Quais são as vantagens do consórcio de moto? Será que vale a pena?

Muitas pessoas planejam bastante a compra de uma moto, mas acabam não realizando esse sonho porque a grana curta não permite que o valor da moto seja guardado. Acontece que elas só não conseguiram fazer essa compra ainda porque não conhecem as vantagens do consórcio de moto.

Essa é uma modalidade de compra que foi criada na década de 60 aqui no Brasil e que já se consolidou como uma das melhores alternativas para concretizar conquistas. O consórcio facilita a compra de bens usados ou novos, e você ainda pode adequar as parcelas às suas condições de pagamento.

Continue a leitura deste post para entender melhor como o consórcio de moto funciona e quais são as vantagens dessa modalidade!

O que é um consórcio de moto?

No consórcio, é preciso fazer um planejamento inicial para entender o valor que você necessita para adquirir sua moto à vista. Com base nesse número, a administradora de consórcios vai informar os valores das parcelas e o prazo que você terá para realizar o pagamento.

Ao fazer uma análise das suas possibilidades e ter a certeza de que você consegue assumir o pagamento das prestações, você terá passe livre para a contratação do consórcio. É importante lembrar que você não vai fazer a compra do bem imediatamente, como ocorre em um financiamento, por exemplo. Inclusive, essa é uma das grandes diferenças entre as duas modalidades de compra.

O consórcio é baseado na união de pessoas que têm o mesmo objetivo, ou seja, comprar um bem ou contratar um serviço. Nele, o consorciado não pega um crédito com um banco. O que acontece, na verdade, é que a administradora, com a soma do pagamento das parcelas de todos os participantes do grupo, contempla alguns consorciados com o valor para fazer a compra do bem.

Como funciona o consórcio de moto?

Basicamente, é como se você juntasse um valor para a compra de uma moto futuramente, fazendo todo um planejamento para a chegada desse momento especial. No consórcio, grupos são formados (tanto de pessoas físicas quanto jurídicas) por quem deseja fazer uma aquisição parecida — seja pelo valor, seja pelo tipo do bem escolhido.

Assim como qualquer consórcio legalizado, o de motos também precisa ser administrado por uma empresa fiscalizada e credenciada pelo Banco Central. Dessa forma, o sistema garante uma modalidade de compra que transmite toda segurança necessária aos consumidores.

É a administradora que organiza os grupos, formando um caixa único com o recebimento das parcelas do consórcio. O saldo do caixa é utilizado para cobrir as cartas de crédito, que são disponibilizadas para os participantes quando recebem a contemplação.

Esse é o documento que vai mostrar ao vendedor da moto que você tem uma cota de consórcio contemplada e que pode usá-la para adquirir a motocicleta.

No grupo que você fizer parte, todo mês, um consorciado tem a chance de comprar uma moto antes de finalizar o prazo do consórcio. Desse modo, de forma gradativa, os participantes são contemplados, até que todos consigam comprar a motocicleta que tanto sonham.

Quais são as vantagens do consórcio de moto?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de aderir ao consórcio de moto.

Ausência de juros

Diferentemente do financiamento, não existe liberação de crédito para comprar o bem. Todo o recurso usado vem das parcelas e dos lances dos próprios integrantes do grupo. Assim, a administradora não faz a cobrança de juros, uma vez que ela não empresta dinheiro aos consorciados.

O que existe no consórcio é apenas a cobrança de uma taxa de administração, pois há bastante trabalho para administrar o dinheiro dos participantes. O grande benefício disso está no custo final, pois as taxas são bem menores quando comparadas às de financiamentos, por exemplo.

Poder de negociação maior

Assim que o participante recebe a carta de crédito, ele tem o valor total do plano adquirido. Geralmente, os consumidores que podem pagar um bem ou serviço à vista acabam tendo muito mais chances de negociar e conseguir ótimos descontos. 

Mais segurança

Não é nada fácil fazer uma poupança para conquistar um bem. Imprevistos acontecem, e isso pode acabar adiando os planos de compra da sua moto. Nesse sentido, o consórcio oferece uma grande segurança, pois você consegue planejar e realmente concretizar a compra do seu veículo.

A facilidade está em escolher a carta de crédito, determinar o prazo em que você deseja fazer a compra e o pagamento das prestações. No final do período, tendo a carta de crédito em mãos, é possível comprar a motocicleta à vista, ou seja, você não tem que adiar a compra.

Com as incertezas da economia, cada vez mais as pessoas estão optando pelo consórcio para que possam realizar seus sonhos.

Uso flexível do crédito

Uma vantagem muito grande de optar pelo consórcio é a flexibilidade na hora de usar o crédito, quando receber a contemplação. Nessa modalidade de compra, você pode escolher quando, onde e o que comprar, desde, é claro, que a categoria do bem que você escolheu seja respeitada. 

Melhor prazo de pagamento

Como o planejamento é fundamental, pensar em um prazo razoável para o pagamento das prestações sem ter que prejudicar o orçamento do mês é a alternativa mais viável para adquirir a sua moto.

Geralmente, os grupos de consórcios trabalham com prazos de 60 a 100 meses para o pagamento da carta de crédito, mas há a possibilidade de pensar em planos com prazos maiores, sempre dependendo da formação de um grupo de consorciados com objetivos específicos.

Viu só como é fácil fazer um consórcio de moto? A grande vantagem que você tem ao optar por essa modalidade é pagar um pouco por mês e estar ciente de que vai comprar sua tão sonhada moto, tendo ainda a possibilidade de acelerar o processo — por meio da oferta de lance —, dependendo das suas necessidades. De todo jeito, você só tem a ganhar!

Vale lembrar que é preciso escolher uma administradora na qual você possa ter total confiança, que esteja na lista das credenciadas do Banco Central e, principalmente, que tenha um histórico no mercado.

O ideal é que você opte por uma empresa como a Bamaq, já consolidada no mercado, com condições e planos que se adaptam ao seu orçamento e uma equipe de consultores pronta para ajudar a escolher o caminho mais viável para realizar o seu sonho de ter uma moto. Invista em uma empresa confiável e com tradição no mercado para realmente aproveitar todas as vantagens do consórcio de moto.

Gostou de saber mais sobre o funcionamento e as vantagens do consórcio de moto? Aproveite e siga as nossas páginas nas redes sociais para continuar aprendendo com nossos conteúdos! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.