Como fazer um consórcio de máquinas agrícolas?

O trabalho pesado do campo requer equipamentos de alta capacidade para agilizar as atividades cotidianas, como arar o solo e colher a safra, mas, muitas vezes, os pequenos e médios produtores acabam não atualizando o seu maquinário devido à dificuldade de conseguir crédito em sua instituição bancária. Nesse sentido, o consórcio de máquinas agrícolas surge como uma ótima alternativa para você realizar esse objetivo sem ficar no vermelho.

Atualmente, é possível encontrar administradoras de consórcio que oferecem uma variedade de modelos de máquinas agrícolas e com condições de pagamento que cabem no seu bolso. Neste post, conversamos com Attila Norberto, Coordenador Comercial da Bamaq, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é e como funciona um consórcio de máquinas agrícolas?

Primeiramente, é preciso ressaltar que consórcio é uma opção de baixo custo pelo fato de ser um tipo de compra que não tem juros, apenas uma taxa administrativa, e o próprio produtor pode se programar para comprar o maquinário pagando-o dentro de um prazo mais extenso e com uma parcela mais baixa, conforme a modalidade do consórcio.

De acordo com Attila Norberto, o processo funciona da mesma forma que o consórcio de veículo. “O cliente compra a cota, paga as parcelas todos os meses e espera o sorteio. Se preferir antecipar a contemplação, ele pode dar um lance e quem fizer a maior oferta leva o bem”, completa.

Uma vez que o consorciado é contemplado, a administradora vai solicitar toda a documentação comprovando a renda do produtor ou pessoa jurídica. Aprovada a contemplação, a compra da máquina acontece normalmente.

Quem pode participar dessa modalidade de consórcio?

Há quem ainda não tenha considerado o consórcio como uma alternativa para expandir o seu maquinário agrícola por acreditar que ele é voltado para grandes produtores ou cooperativas, mas não é bem assim. Qualquer pessoa jurídica ou física pode se tornar um consorciado, independentemente do tamanho do seu negócio — desde que esteja de acordo com os requisitos de renda da administradora.

O produtor rural poderá escolher o modelo do seu interesse e que mais se encaixa nas necessidades das suas atividades agrícolas, além de investir na carta de crédito adequada aos seus ganhos, com o valor e número de parcelas que tenha condições de cumprir. Isso evita que ele passe por apertos que possam comprometer suas finanças pessoais ou empresariais.

Como aderir a esse tipo de consórcio?

Quando falamos das etapas de contratação do consórcio de máquinas agrícolas, os processos são bem simples e práticos. A primeira coisa a se fazer é procurar por esse serviço na Bamaq, o que pode ser feito no próprio site da administradora, sem que você tenha que sair de casa. Basta se cadastrar e solicitar o atendimento de um consultor especialista no assunto.

Tudo começa por meio de uma consultoria comercial, cuja finalidade é identificar quais são as suas necessidades de trabalho, qual maquinário deseja comprar, o valor de parcela que mais fica confortável para pagar, se vai participar do sorteio ou ofertar um lance, bem como esclarecer as ações da pós-contemplação. Com a ajuda de um profissional devidamente capacitado, você terá mais facilidade para fazer uma escolha segura , adequada ao seu perfil e que supra as demandas das atividades relacionadas ao seu negócio rural.

Uma vez que todos os pontos são acertados e é feito o aceite dos termos, realiza-se a negociação formal da contratação do consórcio. Para isso, ambas as partes assinam um contrato, que é plurilateral, e possibilita ao cliente participar das assembleias, de sorteios ou lances. “Se contemplado, o consorciado passa por uma análise de crédito, que é o momento em que deve comprovar a sua capacidade financeira de compra do maquinário. Depois da aprovação, é a hora de escolher a máquina. A empresa vai pagá-la e ele continua assumindo as parcelas conforme o contrato estabelecido no consórcio”, diz Attila Norberto.

Como funciona o consórcio Bamaq?

Ao tomar a decisão de adquirir uma máquina agrícola por meio de consórcio, é fundamental que você busque uma administradora de confiança, que seja regulamentada e autorizada, como a Bamaq, com deveres e direitos estabelecidos em contrato — documento que está diretamente ligado à lei federal do consórcio, que diz que se a administradora não cumprir essas leis, pode perder o direito de atuar no Brasil.

No site do Banco Central existe um ranking de empresas que são legalizadas para a comercialização de consórcio, assim como as reclamações de seus clientes que são procedentes ou improcedentes, disponíveis no site do Banco Central — que é o órgão regulamentador dos consórcios no país. É altamente recomendado visitar essa plataforma para fazer uma escolha segura.

As vantagens do consórcio de máquinas agrícolas da Bamaq são inúmeras, o que começa pelo fato de estar há mais de 28 anos no mercado. Além disso, os produtores rurais podem escolher entre maquinários novos e seminovos, têm facilidade no crédito, atendimento humanizado desde a contratação do produto até o pagamento da última parcela, o que é fundamental para evitar problemas que possam gerar preocupações ou riscos para o seu investimento.

“Você pode confiar na Bamaq porque entendemos, de fato, quais são as reais necessidades do homem do campo e da construção civil. Somos um dos maiores revendedores de máquinas da New Holland no Brasil, e a fundação da nossa empresa começa pelo banco Lavoura, que foi a maior instituição financeira da América Latina em sua época. Por isso, entendemos quais são as demandas tanto no campo agrícola quanto na área da construção”, enfatiza o Coordenador Comercial.

A modernização do trabalho rural é uma importante iniciativa para se manter eficiente e competitivo, tendo em vista que os equipamentos mais atuais ampliam a sua capacidade de produção. O consórcio de máquinas agrícolas é o melhor caminho para quem quer continuar crescendo, mas sem afetar a sua saúde financeira.

Contar com uma empresa sólida e líder em sua área faz toda a diferença para uma negociação bem-sucedida. Visite o nosso site e conheça mais sobre as nossas soluções em consórcio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.