Quais são as melhores máquinas pesadas para construção?

Qualidade agregada aos processos produtivos, segurança para a equipe de trabalhadores, redução de custos: os benefícios do investimento em equipamentos de construção são variados e bastante atrativos. Quando bem aplicados, eles ainda evitam atrasos e ajudam a suprir demandas complicadas.

Conhecer as melhores máquinas pesadas para construção é fundamental no desempenho de todo responsável pelo andamento de obras. Hoje em dia, aliás, não faltam alternativas eficientes à disposição no mercado, o que exige estudos a respeito do que diferencia uma opção da outra.

Você tem interesse pelo assunto e quer conferir uma lista de maquinários do mais alto nível? Então, aproveite a visita ao blog e continue a leitura deste post!

Trator esteira

Responsável pelo movimento de tração, o trator supre diversas demandas no setor da produção rural. O modelo chamado de esteira é o mais empregado, tanto na construção civil quanto na indústria ou em florestas. O objetivo consiste em aumentar a segurança operacional, sobretudo em áreas pantanosas, arenosas ou de terra solta.

Essa máquina pesada também recebe o nome de buldôzer, e se locomove a partir de um sistema mecânica ou hidrostático. Para fins de terraplanagem, abertura ou conservação de rodovias, desbravamento, limpeza final, escavação e reboque, o trator esteira entrega excelentes resultados.

A ótima aderência ao solo aliada a uma distribuição adequada do peso torna o equipamento muito valiosos na rotina produtiva. No sistema hidrostático, o trator se movimenta com mais eficiência, consumindo menos combustível e aproveitando melhor os espaços. No sistema mecânico, alguns recursos ficam acoplados, aumentando os custos.

Pá carregadeira

A própria nomenclatura já deixa bem claro: a pá carregadeira tem como principal intuito o carregamento de materiais pesados. Reconhecida pela entrega de uma alta potência no desempenho das tarefas, ela ainda consegue executar outras atividades importantes, servindo para suavizar e aplainar terrenos, por exemplo.

Isso sem falar na hipótese de aplicar a pá no processo de nivelamento de terrenos, realizando também pequenas escavações em obras. Setores como siderurgia e mineração são outros que tiram bastante proveito desse maquinário, que certamente figura entre as melhores máquinas pesadas para construção.

A pá carregadeira ainda está à disposição no mercado em uma versão chamada de “mini”. O grande benefício dessa adaptação do produto consiste no ganho de versatilidade, já que consegue acessar ambientes inviáveis para a operação de equipamentos de maior porte.

Motoniveladora

Tanto no espalhamento quanto no corte de materiais, a motoniveladora cumpre função essencial para a construção civil, afinal, a máquina atua no nivelamento do terreno, a partir de uma composição de duas rodas frontais e duas traseiras. Isso assegura força e capacidade de sustentar o peso do motor sem perder o controle da direção.

Em geral, a operação da motoniveladora é bastante precisa. Marcas topográficas podem, portando, ser seguidas à risca devido ao emprego do equipamento, cuja lâmina se orienta no sentido horizontal. Pistões hidráulicos e braços mecânicos, porém, permitem ajustes voltados à realização de vários tipos de tarefas.

Indo além da terraplanagem que nivela solos, a máquina ainda auxilia no desenvolvimento de terrenos transversais ou inclinados. Não por acaso, devido à sua força, ela aparece com frequência em obras de alto patamar e exigências, como viadutos, aeroportos e estradas.

Rolo compactador

Valioso pelo papel de compactação da terra e preenchimento de vazios no solo, o rolo compactador está entre as melhores máquinas pesadas para construção. Especialmente em ruas ou estradas recém-asfaltadas, o equipamento consegue tornar a superfície lisa, suave e compacta.

Comum em trabalhos de terraplanagem, o rolo compactador serve para suprimir outros itens (casos de asfalto e brita), assegurando o alongamento da durabilidade da via em questão. Por selar a superfície, o maquinário evita que a água penetre com facilidade na estrutura.

Existem dois tipos do rolo compactador: liso e pé de carneiro. Enquanto o primeiro garante melhor utilidade em camadas de solo mais rasas, com foco em locais arenosos e granulares, o segundo aumenta a área de contato no solo, entregando uma mobilidade que agiliza o acesso a ambientes complicados de chegar. É mais indicado para materiais corrosivos.

Retroescavadeira

Desde os anos 50, a retroescavadeira se destaca com uma excelente opção de maquinário pesado. Não por acaso, o segmento da construção civil a explora bastante, usufruindo de vantagens como a grande versatilidade.

Da escavação à demolição, passando ainda pelo carregamento de materiais, o equipamento atua com eficácia para suprir uma série de demandas comuns nos canteiros de obras. As caçambas presentes tanto na parte da frente quanto na traseira ajudam a perfurar buracos e a quebrar asfalto.

Além de tudo isso, a retroescavadeira permite a inclusão de novas funções, o que agrega valor à máquina. Lâminas, valetadeiras, pinças, garfos e vassouras hidráulicas são exemplos de itens à disposição para incremento do desempenho. O modelo traçado tem tração nas quatro rodas e é ideal para solos instáveis, enquanto o simples cumpre melhor papel em terrenos de estabilidade superior.

Empilhadeira

Finalizando o conteúdo, trazemos outro maquinário valioso: a empilhadeira. O nome evidencia a principal utilidade, é claro, mas o equipamento também ajuda na distribuição e no transporte de cargas, assegurando rapidez nas operações de obras.

A movimentação de itens como tijolos, cimento e armaduras, por exemplo, consiste na grande capacidade da empilhadeira. Ela otimiza vários procedimentos relacionados à logística de produtos, especialmente carga e descarga.

Como consequência direta, o auxílio reduz a ocorrência de desperdícios de produtos, além de minimizar acidentes e demais prejuízos corriqueiros no setor de transportes. A empilhadeira, então, é uma facilitadora de processos.

As máquinas pesadas para construção são fundamentais para a eficiência das atividades produtivas. Conforme o texto indica, não faltam alternativas voltadas para o desenvolvimento de tarefas cada vez mais completas e ágeis. Nenhuma empresa deve esquecer da renovação da frota de equipamentos desse tipo, pois esse é um investimento necessário.

Se o post foi útil e você quer conferir novos materiais relevantes sobre construção civil, aproveite e siga a Bamaq nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no LinkedIn e no YouTube!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.