fundo comum

Você sabe o que é e como funciona o fundo comum no consórcio?

Se você está considerando o consórcio como uma forma de realizar investimentos, então é importante saber como funciona o fundo comum, uma reserva financeira paga por todos os consorciados.

Apesar de muitos já terem ouvido falar dele, essa reserva ainda é cercada por muitas dúvidas, principalmente por quem está pensando em entrar no consórcio pela primeira vez. 

Para saber como ele é formado e calculado, para que serve e o que acontece quando não é usado, continue lendo este artigo. Quanto mais informações coletar, mais segurança terá quando for assinar o seu contrato. Por isso, confira!

Mas antes, como funciona o consórcio?

O consórcio é a melhor opção para quem pretende adquirir um bem de forma econômica sem pagar juros. Seu funcionamento é simples, confira:

1- Simulação e valor do consórcio

O processo de aquisição começa na simulação. Nela você selecionará o bem que deseja comprar, o valor da parcela que se encaixa em seu orçamento.  

Podemos dizer, portanto, que o consórcio é um investimento que funciona como um autofinanciamento.

Na simulação você receberá todas as informações do seu crédito e os valores que compõem a sua parcela, como:

  • O valor da parcela: referente ao bem ou serviço a ser adquirido;
  • O fundo de reserva: reserva financeira para emergências ou inadimplências;
  • A taxa de administração: valor cobrado pela administradora para realizar a gestão do consórcio, ou seja, por todos os serviços prestados por ela;
  • Seguros prestamista: garante o pagamento de algumas prestações, diante de algum evento coberto;

Preço justo

Uma das grandes vantagens do consórcio é que não existe juros e, assim, você paga um preço justo pelo bem que deseja adquirir.

2- Contrato de adesão

Ciente dos valores envolvidos e assinado o contrato, todas as pessoas que confirmarem a participação, formarão o grupo de consorciados e contribuirão mensalmente para um mesmo fundo comum.

Facilidades

No consórcio a burocracia é muito menor e você pode adquirir uma cota mesmo estando com restrições de crédito. Você só precisa regularizar a situação antes de ser contemplado.

3- A carta de crédito

A carta de crédito é uma concessão de crédito que o consorciado recebe quando ele é contemplado, que permite que a pessoa realize a aquisição do bem ou contrate um serviço, que foi acordado na contratação do consórcio.

A carta te oferece o poder de compra à vista, já que o valor total do crédito é pago pelo produto ou serviço escolhido pelo consorciado, no momento da compra. No entanto, você continuará pagando as parcelas definidas em contrato até a quitação do seu plano. 

E o que é fundo comum no consórcio?

O fundo comum nada mais é do que o valor acumulado dos valores pagos mensalmente pelos consorciados que compõem o Grupo. 

Sua contribuição é mensal e todos os meses poderão ser contemplados para aquisição do crédito. O número de contemplação varia de acordo com o valor acumulado.  

Quando um consorciado é contemplado, o valor a ser recebido em sua carta de crédito sai deste fundo. Portanto, ele é calculado de forma a garantir que todos os consorciados possam receber o bem pelo qual estão pagando.

Todos esses procedimentos são regulamentados pelo pelo Banco Central (BACEN)

O fundo comum eleva o valor da carta de crédito?

Não eleva, pois o fundo comum é exatamente o valor da carta de crédito dos consorciados do Grupo.

É fundamental que os valores pagos sejam reajustados periodicamente, a fim de garantir que a carta de crédito manterá seu poder de compra de seu imóvel ou automóvel, por exemplo.

Geralmente, os reajustes são anuais e evitam as perdas causadas pelos índices inflacionários, garantindo, assim, a elevação do valor da carta de crédito.

Em caso de desistência, o participante tem acesso ao fundo comum?

Sim, ele recebe a restituição de todos os valores pagos ao fundo comum subtraindo uma multa da quebra do contrato. No entanto, ele não tem direito à restituição dos valores pagos ao fundo de reserva, seguros e taxa de administração.

Saiba mais!

Como você pode perceber, o fundo comum é o que garante ao consorciado receber sua carta de crédito para adquirir seu bem ou serviço. 

Agora que você já sabe tudo sobre ele, baixe o e-book “Fui contemplado pelo consórcio, e agora?” para saber o que fazer quando estiver com sua carta de crédito em mãos!

Se precisar falar com um de nossos especialistas em consórcio, entre em contato com nossa equipe!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.