7 razões para fazer um consórcio de carro

Trocar o carro antigo por um modelo mais atual ou simplesmente adquirir o veículo dos sonhos é a intenção de muitos brasileiros, mas nem sempre esse objetivo se concretiza. A principal razão para isso é a dificuldade de realizar um investimento alto. Nessa circunstância, o consórcio de automóvel pode ser a melhor solução para adquirir o bem sem que isso tenha grande impacto nas suas finanças.

Cada vez mais consolidado no Brasil, o consórcio é uma alternativa para quem não quer arcar com os juros que normalmente estão embutidos no financiamento. Por meio dessa modalidade de compra, você pode escolher a carta de crédito que cabe no seu bolso, tudo de uma forma muito prática e extremamente segura, sem o risco de surpresas desagradáveis no futuro.

Conversamos com Paola Santos, Consultora Comercial da Bamaq, que nos apresentou as principais razões para se tornar um consorciado. Confira!

1. Permite uma compra planejada

O sucesso do consórcio está no fato de ser uma opção viável porque não tem juros, apenas a taxa cobrada pela administradora do serviço. Isso permite que a compra do veículo ocorra de forma planejada, com parcelas e valores que se ajustam à sua realidade financeira. Para que isso aconteça, você pode escolher em qual grupo do consórcio se encaixa melhor.

“Além da principal vantagem, que é não ter juros, o cliente não sofre com a depreciação do mercado, que aconteceria se tivesse pagando um financiamento. Mediante contemplação, a compra será feita à vista, e isso faz com que o consorciado tenha um poder maior de negociação em mãos”, completa Paola.

2. Oferece mais flexibilidade ao investidor

Ao investir em um financiamento, a pessoa é obrigada a se submeter às condições estipuladas pelo banco quanto ao pagamento do veículo. Isso não acontece no consórcio, já que você tem autonomia para escolher o valor da carta de crédito e definir a quantidade de parcelas que deseja pagar.

Segundo a Consultora Comercial da Bamaq, o fato de não ter que pagar parcelas altas faz com que o consorciado ganhe tempo para planejar e até mesmo escolher o automóvel que quer adquirir. Além disso, existe a possibilidade do consorciado ser sorteado sem dar um lance, de modo a comprar o bem à vista e continuar guardando suas economias.

3. Ajuda a poupar dinheiro

Considerado um investimento de médio ou longo prazo, o consórcio continua sendo a opção mais segura e planejada para a compra de um bem de alto valor. Para juntar o dinheiro para comprar um automóvel à vista, por exemplo, você poderia demorar anos, sem falar que o preço do item acaba aumentando.

Poupar por conta própria também exige disciplina, pois diante de qualquer contratempo você pode se sentir tentado a usar o dinheiro economizado, o que só vai aumentar o tempo de espera para finalmente adquirir o veículo. Quando se faz um consórcio, é como se o cliente estivesse abrindo uma poupança, mas muito mais segura, já que o dinheiro será guardado pela administradora, e só será utilizado na contemplação.

4. Disponibiliza um crédito mais versátil

Conforme você vai pagando as parcelas do consórcio, pode ser que mude de ideia sobre o modelo de automóvel que deseja adquirir — e isso não é um problema. Ao receber acarta de crédito, o consorciado não precisa utilizá-la para comprar um produto específico.

“Dessa maneira, o cliente não fica engessado em ter que adquirir um único veículo, ele pode escolher quantos e quais veículos desejar, desde que atinja o valor do crédito e esteja dentro das características do grupo”, ressalta Letícia Macedo.

É possível iniciar o consórcio com a intenção de comprar um carro e, na hora da contemplação, optar por uma máquina agrícola, por exemplo.

5. Tem baixo risco

Todas as administradoras de consórcio precisam se adequar à Lei nº 11.795/2008, que rege a atividade no Brasil e exige que as empresas cumpram uma série de exigências montar grupos de consórcio. Todas as informações referentes à negociação devem estar especificadas no contratado, o que inclui os diretos e deveres de ambas as partes — o que traz mais segurança para o consumidor.

6. Possibilita a antecipação da compra

Se você já está pagando o consórcio e, de repente, surgir um dinheiro extra, saiba que é possível adiantar a sua contemplação, já que a realização de sorteios não é a única alternativa. O consorciado também pode ofertar lances.

O seu lance vai disputar com os lances dos outros consorciados que também almejam antecipar a compra do veículo. Sendo assim, quanto maior for a sua oferta, maiores serão as suas chances de contemplação. Caso você dê o lance considerado máximo, a entrega do crédito já vai estar garantida.

7. Disponibiliza a compra de carro novo, seminovo ou usado

Quando falamos que o consórcio dá autonomia total para que o cliente faça uma boa negociação, não estamos mentindo. Além de definir as condições de pagamento, é você quem decide se quer adquirir um carro novo, seminovo ou usado, de acordo com seus objetivos, suas necessidade e com o que cabe melhor no seu orçamento.

O consórcio de automóvel é o melhor caminho para realizar o sonho de dirigir aquele carro que você sempre quis. Para que a aquisição seja bem-sucedida, não deixe de buscar, no mercado, uma administradora de consórcio confiável.

Paola Santos aponta que é importante saber se é uma empresa séria e segura, quanto tempo atua no mercado, se é autorizada pelo Banco Central e se tem a certificação da ABAC, além de conhecer a média de contemplações, os parceiros, a quantidade de clientes no grupo e as médias de lances ofertados.

A Bamaq, especialista no consórcio de veículos e imóveis, atende a todos esses requisitos, além de ser um dos nomes mais tradicionais no ramo. Entre os seus principais diferenciais estão créditos sem predefinição de modelo de veículo, realização de reajustes apenas na data de aniversário do grupo, consultoria especializada.

Fazer uma simulação de consórcio de automóvel é o primeiro passo para comprar o seu próximo carro. Visite o nosso site agora mesmo e conheça as nossas condições!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.