Viajar de carro nas f├®rias

Vai viajar de carro no fim de ano? Cuide do seu veículo, se proteja!

O início do ano é um momento ideal para descansar. Frequentemente escolhemos os primeiros meses do ano para tirarmos férias do trabalho ou, mesmo organizarmos nossos recessos no ano. Perfeito para viajar de carro ou de outros transportes certo?

Neste momento, o prioritário é a tranquilidade e cuidados são fundamentais para evitar qualquer estresse imprevisto. Isso porque os aeroportos e estradas costumam ficar cheios nesse período do ano. Os que decidem pelo conforto de viajar de carro, por sua vez, precisam de atenção redobrada no volante.

Seja qual for o motivo ou o destino da sua viagem de carro, separamos algumas dicas que vão contribuir para que férias com muita alegria e sem dores de cabeça. 

14 dicas para viajar de carro sem transtornos

1. Calcule os custos da viagem

É imprescindível que você saiba com antecedência quanto precisará gastar. Neste cálculo é preciso contemplar os gastos com alimentação, hospedagem, pedágios, lazer na região para onde você está indo, combustível, e, principalmente, com a revisão do carro e uma reserva para emergências. 

2. Prepare toda a documentação do carro

Antes de viajar de carro, é preciso verificar se toda a documentação do carro está em dia e correta para que não haja surpresas ao longo do caminho. Da mesma forma, confira se sua habilitação está dentro do prazo de validade. 

3. Pesquise e planeje a rota para viajar de carro

Utilize a tecnologia a seu favor e verifique a rota por meio de aplicativos. Também faça anotações e tenha um mapa para consultas, caso fique sem o GPS. Sim, isso pode acontecer por instabilidade na rede de telefonia móvel ou por falhas no próprio aplicativo ou celular. 

Verifique as condições do percurso e rotas alternativas, para casos de acidentes na estrada ou outros problemas. 

4. Verifique os pneus e o estepe

Você mesmo pode verificar em uma primeira olhada se os pneus estão em bom estado. Poderá olhar o Tread Wear Indicator (TWI), uma pequena elevação de borracha que fica localizada no sulco. Ela indica se está na hora de trocar o pneu.  

No entanto, a forma mais segura é levar o carro até uma empresa especializada e pedir que façam uma verificação completa. Se for necessário, não hesite em trocar todo o conjunto, inclusive o estepe. Existem pneus adequados para cada tipo de situação e um profissional poderá oferecer aquele que é mais adequado à sua necessidade. 

Faça a calibração dos pneus e verifique as condições do triângulo, do macaco e da chave de roda. Certifique-se de que você está viajando com pneus de qualidade. Lembre-se que a segurança deve estar em primeiro lugar, e ela não tem preço.

5. Faça o alinhamento e o balanceamento do carro

Isso é fundamental para garantir a segurança de todos e o conforto de quem vai dirigir. O alinhamento e o balanceamento evitarão vibrações no volante e desequilíbrio direcional que causam desgastes e tornam a viagem de carro mais perigosa.

6. Confira freios e o sistema elétrico

Mesmo que você verifique toda a rota, informe-se sobre as condições da estrada, imprevistos podem acontecer no meio do caminho. Por isso, é necessário dar total atenção aos freios e ao sistema elétrico. Isso é ainda mais importante se você for viajar de carro à noite.

Verifique se todo o conjunto dos freios está em boas condições de uso e substitua se houver avarias ou desgastes, por menores que sejam. Da mesma forma, certifique-se de que as setas, a luz dos faróis, de ré e pisca-alerta estão funcionando corretamente. 

7. Cheque a suspensão

Ao checar a suspensão você está garantindo que o carro não vá trepidar e fazer com que você, acidentalmente, perca o controle da direção. Portanto, ao viajar de carro, confira todos os itens da suspensão, como buchas, amortecedores, bandejas, terminais e pivôs.

8. Verifique os filtros e fluídos

Quando você viaja de carro e percorre grandes distâncias, o motor trabalha mais do que o habitual. Para que ele possa dar o retorno que você espera dele, é preciso que os filtros, o óleo do motor, a transmissão, a embreagem e a direção hidráulica  estejam dentro dos padrões de qualidade necessários. 

Verifique se não há vazamentos e não esqueça de conferir o nível da água de arrefecimento e de limpeza dos para-brisas.

9. Confira o nível dos reservatórios e a bateria

A bateria precisa estar com sua carga completa para evitar surpresas desagradáveis, como ficar parado no meio do nada correndo riscos. Como medida de segurança, substitua-a se estiver perto do período de troca. 

Abasteça somente em estabelecimentos credenciados e que você sabe que o combustível não estará adulterado. E quando estiver na estrada, abasteça sempre que o nível estiver em ? de sua capacidade total. Assim, você evita ficar sem combustível no meio da estrada.

10. Verifique outros itens de segurança 

Certifique-se de que o carro está com os cintos de segurança funcionando perfeitamente e que o extintor de incêndio está com carga máxima e dentro do período de validade.

Confirme se os vidros estão limpos, se os limpadores de pára-brisa estão funcionando corretamente e se a película está dentro do que é permitido pela lei. 

11. Prepare um kit de emergência

Além de todos os cuidados com a revisão do carro, mantenha um kit com alguns itens como:

  • Kit de primeiros socorros. Verifique a validade de todos os itens e substitua se for necessário.
  • Lanternas
  • Carregador de celular com adaptador para carro.
  • Alicate
  • Tesoura
  • Chaves de fenda.

Ao pegar estrada, tenha certeza de que está minimamente preparado para imprevistos. Isso inclui ter pacotes adicionais de dados para usar o GPS e fazer ligações.

12. Providencie suprimentos para viajar

Imagine precisar parar em um restaurante e não encontrar por lá o que você precisa para higiene pessoal ou alimentação. Para evitar problemas assim, providencie itens de higiene pessoal, como sabonetes, papel higiênico, sacos plásticos, escova e pasta de dentes.

Providencie também itens de refeição rápida, como sanduíches, frutas, iogurtes, biscoitos, sucos, água, garrafa com café ou chá e refrigerante. Isso pode salvar você até que encontre um lugar mais adequado ou se preferir não comer em locais desconhecidos.

13. Esteja descansado para viajar de carro

Por último, mas não menos importante, viaje descansado. Não pegue estrada sem ter o mínimo de condições para isso. Durma bem e se alimente adequadamente para que esteja preparado para a viagem. Um motorista cansado e com sono é um risco para si e para todos os outros motoristas.

Tenha uma viagem inesquecível e com segurança

Viajar sem cuidados prévios pode gerar uma série de ansiedades e estresses, estragando o que era para ser algo feliz e inesquecível. Com as dicas acima, você poderá fazer sua viagem de carro e ter o descanso merecido. Sem dor de cabeça e com a tranquilidade que uma boa férias merece!

Se, mesmo com as dicas acima, você está preocupado se o seu carro está apto a aguentar a distância ou duração de uma viagem de férias, talvez seja hora de pensar em trocar de automóvel. 

Ou, se você está confiante e quer mais dicas de segurança para seus bens, assine a nossa newsletter abaixo!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.