Por que consórcio é investimento? Entenda!

“Será que consórcio é investimento?” Essa é uma das dúvidas que muitas pessoas têm, especialmente quando ainda não entendem muito bem como ele funciona. No entanto, é fato que o consórcio ajuda (e muito) na realização de objetivos e na conquista dos sonhos.

Neste artigo, o Áttila Norberto, Consultor de Vendas da Bamaq Consórcio, vai nos ajudar a compreender melhor o consórcio, explicando quais são os diferenciais dessa modalidade, os cuidados necessários ao contratá-la, entre várias outras dicas. Continue a leitura!

Tipos de consórcio existentes

Os principais tipos de consórcio no mercado hoje são:

  • veículos automotores (motos, carros e caminhões);
  • imóveis;
  • serviços (como cirurgias, cursos ou até mesmo reformas e construções).

Todas eles estão dentro da lei nº 11.795/08. Contudo, é importante deixar claro que cada segmento tem suas particularidades, que devem ser consultadas direto na administradora.

Quando optar pelo consórcio

Áttila explica que “consórcio é um investimento e, portanto, demanda planejamento. Se você pretende alcançar um objetivo e está começando a saber mais sobre educação financeira (tema muito em alta no momento), sabe que um dos principais pontos para se ter sucesso é a constância”.

Isso significa que você precisa guardar determinada quantia todos os meses para que, depois, consiga alcançar os objetivos que havia planejado, independentemente de quais sejam. E, é claro, metas maiores podem levar mais tempo para serem concretizadas.

“Quando o cliente não tem muita pressa para obter o bem, pode se planejar para incluir a parcela do consórcio no orçamento. No final das contas, sai mais barato que pagar os juros de um financiamento”, detalha o consultor.

É importante destacar também que não há cobrança de juros no consórcio — ao contrário do financiamento. Existe apenas uma taxa de administração que visa cobrir o gerenciamento dos grupos do consórcio.

Além do mais, quando o cliente obtém a carta de crédito, ele tem um poder de compra para negociar o bem ou o serviço à vista. Isso abre uma grande possibilidade de obter descontos na hora de fechar negócio.

Principais diferenciais do consórcio

O consórcio tem alguns diferenciais em relação às outras modalidades disponíveis no mercado. Saiba quais são elas nos próximos tópicos.

Não sofre incidência de juros

Consórcio não tem cobrança de juros. O que ocorre é a incidência da taxa administrativa, criada com o objetivo de custear o gerenciamento do grupo de consorciados.

Os recursos vêm do autofinanciamento

No consórcio, os recursos utilizados são do autofinanciamento. Em outras palavras, o dinheiro usado nas contemplações é do grupo — dos consorciados que pagam seus boletos mensalmente.

Fundo comum para a contemplação de cotas

Todo mês, os consorciados pagam suas parcelas e esse recurso total (chamado de fundo comum) é depositado em uma conta. Por meio desses recursos, são realizadas as assembleias, a fim de definir os contemplados por sorteio ou lance.

Zero risco de crédito

No financiamento, os recursos utilizados para compra do bem são do agente — o banco ou outra instituição financeira, por exemplo. Por isso há a cobrança de juros, devido ao risco de crédito ao emprestar dinheiro para os clientes.

Consórcio como investimento

“Podemos dizer que consórcio é investimento pelo fato de ele envolver um planejamento financeiro”, começa explicando o consultor.

“Uma vez que não posso comprar à vista ou não quero descapitalizar e nem pagar altos juros de banco, o consórcio se torna um bom planejamento entre as modalidades existentes no mercado. Assim faço uma educação financeira no meu orçamento sem pressa”, finaliza Áttila.

Principais cuidados com o consórcio

Apesar de ser uma boa opção, é importante tomar alguns cuidados básicos antes de contratar o consórcio. Isso é fundamental para evitar cair em fraudes existentes no mercado e ter surpresas negativas lá na frente. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar.

Pesquise sobre a empresa que disponibiliza o consórcio

Pesquise sobre a administradora do consórcio. Essa é uma estratégia crucial para fazer uma boa escolha. Verifique se ela tem o registro, a autorização e também quaisquer reclamações procedentes no site do Bacen.

Não assine o contrato antes de ler e entender os termos

Leia com bastante atenção todo o contrato de adesão e o regulamento da empresa. Verifique os prazos e as condições do plano que está contratando. Caso algo chame a atenção, não assine. Peça ajuda de um advogado para entender melhor o documento, se for o caso.

Verifique se a administradora facilita o acesso às informações

Veja se a empresa garante o acesso a informações, como as de resultados das assembleias e os extratos do grupo. Um bom atendimento de pós-vendas e acesso fácil com app e outros meios digitais de atendimento são grandes diferenciais, facilitando a sua rotina de acompanhamento.

Importância de contar com uma empresa com tradição no mercado

Áttila reforça que “o consórcio é uma forma de autofinanciamento. O gerenciamento dele deve ser feito de forma muito organizada e isonômica”. Isso significa que é fundamental contar com uma empresa sólida e qualificada no mercado.

“Para que uma empresa esteja em conformidade com a lei do consórcio, deve ser devidamente registrada e autorizada para funcionamento pelo Bacen. Para manter esse registro, ela é auditada regularmente pelo Banco Central, o que ocorre por meio do envio de balancetes financeiros e o andamento completo de cada grupo de consorciados”, complementa.

Com isso, o Bacen tem o controle e a segurança na operação de cada administradora, podendo aplicar as normas da lei vigente do consórcio. Por isso, a contratação com uma empresa regulamentada oferece uma segurança maior para o seu planejamento financeiro.

Consórcio Bamaq

A Bamaq tem um setor de pós-vendas preparado para auxiliar em todo o processo de envio de documentos do bem adquirido. 

“Não indicamos onde e qual bem o cliente deve comprar. Isso é uma decisão muito pessoal e que deve ser tomada com base no estado de conservação e manutenção, além de outras características. É importante reforçar que a escolha seja feita almejando um benefício próprio. Porém, a Bamaq oferece todo o suporte na hora da compra e do faturamento”, esclarece o profissional.

Como você pode ver, o consórcio é um investimento bem vantajoso para quem quer se planejar financeiramente e conquistar determinado objetivo, seja ele a compra de uma moto ou de uma casa. Para quem deseja fugir dos juros de um financiamento bancário, ele é a melhor opção.

Você se interessou pelo consórcio? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Nossos especialistas estão à disposição para esclarecer todas as dúvidas que você ainda tiver sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.