Você sabe o que é consórcio? Aprenda agora com esse texto

Se você está planejando a compra de algum bem — como um veículo ou imóvel — e procura a melhor maneira de pagar por ele, precisa saber o que é um consórcio. Trata-se de uma modalidade de aquisição que permite o pagamento parcelado e apresenta uma série de vantagens em relação a outras opções, entre elas empréstimos ou financiamentos.

E então, que tal aprender tudo a respeito do funcionamento de um consórcio e os benefícios oferecidos por essa alternativa? Confira as informações do artigo e garanta elementos suficientes para escolher a melhor forma de incrementar seu patrimônio.

Vamos lá.

Para que serve o consórcio?

O consórcio representa a opção ideal para quem planeja uma grande compra. Caso você não possua o dinheiro para sair do aluguel agora, por exemplo, mas ao mesmo tempo não pretende pagar juros abusivos para dividir o valor de uma casa, saiba que realizar a quitação de maneira parcelada e sem acréscimos não é um sonho impossível.

Na verdade, o consórcio disponibiliza exatamente isso. O motivo é simples: não se trata de pegar um empréstimo ou abrir um financiamento, mas sim de se reunir com outras pessoas interessadas em um bem de mesma categoria. Como todos pagam um montante correspondente à cota, o grupo tem condições de sortear uma carta de crédito por assembleia — falaremos dela mais adiante.

Dessa maneira, o consórcio serve muito bem àqueles que desejam adquirir um bem durável. Afinal de contas, a compra acontece com organização financeira, evitando dívidas ou desequilíbrio do orçamento. É um modo interessante de concretizar seus sonhos sem nunca abrir mão do planejamento.

Ele também consiste em uma ótima alternativa de investimento para pessoas que sentem dificuldade para guardar dinheiro. Nesse caso, o consórcio atua como uma poupança forçada, já que você faz os pagamentos e não tem acesso à quantia antes do prazo determinado.

Entenda como o consórcio funciona

Depois de saber o que é um consórcio, vamos entender mais sobre o funcionamento dessa operação. Veja, na sequência do conteúdo, alguns aspectos essenciais que você precisa conhecer a respeito do serviço.

Administradora de consórcio

Esse é o nome da empresa que cuida do consórcio — uma modalidade de compra regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Portanto, as empresas que oferecem o serviço precisam receber a devida autorização para funcionar e respondem a uma lei específica para consórcio. Tais detalhes garantem a segurança do investimento.

A administradora atua disponibilizando os planos, fechando o contrato com os clientes e organizando todos os elementos referentes ao grupo — como os pagamentos, as reuniões, a contemplação etc. Ela cobra uma taxa de administração por esse serviço, que custa bem menos do que os juros praticados por bancos em financiamentos.

Assembleias

As assembleias são reuniões frequentes realizadas com os participantes do consórcio. A administradora é obrigada por lei a organizar esses encontros, que geralmente acontecem uma vez por mês.

Sorteios e lances

Conforme já dissemos, no consórcio se pode antecipar a sua carta de crédito a partir de duas formas. Assim, quem é sorteado ou dá o lance vencedor do mês consegue receber a carta de crédito e comprar o produto antes da finalização do grupo.

O sorteio funciona da maneira tradicional: um número é selecionado na sorte e o consorciado tem direito à carta de crédito antecipada. Já o lance significa o adiantamento de parcelas oferecido pelo participante interessado. Ganha quem der o maior valor — no caso de empate, ocorre um novo sorteio para definir a pessoa contemplada.

Taxas cobradas

A única cobrança comum em todos os consórcios é a já mencionada taxa de administração, que você viu acima. Porém, existem outras despesas bastante normais das quais é fundamental estar por dentro, para evitar surpresas e facilitar o planejamento. As principais são:

  • taxa de administração — é a porcentagem cobrada pelo administradora para fazer a gestão do grupo de consórcio;
  • fundo de reserva — é uma espécie de seguro, o qual cria um fundo que garante a continuidade das operações do grupo mesmo em caso de alta inadimplência. A porcentagem cobrada varia de acordo com a administradora;
  • fundo comum — montante pago por todos os consorciados para criar a poupança destinada justamente à compra do bem;
  • seguro — é um serviço opcional , utilizado para quitar o saldo devedor do consorciado em caso de óbito ou invalidez permanente causada por acidente.

Finalização do grupo

Ao final do período estipulado para o consórcio, todos os participantes que não foram contemplados até o momento recebem sua carta de crédito.

Na conclusão do grupo, também há a prestação de contas definitiva da administradora, envolvendo todos os participantes. Os casos de inadimplência ou outros problemas específicos são resolvidos da maneira como estiver combinado no contrato assinado pelo consorciado com a empresa.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

Trata-se de uma dúvida comum, portanto explicamos. Ambas as operações consistem em contratos envolvendo duas partes, com foco exclusivo em um determinado destino dado ao dinheiro.

