consórcio de motocicletas

Consórcio de motocicletas: facilite a sua vida!

O consórcio de motocicletas é uma alternativa cada vez mais popular. Isso porque o financiamento e demais modalidades de aquisição costumam possuir juros elevados, diferente do consórcio. Por isso, a aquisição de motocicletas nessa modalidade se populariza cada vez mais, por oferecer um preço justo.

Com o consórcio, é possível ter uma motocicleta nova ou seminova, de qualquer modelo ou marca, de forma atrativa, mais inteligente e econômica. Essa alternativa oferece opções de parcelamento facilitadas e acessíveis, além de ser livres de juros. 

Na contratação a modalidade apresenta baixa burocracia, já que, em um primeiro momento, não precisa de avalista, comprovação de renda para o contrato de adesão e toda a papelada que um financiamento exige. 

Isso porque os consórcios proporcionam mais facilidade de compra, permitindo que bens sejam adquiridos de forma inteligente, oferecendo poder de escolha do valor de crédito, prazo e valor das parcelas.

Assim, após ser contemplado, seja por sorteio ou lance, o usuário pode utilizar a carta de crédito e optar pela motocicleta de sua preferência. 

Neste artigo, iremos explicar o consórcio de motocicletas e dar dicas sobre como avaliar  o melhor consórcio e qual moto escolher.

O que é um consórcio de motocicletas?

O consórcio é uma modalidade de crédito versátil para comprar diversos tipos de bens, como imóveis ou veículos, por exemplo 

Assim, um dos grandes benefícios dessa modalidade é a ausência de juros e, por isso, ela é tão utilizada para a aquisição de bens, como as próprias motos.

Ou seja, o ponto chave para que exista um consórcio de motocicletas é haver um grupo de consorciados, que é formado por consumidores unidos por um mesmo objetivo: comprar um veículo.

Sendo assim, as Administradoras de Consórcio, reúnem esses grupos de acordo com o tipo (veículos, imóveis, serviços, eletrônicos, etc)  número de participantes, prazo, taxa de administração e fundo de reserva para que se iniciem as assembleias  e o processo de  contemplação. 

Além disso, boa parte da história dos consórcios foi essencial para consolidar a indústria automobilística pelo país, se tornando um dos modelos de aquisição de veículos mais procurados.

Entenda como funciona esse tipo de consórcio

O consórcio é iniciado após a integração de um grupo pela administradora. Para participar de um desses grupos, o cliente deve realizar a contratação da cota e selecionar uma faixa de crédito que deseja adquirir, correspondente ao valor do bem ou para complemento da compra

O grupo de pessoas é importante para que o consórcio funcione. Trata-se de um autofinanciamento onde, a cada mês, os pagamentos de todos os consorciados daquele grupo criam o fundo comum.

Assim, os consorciados contratam um plano de pagamento com prazo, valores e taxas definidas previamente. 

O valor reunido nesse fundo é usado para conceder a carta de crédito,  aos contemplados de cada mês. E essa contemplação pode acontecer em algumas situações:

  • Sorteio: quando o consumidor é sorteado em uma das assembleias mensais.
  • Lance: é quando o consumidor faz uma oferta de valor em uma assembleia organizada pela administradora. Além disso, o lance pode ser livre, na qual o consorciado pode definir o valor que será ofertado ou fixo, na qual a administradora define o percentual do lance.

Esse funcionamento do consórcio permite as menores taxas, pois é cobrada apenas uma taxa de administração, bem menor do que os juros contidos nos financiamentos convencionais.

Além disso, até o momento de sua contemplação, o consorciado não precisa realizar a comprovação de renda ou crédito, apenas quando receber a confirmação de que já está contemplado e quiser utilizar a carta.

Como escolher um consórcio de motocicleta?

Para escolher um consórcio de motocicletas, alguns fatores devem ser levados em conta. Isso porque essa modalidade é uma boa opção para quem quer começar um plano de aquisição e realizar uma compra planejada

Além disso, também é uma boa alternativa para quem não possui a quantia necessária para dar entrada em um financiamento ou não vê problemas em esperar por um período para retirar a moto.

