cons├│rcio de carro usado

Carro usado vale a pena? O consórcio de carro usado vale mais

O mercado de seminovos está aquecido aqui no Brasil e é uma excelente opção para quem não tem condições de investir na compra de um carro zero. Isso porque o consórcio de carro usado surge como uma excelente alternativa para quem não tem o dinheiro para comprar à vista ou não quer enfrentar as altas taxas de juros dos financiamentos.

Mas será que vale a pena conquistar seu carro desta forma?

Se você acredita que está na hora de trocar seu carro ou comprar um novo, acompanhe este artigo. Nele separamos algumas dicas e vantagens para quem deseja realizar o sonho de comprar seu automóvel. Aproveite!

8 vantagens de comprar um carro usado

1.Mais flexibilidade para negociar

Seja em função da desvalorização do veículo ou porque o proprietário  não conseguiu pagar as parcelas, a verdade é que seminovos ou usados abrem diversas possibilidades de negociação. 

Por isso, além de terem valores mais baixos, é possível negociar por preços ainda menores diretamente com o proprietário ou escolher formas de pagamento de acordo com seu bolso, como no caso dos consórcios.

2.Parcelas mais suaves

Diferente dos carros novos, o investimento em um seminovo ou usado tende a ter bem menor, o que facilita o pagamento.

3.A desvalorização é menor

Sabemos que carros novos já saem da concessionária sofrendo uma pequena desvalorização e que esta tende a ficar maior, 20% em média, nos três primeiros anos. No caso da compra de seminovos e usados esta desvalorização é menor, em torno de 10% nos anos seguintes, e você não perde tanto o valor que investiu.

4.Menos gastos com documentação

Diferente da compra de um carro novo, onde os custos de emplacamento são altos, a média dos valores pagos para transferência do veículo usado ficam abaixo de R$200,00.

5.Mais economia com impostos e seguro

Tanto o IPVA quanto o seguro anual do carro e a franquia em casos de perda ou roubo, são menores quando você adquire um carro seminovo ou usado.

6.Carros seminovos ou usados geralmente já vem equipados 

É possível encontrar diversos carros seminovos ou usados completos, ou seja, equipados com sensor de ré, ar condicionado e trava elétrica. Isto pode representar uma grande economia.

7.Os custos com reparos são menores

No caso de pequenas colisões, acidentes ou desgastes ocasionados em função do pouco tempo de direção, os custos com reparos em carros usados são bem menores.

8.Garantias

Tanto as fábricas quanto as concessionárias investem muito em garantias para atrair clientes e se destacar no mercado. Por isso, ao adquirir um carro seminovo ou usado, dependendo do tempo de uso, ele ainda estará com estas garantias. 

Algumas montadoras oferecem garantias estendidas de três anos e as revendedoras oferecem seus próprios planos para carros novos e usados. Em casos de veículos de luxo estes prazos são ainda maiores, podendo chegar a cinco anos.

Carro usado: consórcio ou financiamento

Quando escolher o financiamento?

Apesar de ser possível pegar o carro no momento em que você consegue o financiamento e ter um prazo mais longo para pagar (até 5 anos), as taxas e juros costumam ser mais altos. 

Além disso, você precisará dar uma entrada, que costuma ser em torno de 20% do valor do veículo. O financiamento é ideal para quem tem este valor e está com pressa em adquiri-lo. 

Mas fique atento! Quando as operadoras não exigem a entrada, elas costumam cobrar juros muito mais altos e você pagará mais pelo veículo, seja novo, seminovo ou usado.

Quando escolher o consórcio

Consórcios são como uma poupança conjunta, onde várias pessoas fazem parte de um grupo e investem mensalmente através do pagamento de parcelas. Estas parcelas correspondem à divisão do valor total do veículo pelo número de participantes de cada grupo mais algumas taxas de administração e seguros.

Como em todos os consórcios, a pessoa só pode adquirir seu veículo quando recebe a carta de crédito, que pode ser obtida através de sorteios, lances ou ao final do consórcio. 

As principais diferenças e vantagens em relação ao financiamento são: 

  • não há cobrança de nenhum valor de entrada.
  • os prazos tendem a ser menores que o financiamento.
  • não há cobrança de juros, mas ajustes anuais para garantir o poder de compra da carta.
  • É ideal para quem não precisa do veículo com urgência e pode esperar pelo sorteio.

