Saiba para que serve a retroescavadeira e confira suas vantagens.

Quem trabalha gerenciando os ativos de uma empresa que lida com equipamentos pesados deve dominar vários conhecimentos — um deles é saber para que serve a retroescavadeira. Essa máquina é muito presente em obras de vários setores e tem um papel fundamental na realização de muitas atividades.

Além disso, uma retroescavadeira é conhecida em qualquer canteiro de obras pela sua versatilidade. Com a possibilidade de acrescentar garfos, lâminas e outros equipamentos, o dono de uma retroescavadeira consegue ampliar os seus usos. Esse é o tipo de equipamento de obras que tem um grande custo-benefício.

Se você quer saber em detalhes para que serve a retroescavadeira e como ela pode ajudar você a ter melhores resultados, continue a leitura deste post!

O que é uma retroescavadeira?

A retroescavadeira é uma espécie de trator, que conta com uma pá carregadeira montada na sua parte dianteira e uma concha na parte traseira. Além disso, ela tem uma cabine para a proteção do operador. Modelos mais modernos contam com mecanismos que permitem o intercâmbio com outros acessórios, como modelos de pás para terraplanagem, niveladores e pás.

Para que serve uma retroescavadeira?

Apesar de ser um equipamento pequeno, a retroescavadeira é muito versátil. Adotando as ferramentas e os acessórios corretos, o dono pode otimizar e diversificar o seu uso. Confira as principais formas de usar esse equipamento a seguir!

Demolição de estruturas como paredes e colunas

Nesses cenários, a retroescavadeira pode ser utilizada para auxiliar tanto na demolição quanto na remoção dos entulhos. Em poucos minutos, o equipamento consegue remover a parede e direcionar os restos da demolição para um local adequado. Tudo isso é feito sem a necessidade de uma grande equipe.

Escavação de valas

A escavação de valas é necessária em projetos de diferentes setores, como é o caso dos agropecuários, de mobilidade e sanitários. Com a retroescavadeira, as valas podem ser cavadas rapidamente e seguindo um padrão de qualidade adequado. Assim, o time pode focar em atividades mais relevantes.

Assentamento de tubos

O assentamento de tubos também é outra rotina do mundo das obras em que as retroescavadeiras podem ser utilizadas. Ela dá mais agilidade aos times para entregarem o resultado esperado, ou seja, contribui para a produtividade ficar dentro do esperado.

Nivelamento de terrenos

O nivelamento de terrenos é um processo que faz parte de obras da construção civil, das indústrias rodoviárias e da agricultura. Nessas horas, ter uma ferramenta adequada é crucial para não perder tempo. Ela pode ser a retroescavadeira, que permite a otimização do solo rapidamente.

Remoção de resíduos e entulhos

Esse é um dos melhores usos da retroescavadeira. Com o conjunto de pás, o operador pode recolher e alocar resíduos sólidos em qualquer lugar. Assim, a empresa pode ter um processo de gestão de entulhos funcional e sempre alinhado às rotinas do meio ambiente.

Quais são as vantagens de uma retroescavadeira?

Como podemos ver pelos seus usos, a retroescavadeira é um dispositivo muito versátil. Ela pode ser implementada em diferentes tipos de obras, ajudando times em tarefas como nivelamento de terrenos e remoção de resíduos, mas a versatilidade não é a única vantagem dessa ferramenta.

Confira, abaixo, as principais vantagens da retroescavadeira.

Veículo multifuncional

Ter flexibilidade no canteiro de obras é um dos pontos mais importantes para quem pretende entregar resultados sem grandes dificuldades. Nesse sentido, as retroescavadeiras se destacam. Como apontamos anteriormente, elas são ótimas para usos em diferentes processos, o que a torna um aparelho multifuncional.

Para gestores, isso faz da retroescavadeira uma ótima oportunidade de investimentos. Ela consegue auxiliar os times em várias tarefas diárias, ampliando o nível de produtividade, flexibilidade e qualidade na entrega de resultados. Isso significa que a equipe será capaz de executar os projetos sem problemas.

Alta potência

Equipamentos de uso intensivo devem estar preparados para enfrentar grandes desafios. Uma das formas de conseguir isso é com alta capacidade de trabalho em ambientes pesados — ou seja, com boa potência.

Esse é o caso da retroescavadeira. Apesar de ser um veículo flexível, ela se sobressai por ter a força necessária para executar rotinas com forte padrão de qualidade. Suas peças são robustas, de fácil manutenção, e movidas por motores de alta performance.

Boa mobilidade

Em algumas operações de obras, a mobilidade se apresenta como um diferencial. Ela permite aos profissionais executarem suas rotinas sem causar impactos no ambiente externo. Assim, uma ferramenta pode ser aplicada em vários cenários e garantir que os times foquem em rotinas de alta complexidade ou que demandam atenção mais detalhada.

Uma escavadeira, nesse contexto, surge como um item de grande potencial de uso. Os gestores podem empregá-la em situações em que um time teria dificuldades para trabalhar sem colocar os seus colaboradores em situações de risco. Assim, atividades como a derrubada de paredes, remoção de entulhos em espaços pequenos e mudanças de terreno podem ser feitas rapidamente sem interferir na segurança do ambiente corporativo.

Possibilidade de realizar ajustes

Uma retroescavadeira pode ser ajustada para várias necessidades rapidamente — basta que os times tenham os equipamentos adequados para as rotinas do dia a dia. Assim, ela consegue se ajustar a vários terrenos sem comprometer a qualidade e o prazo do projeto.

Quem sabe exatamente para que serve a retroescavadeira consegue empregá-la em diferentes contextos. Para a empresa, isso é um ponto de grande diferencial: com o uso intensificado do equipamento, haverá mais agilidade, satisfação dos clientes e um alto nível de competitividade.

Equipamentos para obras muitas vezes são feitos com usos específicos. Diante desse contexto, ferramentas com mais flexibilidade se destacam, pois conseguem atrair mais lucratividade para quem faz o investimento e tornam o dia a dia mais flexível.

Nesse cenário, saber para que serve a retroescavadeira e como ela é aproveitável as obras é fundamental. Esse equipamento pode ser aplicado em vários ambientes e, com isso, sempre atender a demandas de profissionais de obras. Não deixe de contar com esse equipamento no seu inventário!

Quais ferramentas você utiliza no seu dia a dia para tornar o trabalho mais fácil? Deixe um comentário e participe da conversa!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.