Casa na praia: Saiba as vantagens desse investimento

Já pensou que comprar casa na praia é algo que pode ajudar a melhorar a sua qualidade de vida? Imagine poder colocar os pés na areia pelas manhãs, sentir a brisa fresca que vem do mar e tomar uma água de coco bem gelada! Só de pensar já dá para sentir uma paz de espírito.

Contudo, antes de fazer um investimento como esse, é fundamental se planejar, conhecer os pós e contras para só então se decidir. Pretende comprar uma casa na praia? Então, este artigo é para você. Convidamos Lucas Caldas, responsável pelo setor de vendas, para nos ajudar a esclarecer algumas questões.

Conheça as características antes de comprar um imóvel na praia

Assim como qualquer outro imóvel que se pretende comprar, é fundamental avaliar bem alguns pontos como:

  • infraestrutura;
  • documentação;
  • região onde o imóvel está localizado;
  • segurança do bairro;
  • vizinhança.

Lucas Caldas explica que “isso é essencial para garantir uma boa escolha e evitar problemas futuros e até mesmo um possível risco de desvalorização. Com esse tipo de análise, fica mais fácil entender se a decisão é a mais adequada para as suas necessidades”.

Veja se vale a pena comprar casa na praia

É muito comum ter dúvidas se vale mesmo fazer o investimento e comprar uma casa na praia. A melhor forma de saná-las é fazendo um levantamento de quais são as principais vantagens e desvantagens que esse investimento pode trazer. A seguir, mostramos algumas delas.

Vantagens

Valorização do imóvel

De acordo com Lucas, “a valorização de um imóvel está diretamente ligada à localização e ao estado de conservação dele. No caso de uma casa na praia, por exemplo, se ela estiver situada na orla, o valor será bem mais alto do que aquela que não está de frente para o mar”.

Todavia, existem outras questões que vão além disso e que também podem influenciar no potencial de valorização. É o caso de uma região mais segura e com boas opções de comércio por perto.

Retorno sobre o investimento

O retorno sobre o investimento (ROI) está ligado ao valor que você gastou e, depois, de certo tempo, se houve algum ganho ou uma perda. Em uma casa de praia, essa relação pode ser muito positiva, considerando o potencial de valorização do imóvel caso uma boa escolha seja feita.

Disponibilidade para aluguel de temporada

Além de poder ganhar com a valorização do imóvel ao longo dos anos, você ainda tem a possibilidade de alugá-lo por temporadas quando não estiver usando. Além de gerar uma renda extra, isso ainda ajuda a arcar com os custos de manutenção que você terá periodicamente.

Desvantagens

Gastos com manutenção

“Todo imóvel precisa de manutenção e cuidados, principalmente na praia, onde a maresia pode trazer alguns prejuízos. Por isso, é de suma importância manter a limpeza, realizar pinturas de tempos em tempos e fazer alguns reparos eventuais que podem ser necessários”, afirma Lucas.

Uma dica muito relevante é trocar os itens de ferro por madeira, alumínio e blindex. Eles são mais resistentes ao tempo e, principalmente, à maresia. “Considerando que um imóvel é um investimento, temos que zelar para que ele não se desvalorize e gere prejuízos com a falta de manutenção”, finaliza o responsável pelo setor de vendas.

Faça um consórcio para comprar casa de praia

O consórcio é uma forma de fazer o planejamento de compra. Dessa forma, as pessoas podem se programar pra realizar esse sonho. Lucas explica que essa é uma forma de fugir dos altos juros de um financiamento, já que a pessoa vai pagando parcelas mensais que cabem no orçamento e já está apta a concorrer pelo sorteio desde o primeiro mês.

Além disso, pode ofertar lances sempre que desejar. Nesse caso, funciona de maneira semelhante a um leilão: quem der o lance mais alto, leva.

Por que o consórcio imobiliário é recomendado

Em um financiamento, você precisa oferecer cerca de 20% do preço do imóvel como entrada, o que já torna o investimento inviável para muitas pessoas. Além disso, existem os juros, que encarecem muito o montante pago. Em alguns casos, pode até dobrar o valor.

Já com o consórcio, você pode se planejar e escolher planos que cabem no seu bolso. Além de poder ser contemplado já no primeiro mês, existe a possibilidade de juntar dinheiro ao longo do parcelamento a fim de oferecer um lance.

Caso ele seja o vencedor, sua carta de crédito é liberada e poderá ser utilizada para adquirir o imóvel da sua preferência.

Como uma corretora pode ajudar a lidar com os riscos

Lucas explica que “contar com a ajuda de um corretor é o primeiro passo para entender quais são as reais necessidades e identificar se o perfil é realmente o de uma pessoa que se beneficiaria com o consórcio”.

Isso envolve características como:

  • capacidade para se planejar para uma compra a médio e longo prazo;
  • ter um orçamento que permite pagar as parcelas sem se apertar;
  • não ter pressa para obter o imóvel imediatamente;
  • querer fugir dos juros e da burocracia de um financiamento.

Por outro lado, “se o cliente quer ter acesso imediato ao imóvel, tem dificuldades para pagar a parcela e não tem nenhum valor para oferecer como lance, ele não tem o perfil ideal para participar de um consórcio”, revela o gestor.

Em resumo, apesar de o consórcio sem bem vantajoso e poder ajudar a realizar o sonho de ter um imóvel na praia, ele não é a melhor opção para alguns perfis de clientes. É o corretor quem vai ajudar a avaliar cada caso e indicar se vale (ou não) a pena fazer esse investimento.

Agora que você já sabe os cuidados principais para comprar casa na praia, pode começar a se planejar para realizar essa conquista. Não se esqueça de ter um orçamento bem organizado e avaliar se esse compromisso pode mesmo ser assumido no momento — afinal, não queremos que suas finanças sejam prejudicadas.

Por falar nisso, como está o seu planejamento financeiro? Precisa de uma ajudinha para deixá-lo mais organizado? Nós temos um material completo sobre esse assunto, com dicas valiosas. Não deixe de conferir!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.