Nesse caso, para escolher um consórcio, é necessário levar em consideração o tempo. Geralmente, esse é o fator que mais pesa na decisão de aderir a essa modalidade. Mesmo com taxas mais baixas, o consórcio é uma opção planejada e pode demandar mais tempo A contemplação deve ser aguardada, e ela pode acontecer logo no início ou apenas no encerramento do grupo

Após o planejamento do prazo de compra, é necessário procurar um consórcio que se encaixe em seus planos. O valor final dele deve ser suficiente para realizar a compra ou complementá-la, com parcelas que caibam em seu orçamento, sem comprometê-lo totalmente.

Assim, os valores podem ser reajustados de acordo com a necessidade do consorciado. Todavia, os prazos de pagamento continuam fixos.

Por isso, o consórcio deve ser escolhido de acordo com as características e valor da motocicleta. 

Por fim, é importante atentar ao dia de pagamento para participar dos sorteios mensais e, com sorte, adquirir a moto antes do prazo planejado.

Motos usadas x motos novas: qual adquirir?

O processo de compra de motos usadas e de motos novas é semelhante. Nos dois casos, é necessário participar de um grupo em uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central, como pontuamos anteriormente. Além disso, as prestações mensais devem ser pagas de acordo com o plano contratado.

Confira mais sobre cada uma:

Consórcio de motocicletas novas

Ao comprar uma motocicleta nova, um ponto forte é o baixo risco de problemas mecânicos. Quando a moto acaba de sair da fábrica, com todas as suas peças novas e originais, elas estão prontas para serem usadas sem apresentar desgastes ou trocas indevidas. Por isso, após sua compra, não será necessário passar em uma vistoria mecânica ou manutenção a curto prazo, por exemplo.

A manutenção de uma moto nova é feita de acordo com o plano de revisões programado pela montadora. Ao seguir a recomendação, é possível saber quando a motocicleta deverá ser levada à concessionária e o valor de cada serviço. 

As motos novas também possuem garantia de fábrica. Dessa forma, se um componente apresentar problema, ele poderá ser trocado sem que seja necessário desembolsar algum valor. 

A principal desvantagem de comprar uma moto nova é a depreciação. Em outras palavras, já que a moto ainda não teve um dono anterior após sair da fábrica, é certo que, se precisar vendê-la, o consumidor perderá dinheiro. Mesmo que em bom estado, o tempo de uso fará com que seu valor seja menor do que quando foi comprada.

Consórcio de motos usadas

Uma moto usada é uma boa opção, mas exige cuidados redobrados no momento da compra. Sua alta quilometragem significa maior necessidade de manutenção. Por isso, é importante fazer uma extensa busca, testar muitas opções e comprá-la após parecer de um mecânico de confiança, que fará uma previsão dos gastos iniciais. Sem garantia de fábrica, os gastos com trocas de componentes e peças são maiores.

Entre as vantagens, a principal é a taxa de desvalorização menor do que uma nova. O emplacamento também é uma vantagem: no caso de uma moto nova, esse processo deve ser pago, já no caso de uma usada, toda essa burocracia e taxas já estão resolvidas.

Como contratar um consórcio de motocicletas solução na Bamaq Consórcio?

Fazer um consórcio demanda pesquisa para encontrar as melhores opções. Se você deseja concretizar o sonho de comprar uma moto fazendo uso dessa modalidade, é importante encontrar um parceiro confiável e com boa experiência no mercado.

Com a Bamaq Consórcio, há vários diferenciais como o tempo de mercado  da marca, a excelente experiência do cliente e o processo moderno e digital. Seu dinheiro é investido em uma empresa confiável e de tradição. Temos um time de consultores especialistas em consórcio para ajudar a encontrar o melhor caminho para realizar os seus sonhos.

Aproveite e baixe agora mesmo o e-book “Fui contemplado pelo consórcio, e agora?” para entender ainda mais sobre a modalidade ou entre em contato com um nossa equipe para contratar essa solução na Bamaq Consórcio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.