No financiamento, a documentação exige garantias para ser assinada, como alienações ou hipotecas. O interessado no serviço manifesta o desejo e, de acordo com a situação econômica do indivíduo, a instituição financeira faz suas próprias demandas. A instituição, então, adquire o bem e o repassa na hora ao cliente, mas se cria uma dívida entre eles.

Em geral, é necessário o pagamento de uma entrada, com o restante dependendo de uma série de fatores, desde as taxas de juros até a quantidade de parcelas. Assim sendo, quanto maior a entrada, menos se paga de acréscimos.

Já no consórcio, mesmo que a pessoa não retire o bem instantaneamente, não há juros, apenas a correção do crédito. Só a contemplação, conforme observamos, libera o bem ao consorciado, tanto em sorteio quanto na finalização do pagamento das prestações. No fim das contas, e apesar da espera, paga-se muito menos do que em um financiamento.

Quais são as vantagens do consórcio?

Agora que você já entendeu o que é um consórcio e de que maneira ele funciona, está interessado em aproveitar os benefícios dele? Confira a seguir os motivos pelos quais essa representa uma ótima opção para realizar os seus sonhos!

Não cobra entrada nem juros

Muitas pessoas ainda recorrem ao financiamento na hora de adquirir um carro ou uma casa. A pressa por ter o bem em mãos, entretanto, resulta em algumas dificuldades. A burocracia figura entre elas: os bancos colocam uma série de exigências antes de conceder um empréstimo. Dependendo da avaliação que fazem do seu perfil, é preciso dar um alto valor de entrada.

Além disso, os juros cobrados também costumam ser bem altos. Já no consórcio, a burocracia é menor, pois não há uma análise de crédito tão rígida. E como não se trata de empréstimo, também se elimina a necessidade de pagar entrada e ou de se responsabilizar por acréscimos elevados. Ótimas vantagens, concorda?

Oferece flexibilidade

Outro benefício muito interessante no consórcio é a liberdade de escolha. Vamos mais uma vez comparar com o cenário do financiamento: quando se pede algo para o banco, ele escolhe o valor da entrada, o preço das parcelas e o prazo de pagamento.

Enquanto isso, no caso do consórcio, o consorciado é quem tem o poder de escolha. A administradora de consórcio oferece diversos planos, e é o cliente quem decide o melhor. Assim, existe a alternativa de, por exemplo, optar por parcelas que caibam no bolso, sem desequilibrar o orçamento pessoal.

Contribui para o planejamento financeiro

Uma das maiores vantagens de fazer um consórcio consiste na possibilidade de adquirir determinado bem de maneira planejada. Como não existe cobrança de entrada ou juros, você garante mais segurança para dar esse passo sem gastar muito dinheiro.

Dessa forma, seu planejamento financeiro fica sob controle e o sonho não se transforma em um pesadelo de dívidas. Optando por parcelas que combinem com o que você planejou, é mais fácil manter a qualidade de vida e atingir metas paralelas, sempre de modo equilibrado.

Aumenta o poder de compra

Como você mesmo já observou, o documento de ouro em um consórcio se chama carta de crédito, e ela é equivalente a um serviço ou bem adquirido à vista.

Portanto, essa característica assegura um ganho no poder de negociação do indivíduo, ajudando-o a alcançar uma série de vantagens, entre elas o preço mais atrativo no montante total oriundo da soma das parcelas do consórcio.

Assegura a possibilidade de escolha do bem

Se existe flexibilidade para o consorciado selecionar a melhor alternativa de pagamento e formulação do contrato, o mesmo benefício aparece no processo de escolha do bem no momento da contemplação.

Afinal de contas, a pessoa tem a possibilidade de selecionar qualquer bem pertencente à categoria predefinida. Se a intenção do investimento é adquirir um imóvel, há a permissão para comprar qualquer tipo de propriedade: residencial, comercial, apartamento, casa, na praia, no campo etc.

Percebe como vale a pena aproveitar essas vantagens? Ao longo do artigo, você aprendeu o que é um consórcio, como se dá seu funcionamento e quais são os benefícios dele. Cada vez mais pessoas buscam aumentar o próprio patrimônio a partir de estratégias de organização financeira. Faça isso também e colha os resultados positivos no futuro!

Então, o conteúdo foi importante para que você entendesse mais sobre o assunto? Aproveite para continuar no blog e ler uma comparação entre as vantagens e desvantagens do consórcio e do empréstimo!

3 Comentários

  1. Como faço pra entrar no consórcio de ate 130 mil reais

    1. Olá Carlos, você pode acessar nossa landing page e agendar uma conversa com um dos nossos consultores e eles te ajudam com isto. Basta acessar https://tinyurl.com/y2rldpox

  2. Olá eu amei

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.