecida por fazer bons consórcios.

A transparência da empresa e bom atendimento são a base de uma empresa que tem o profissionalismo como parte fundamental do trabalho.

Prazos

Fique atento aos prazos estabelecidos em contrato para saber se eles estão de acordo com sua necessidade. Veja quanto tempo o consórcio vai durar e outros aspectos referente ao tempo que vai levar até ter o carro em mãos. O consórcio é uma boa alternativa para quem não tem pressa e quer fazer um bom negócio financeiramente.

Taxa de administração e fundos de reserva

Verifique também qual é a taxa cobrada pela administradora, para que não haja surpresas no valor da parcela. Essa informação deve ser destacada já no contrato.

Também é importante saber se a empresa oferece um fundo de reserva para eventuais problemas, como inadimplência de algum participante. Assim, você fica blindado caso haja algum problema no decorrer do consórcio do seu carro.

Lances

Quando você dá um lance no consórcio, as chances de ter a carta contemplada aumentam. Por isso, é bom saber antes se a administradora estipula um valor de lance ou se eles podem ser livres, para que você tenha mais chances de adiantar o recebimento da carta contemplada.

Quais são as vantagens do consórcio de carros usados?

O consórcio já é uma forma de crédito prática e vantajosa para quem gosta de fazer bons negócios e não tem pressa em adquirir algum bem, já que depende da carta contemplada para que isso possa acontecer. Mas ainda há uma série de vantagens que você pode ter, como:

  • Ausência de juros: os juros não existem no consórcio, há apenas a taxa de administração da empresa responsável, o que já garante uma boa economia em longo prazo;
  • Reajustes: os reajustes são anuais e já são fixados. Ou seja, você vai saber o quanto vai pagar do começo ao fim. 
  • Poder de compra à vista: ao ser contemplado, você recebe uma carta de crédito, para pagar de uma única vez o seu carro. Essa facilidade de pagamento torna você um comprador mais competitivo;
  • Forma de poupança: o consórcio ajuda as pessoas a destinarem uma certa quantia ao bem que sonham. Funciona como uma poupança direcionada ao patrimônio que se almeja naquele momento.

O consórcio para carros usados é uma excelente maneira de ter um bom automóvel, sem pagar os altos preços de um 0km e sofrer tanta desvalorização. E para finalizar o processo com a certeza de que se fez um bom negócio conte com a Bamaq Consórcio e veja como ela pode te ajudar a comprar seu carro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.