Entenda os altos impactos do imediatismo para sua saúde financeira

Não é novidade para ninguém que os avanços tecnológicos permitiram uma série de benefícios até então inimagináveis. O acesso à informação e o rompimento de fronteiras, tudo em um estado constante de conexão, aceleraram também o ritmo de consumo de conteúdos e, consequentemente, a busca por satisfazer desejos.

Por outro lado, muitos problemas surgiram diante de tantas vantagens. Um deles é o imediatismo, fruto em especial da redução do tempo necessário para colher os resultados de diversas atitudes. A sensação de estar sempre no presente, aliada à incapacidade de esperar, gera um caos desesperador pela instantaneidade.

Esse mau hábito de querer tudo “aqui e agora” pode causar inúmeros prejuízos, inclusive, à saúde financeira das pessoas. A crescente oferta de novos produtos e serviços estimula, em quem não está preparado mentalmente, a cometer excessos que desequilibram o próprio patrimônio. Continue lendo e veja os fortes impactos do imediatismo!

Ansiedade

Transtornos psicológicos, finalmente, têm recebido a devida atenção. E nunca é demais enfatizar os efeitos negativos de problemas como a ansiedade, que pode desencadear contratempos de gravidade ainda maior, como depressão.

O imediatismo é uma cultura que incentiva percepções desconectadas da realidade, mas que propicia a formação de sentimentos extremamente nocivos. A dependência da imagem e da busca por se encaixar em padrões estéticos ou de consumo gera relações sem profundidade.

No fim das contas, o que acontece é o desenvolvimento de uma espécie de bola de neve de emoções. Em um mundo imediatista, fica fácil acreditar que não se é bom o suficiente para diversas coisas na vida.

Escolhas erradas

A internet, por exemplo, é um canal que entrega experiências muito enriquecedoras, mas que também nos mantém frequentemente expostos ao consumo de produtos ou serviços pensados para causar a sensação de desejo. E aí mora um sério problema.

O imediatismo, nesse cenário, pode levar uma pessoa a tomar escolhas erradas e colocar em risco o próprio equilíbrio financeiro. Sabe aquele tênis de marca ou aquela camisa da moda que transmite a ideia de sucesso e encaixe nos padrões? Pois nem sempre é algo de que precisamos.

A demonstração acima, claro, tem caráter totalmente ilustrativo — seria possível substituí-la por qualquer outro item e sentimento. Fato é que alguém imediatista está bem mais propenso a se arrepender de decisões tomadas com base naquele mesmo instante, sem analisar a perspectiva de futuro e a real necessidade do ato.

Frustração

Apesar da já citada grande oferta existente nos dias atuais, nem sempre se consegue algo de maneira instantânea. Por vezes, independentemente da vontade, é preciso esperar. E isso pode desencadear uma enorme frustração.

Na verdade, diante desse turbilhão de informações e conteúdos, falta tempo para refletir. Com isso, tomamos decisões erradas, e o hábito de pensar a médio ou longo prazo se perde.

Quando essa história se repete em looping, o indivíduo passa a viver um estado de constante frustração. O imediatismo desperta o desejo de ter tudo no mesmo instante, mas logo em seguida a vontade se transfere para outro objeto, e assim o ciclo continua evocando sentimentos prejudiciais.

Desejo de tudo ao mesmo tempo

No tópico anterior, falamos sobre frustração. E a menção à vontade de ter tudo ao mesmo tempo é exatamente mais um dos fatores prejudiciais da cultura imediatista. Com tantas opções disponíveis, aliadas à alta exposição do padrão de vida de outras pessoas, surgem desejos como esse.

É normal, então, que a ansiedade leve a obsessões momentâneas e frequentes, mas passageiras. Se hoje as pessoas querem frequentar determinado bar da cidade, amanhã a tendência muda de direção e passa a ser outro local, outro produto, outro entretenimento e assim por diante.

Impaciência

Percebe como uma coisa leva à outra? Ansiedade e frustração fomentam escolhas erradas, e o desejo de ter tudo ao mesmo tempo pode gerar uma forte sensação de impaciência, por exemplo.

A incapacidade de aguardar resultados de prazo maior impede a vivência de um dia a dia calmo e tranquilo. Pouca gente consegue alterar essa mentalidade, pois de fato não é simples seguir um padrão de comportamento para colher os frutos apenas horas, dias, semanas, meses ou anos mais tarde.

O imediatismo, em geral, prejudica não apenas o planejamento do futuro, mas também a experiência do presente. Apaga-se cada vez mais o poder humano de desfrutar dos momentos enquanto eles acontecem, em nome do estímulo a ideias relacionadas ao próximo evento, à próxima tendência, à próxima necessidade imposta socialmente.

Falta de planejamento

Sem o poder de sentir o presente e tomado por impaciência, frustração e ansiedade, é muito complicado organizar qualquer tipo de planejamento, tanto no sentido pessoal quanto profissional.

E lembre-se: o planejamento não basta apenas para se ver bem anos à frente. Afinal de contas, precisamos planejar o turno seguinte, as horas seguintes e os dias seguintes. Com a mente recheada de inquietações imediatistas, incentivadas pelos tão mencionados vícios sociais, organizar o futuro, seja ele próximo, seja ele distante, torna-se inviável.

Dificuldade de concentração

A falta de foco nas atividades rotineiras é bastante prejudicial para a saúde. Trata-se de um problema que impede a eliminação dos outros contratempos citados até aqui no post, como ansiedade e impaciência.

Os diversos estímulos aos quais somos expostos, de fato, dificultam a capacidade de concentração. A chave é desenvolver mecanismos mentais de acordo com a sua realidade para bloqueá-los, evitando pensar muito no futuro, enquanto se foca no momento presente.

Se você tem filhos pequenos, por exemplo, entende bem a respeito desse assunto. O mundo moderno apresenta muitas distrações, a qualquer hora e em qualquer lugar, dada a enorme quantidade de telas e conexões à disposição. Encarar processos caracterizados por começo, meio e fim pode representar um grande desafio, sobretudo para crianças.

Conforme observamos, fugir do imediatismo consiste em uma transformação da própria mentalidade. É importante ser forte emocionalmente para não se deixar abalar por tudo isso. Se for o caso, procure a ajuda especializada da psicologia, pois várias situações exigem tratamento. E para não perder dinheiro e facilitar o cumprimento de sonhos de vida, sem desequilibrar o orçamento, procure saber mais sobre consórcios!

A Bamaq auxilia você com casa, carro, moto ou investimentos, sempre colocando seus interesses em primeiro lugar. Entre em contato conosco para conhecer melhor as alternativas!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.