O consórcio de carro usado é perfeito para quem não tem muita disciplina na hora de economizar mensalmente, pois as parcelas obrigam a pessoa a pagar aquele valor todo mês. Assim, enquanto espera pelos sorteios, ou por um valor maior para dar um lance, ela vai fazendo essa poupança.

Como escolher um consórcio de carro usado

Para escolher um consórcio de carro usado que valha a pena e assinar o contrato com segurança e tranquilidade, é fundamental buscar informações e averiguar uma série de itens. 

1- Verifique se ele está devidamente registrado

Certifique-se de que ele tem o registro para poder atuar nesse ramo. Você pode obter esta informação no site do Banco Central do Brasil ou no site da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). Confira também as avaliações de outros clientes sobre ele.

2- Certifique-se de como é feito o reajuste

Como em consórcios não são cobradas as taxas de juros, este é um dos principais pontos a serem observados. A taxa de reajuste deve garantir que você não perderá poder de compra ao longo do investimento e é para isso que ela existe. A carta de crédito não pode sofrer desvalorização.

3- Verifique os termos do contrato

Antes de assinar o contrato, é imprescindível verificar se constam todos os termos que foram oferecidos durante a negociação. Nele devem constar todos os direitos e deveres dos que fazem parte do grupo, inclusive a administradora. 

Ele deve conter também todas as regras e informações sobre o funcionamento, até a entrega da última carta de crédito. Alguns consórcios oferecem muita coisa, mas não registram isso em contrato e você poderá ter surpresas se não ler tudo antes de assinar. 

Você precisa verificar:

  • Termos e valor da taxa de reajuste
  • Valor a ser pago mensalmente
  • Periodicidade dos sorteios
  • Orientações, regras e termos para os lances
  • Formas de contemplação
  • Multas em caso de desistência.
  • E tudo que foi oferecido verbalmente.

O que verificar antes de comprar um carro seminovo

Já pensou, comprar um carro e depois descobrir muitos problemas e ter que gastar com manutenção e consertos? Então, para fechar negócio com segurança e não se sentir lesado depois, fique atento às seguintes dicas.

#1 De onde este carro vem?

Pesquise se ele não passou por algum leilão ou sofreu algum sinistro. Toda seguradora mantém um banco de dados com estas informações e podem recusar seguros para estes casos. 

#2 Verifique toda a pintura do carro

É normal a pintura desgastar com o tempo e surgirem marcas de uso, como pequenos arranhões, manchas, etc. Se a manutenção não for feita a cada seis e doze meses, talvez seja necessário pintar o carro, o que vai gerar mais custos.

#3 Verifique o estado de conservação de  bancos e forrações

Verifique todos os detalhes do veículo, como maçanetas, bancos, acabamentos, painéis e etc. O estado de conservação diz muito sobre como foi feita a manutenção do carro anteriormente e até mesmo a quilometragem.

#4 Atenção aos ruídos

Não abra mão de um bom test drive. Faça isso com os vidros fechados e fique atento a todos os possíveis ruídos do carro. 

#5 Atenção a hodômetros adulterados

Isso é mais comum do que se pensa. Por isso, além de verificar o hodômetro, verifique outros itens no carro que possam confirmar a quilometragem ou mostrar o contrário. 

Verifique o estado de conservação do carro em geral, como pintura, bancos, câmbio, pedais, volante, marcha, enfim, tudo. 

#6 Odor de cigarro dentro do automóvel

Observe se o carro não tem marcas de queimado ou cheiro de tabaco em bancos e painéis ou outras partes do carro, como cambio e marcha. 

#7 Personalização excessiva

Alguns itens são muito bem-vindos nos seminovos ou usados, como é o caso de airbags, alarmes, travas elétricas, sistemas de pareamento multimídia, bancos de couro, câmeras e sensores, e etc. No entanto, é bom verificar se é possível retirar os itens adicionais que você não deseja. 

Cuide do seu patrimônio

A Bamaq Consórcio pode te ajudar oferecendo um consórcio de carro usado com ótimas condições.

Por isso, é importante saber adquirir e cuidar corretamente de seu patrimônio. Para saber mais sobre consórcios, baixe agora o nosso guia “Fui contemplado no consórcio, e agora?” e fique atento!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.