Consórcio de máquinas agrícolas: quais são as vantagens?

Uma das dificuldades dos empresários do setor de transportes é conseguir renovar a frota de veículos com um bom custo-benefício. Na maioria das vezes, as taxas cobradas são altas e os juros, bastante elevados. Porém, existe uma alternativa: o consórcio de máquinas agrícolas.

Essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais. Um estudo da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) com dados de abril de 2017 apontou que essa modalidade de aquisição voltada para veículos pesados registrou uma alta de 20,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Os estados que tiveram maior participação nesse resultado foram Mato Grosso (211,3%), Rio Grande do Sul (96,3%) e Goiás (86,2%). No entanto, qualquer pessoa jurídica pode participar — e é por isso que criamos este post.

Nele, você entenderá por que essa é uma alternativa interessante e quais são os benefícios gerados. Que tal saber mais? Acompanhe!

O funcionamento do consórcio de máquinas agrícolas

Essa modalidade é voltada para pessoas jurídicas, ou seja, as empresas se tornam consorciadas e fazem parte de um grupo. O funcionamento do consórcio é bastante similar ao de pessoa jurídica. É possível adquirir os bens sem pagar taxas de juros e com um valor total menor que o do financiamento comum.

Porém, a documentação solicitada pode variar. A requisição é feita somente após a contemplação e geralmente abrange: composição societária e comprovação da capacidade de honrar os compromissos. Ainda assim, é importante destacar que a burocracia é menor que a de outras modalidades.

Por fim, a contemplação acontece da mesma maneira, por meio de sorteio ou lance. O prazo de pagamento pode variar de 60 a 150 meses, e o valor da parcela varia conforme o montante correspondente à carta de crédito.

Segundo dados da Abac de 2015, a média de duração do pagamento do consórcio para máquinas e implementos agrícolas é de 104 meses, com uma taxa mensal de 0,125%. A quantia média disponibilizada para o crédito é de R$ 181 mil.

Vantagens do consórcio de máquinas agrícolas

Em resumo, participar de um consórcio é uma forma de manter a frota renovada e atualizada. Com um planejamento de médio e longo prazo, é possível cumprir seu objetivo e obter vários benefícios. Confira, a seguir, alguns deles:

Oportunidade de geração de capital de giro

Esse montante deve ser utilizado para o funcionamento diário da empresa e, por isso, deve ser mantido. No entanto, a compra de uma máquina agrícola pode prejudicar essa reserva financeira. O consórcio resolve esse problema, porque permite adquirir uma cota sem dar entrada e, consequentemente, sem mexer nesse valor.

Com isso, também é possível traçar uma estratégia de médio e longo prazos para renovar toda a frota. O resultado é o pagamento de um valor mais baixo que o normalmente cobrado em um financiamento com a preservação do capital de giro.

Atualização constante do maquinário

O sistema de consórcio para a compra de máquinas agrícolas permite fazer um planejamento adequado, que considere o plantio, a necessidade de renovação da frota e a demanda pelo aumento do patrimônio empresarial. Você pode adquirir uma ou mais cotas, conforme sua necessidade, e aguardar a contemplação.

Quando possível, pode dar um lance para antecipar a contemplação de um dos equipamentos e manter o pagamento em dia das outras cotas. Assim, você substitui as máquinas aos poucos e assegura que todas se mantenham em funcionamento e atualizadas.

Em outras palavras, você faz uma compra programada, porque pode adquirir equipamentos com mais tecnologia e que traz melhores resultados. De quebra, não perde seu poder de compra. Afinal, o valor da cota é atualizado sempre que o preço do bem também é renovado. Essa característica traz mais poder de compra e de negociação.

Negociação de mais descontos

A contemplação da carta de crédito libera o dinheiro para ser usado à vista. Dessa maneira, você pode obter mais descontos no momento da compra. O poder de barganha é mais elevado, o que permite negociar um preço melhor e/ou algum benefício extra.

Essa vantagem pode ser obtida inclusive em tempos de crise. Nesses momentos, o consórcio costuma ser uma opção ainda mais viável pelo valor reduzido do bem, o que permite ao seu negócio continuar se atualizando ao mesmo tempo que espera a retomada do crescimento.

Dessa forma, fica evidente que o consórcio de máquinas agrícolas é uma opção bastante interessante para pessoas jurídicas. Se você procura uma administradora confiável e que trabalha com essa modalidade, acesse o site da Bamaq Consórcio, que está há mais de 40 anos no mercado. Assim, você obtém diversos benefícios — como os citados acima — e garante que sua empresa continue crescendo sempre.

Gostou? Entenda melhor sobre o processo que abordamos neste post lendo o post “Consórcio para empresas agrícolas: por que fazer esse investimento?“.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.