11 destinos nacionais românticos e baratos para lua de mel

A fase de planejamento do casamento pode ser um pouco estressante. Afinal, são muitas coisas para se planejar e resolver — desde a cerimônia até o imóvel em que o casal vai morar pelos próximos anos.

E se você já está sonhando com a lua de mel, temos uma ótima notícia: não precisa cruzar o oceano nem gastar todas as suas economias para garantir que esse momento seja inesquecível.

Depois do grande dia, nada melhor do que descansar ao lado do seu amor e criar boas memórias para o resto da vida. Confira esta lista com os 11 melhores destinos nacionais para lua de mel!

1. Arraial d’Ajuda — Bahia

O vilarejo baiano tem um clima mais sossegado que Porto Seguro e valores mais acessíveis que Trancoso, portanto, é um bom destino para quem quer economizar.

Durante o dia, o melhor programa é fazer uma caminhada até a Praia do Mucugê (a mais popular da região) ou a Praia do Pitinga (onde se formam piscinas naturais em época de maré baixa).

Apesar da sua fama de tranquilidade, Arraial tem boas opções para curtir a noite, em ruas charmosas repletas de bares.

2. Angra dos Reis — Rio de Janeiro

O município, cercado por vegetação de Mata Atlântica, é composto por 365 ilhas e conta com cerca de duas mil praias. É mais calmo que a capital carioca, mas não deixa a desejar em relação à gastronomia e hotelaria. Além disso, lanchas e barcos possibilitam visitas a ilhas e praias desertas, como as Ilhas Botinas e a Lagoa Azul.

3. Bonito — Mato Grosso do Sul

Bonito faz jus ao nome e é um dos destinos nacionais mais procurados para lua de mel. Considerada a capital do ecoturismo no Brasil, a cidade oferece programas para todos os gostos.

Aventureiros podem explorar as trilhas e cavernas da região, além de praticar esportes radicais como rapel e escalada. Já para quem prefere relaxar, nadar no Rio Sucuri pode ser uma ótima ideia. Outra parada obrigatória é a Gruta do Lago Azul, ponto que atrai turistas de todo o país.

4. Búzios — Rio de Janeiro

Esse é um destino já conhecido por quem deseja que o começo da vida a dois seja inesquecível. Búzios reúne o visual de cidade pequena com uma infraestrutura de luxo.

Embora receba muitos turistas, tem algumas praias mais reservadas ao longo de seus 8km de extensão. E não faltarão opções de programa para o casal: passeios de barco, mergulho, jantar romântico ou apenas andar juntinhos pela Rua das Pedras são algumas ideias do que fazer por lá.

5. Caldas Novas — Goiás

O município do sudeste goiano é o maior manancial hidrotermal do mundo, o que significa que as águas dos rios da região são naturalmente mornas.

É ideal para quem se diverte na água, pois suas principais atrações turísticas são os parques aquáticos, como o Náutico Praia Clube, Water Park e Lagoa Thermas Clube.

Um lugar calmo para passear de mãos dadas é o Jardim Japonês. Mas se o casal quiser algo mais agitado, vale fazer uma degustação nas cachaçarias da cidade.

6. Canoa Quebrada — Ceará

O mar azul-turquesa em meio a falésias avermelhadas é o cenário perfeito para um casal apaixonado.

Esse paraíso tropical fica em uma sossegada vila de pescadores onde faz sol praticamente o ano inteiro.

A noite é agitada pelos bares da Rua Broadway, embalados por hits do forró e reggae.

7. Gramado — Rio Grande do Sul

Não é muito fã de praias ou casou durante o inverno? Gramado é o melhor destino nacional para sua lua de mel! Caminhar pela cidade faz você se sentir na Europa. Isso porque a charmosa arquitetura local foi influenciada pelos imigrantes italianos e alemães.

O clima frio favorece momento românticos, como um jantar de fondue à luz de velas. E o cenário do Le Jardin Parque da Lavanda certamente vai render lindas fotos para registrar esse momento.

8. Ilhabela — São Paulo

Um dos destinos mais procurados no estado, Ilhabela alia conforto, bons serviços, lindas praias e valores atrativos. A balsa que parte de São Sebastião leva a uma ilha com noites animadas, ótimos restaurantes e várias atrações culturais.

Quando o assunto é praia, tem alternativas para todos os gostos. Se o casal prefere as clássicas e badaladas, pode apostar nas praias do Curral, da Feiticeira ou do Julião. Mas os que estão dispostos a fazer um esforço a mais para acessá-las vão curtir as isoladas praias do Bonete e de Castelhanos.

9. Lençóis Maranhenses — Maranhão

As cidades de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão são a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, cujas paisagens permitem os mais lindos registros.

O principal atrativo são os passeios pelas lagoas: Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa das Emendadas são as mais aclamadas. Não perca a oportunidade de assistir o pôr do sol no alto das dunas ao lado do seu amor.

A dica para fazer o investimento valer a pena é ir ao destino na época entre junho e setembro, quando o céu costuma estar sem nuvens e as lagoas ficam cheias.

10. Natal — Rio Grande do Norte

Romântica por natureza, a cidade abriga a Praia da Ponta Negra, um local paradisíaco de onde é possível avistar o famoso Morro do Careca.

Prato cheio para quem gosta de gastronomia, Natal reúne os melhores bares e restaurantes. Um exemplo é o La Brasserie de La Mer, cujo menu é de autoria do chef Erick Jacquin.

Se puder esticar a viagem, as Dunas de Genipabu e a Praia da Pipa são regiões do entorno que também merecem uma visita.

11. Tamandaré — Pernambuco

Banhada por um mar verde e cristalino, a cidade fica a 110km da capital pernambucana e conta com lindas praias. Alguns destaques são a praia de Campas, Boca da Barra e Pontal do Lira, mas a grande protagonista é a Praia dos Carneiros, contornada por um coqueiral e uma barreira de corais que formam piscinas naturais. A Capela de São Benedito, construída em frente ao mar, é o cartão-postal da região e encanta os apaixonados que passam por lá.

Não é preciso ir muito longe para fazer a viagem dos sonhos. Afinal, o Brasil sai na frente quando o assunto é paisagens paradisíacas. Os destinos nacionais para lua de mel que citamos aqui podem proporcionar ótimas experiências por preços acessíveis. E, se tudo for organizado com antecedência, a economia pode ser ainda maior!

Controlar os gastos e focar nas metas é a melhor forma de manter o orçamento bem equilibrado. Para começar a vida a dois com o pé direito, acesse o guia definitivo sobre planejamento financeiro familiar!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.