Por que fazer um consórcio de imóvel comercial para aumentar o patrimônio?

Buscar alternativas para aumentar o patrimônio deve ser uma das prioridades de quem tem o objetivo de deixar o imediatismo de lado para conquistar a segurança financeira. Nesse cenário, pensar em investimentos com o melhor custo-benefício precisa fazer parte do seu plano na hora de analisar sua vida financeira — e uma das opções promissoras é fazer um consórcio de imóvel comercial.

Entre as vantagens de optar por esse investimento estão a possibilidade de reinvestir um possível aluguel nas mensalidades, fazer um aposta segura para aumentar os seus bens e ter custos menores do que ao fazer um financiamento.

Continue a leitura deste post e entenda por que fazer um consórcio de imóvel comercial é uma boa opção para expandir o seu patrimônio!

Custos envolvidos

Fazer um consórcio de imóvel comercial para investir pode ser uma boa alternativa por conta dos custos envolvidos, que costumam ser mais competitivos do que no caso de um financiamento imobiliário com banco ou financeira.

Ao adquirir um imóvel comercial por meio de um consórcio, você não vai pagar os altos juros e tarifas bancárias, como acontece com um financiamento tradicional.

Outro ponto a favor de optar pela modalidade é a possibilidade de contratar uma carta de crédito no valor total do imóvel comercial, sem ter que dar nenhum tipo de entrada.

Com isso, você não precisa se descapitalizar no presente para aumentar o patrimônio que você e sua família terão no futuro.

Aluguel reinvestido nas mensalidades

Outro benefício de comprar um imóvel comercial por consórcio é a flexibilidade de usar o bem adquirido da forma que for mais conveniente. Você pode, por exemplo, optar por ter o aluguel reinvestido nas mensalidades do seu consórcio. Se o mercado estiver aquecido, essa é uma maneira interessante de ter ainda mais rentabilidade com o seu investimento.

Mesmo que você opte por aproveitar o imóvel comercial para uso próprio, é possível valorizar o bem com melhorias que, de qualquer forma, compensarão o investimento que você fez no consórcio.

Mais economia

Ao optar por um financiamento imobiliário, além de ter que contar com dinheiro para a entrada, você deve arcar com as taxas de juros da modalidade, o que não acontece no consórcio.

O consórcio se apresenta como uma alternativa vantajosa por não ter juros e possibilitar que o bem seja comprado com seu dinheiro e em um ritmo adequado às suas possibilidades.

Há, sim, taxas cobradas no consórcio, como fundo comum, seguro e taxa de administração, mas mesmo somados, os valores dessas tarifas são menores que os custos do financiamento imobiliário.

Na prática, isso quer dizer que o valor que você vai investir no consórcio para comprar um imóvel comercial será inferior ao que pagaria ao banco para financiar o bem ao longo de meses ou anos.

Aquisição de forma programada

Outro benefício de investir no mercado imobiliário pelo consórcio é a chance de planejar. Você pode investir de forma programada, sem se descapitalizar na aquisição do imóvel comercial

É possível decidir por quanto tempo você vai pagar o consórcio, além de escolher um valor de parcela que esteja de acordo com a sua realidade financeira — tudo isso sem arcar com as taxas de juros de um financiamento bancário.

Outra vantagem do consórcio para imóveis comerciais é que você pode alterar o valor da sua carta de crédito conforme a sua necessidade. Há a possibilidade de começar com o pagamento de um valor mais baixo e, no futuro — caso sua situação financeira melhore e você deseje um imóvel mais caro —, mudar o seu plano para valores maiores, caso continue no mesmo grupo de consórcio. A movimentação contrária também é uma possibilidade.

Segurança

Fazer o consórcio de imóvel comercial é um investimento seguro. Ao apostar na modalidade para aumentar os seus bens e garantir a independência financeira no futuro, você não fica tão suscetível em relação às oscilações do mercado, como acontece no caso de apostas mais arriscadas, como a Bolsa de Valores.

É claro que todo investimento depende dos objetivos e do perfil de cada investidor, mas, sem dúvidas, apostar em um consórcio é uma alternativa a ser considerada por quem está em busca de aplicações seguras para o seu dinheiro e quer expandir o patrimônio sem correr tantos riscos.

Flexibilidade

Usar o consórcio de imóvel comercial para aumentar o patrimônio é uma alternativa que se destaca, também, pela flexibilidade. São diversas as opções de salas e casas comerciais no mercado. Por isso, perfis diversos de pessoas podem se beneficiar dessa alternativa para fazer o dinheiro trabalhar a seu favor.

Quem não pretende investir muito pode dar preferência a uma sala menor, com valor mais baixo para, assim, economizar no valor das parcelas. O contrário também é possível: se você deseja valorizar ainda mais seu patrimônio no futuro e puder arcar com um imóvel mais caro, isso também é possível.

A flexibilidade do consórcio para imóvel comercial permite ainda aproveitar momentos promissores no mercado, adquirindo uma sala ou casa em áreas em crescimento para, no futuro, revender o bem por um valor mais alto.

Fazer um consórcio de imóvel comercial é uma alternativa interessante para aumentar o seu patrimônio de forma programada, sem comprometer sua segurança financeira e a da sua família.

Além de apostar no investimento em imóveis, não deixe de acompanhar de perto as tendências do mercado para garantir que a rentabilidade e o desempenho estão dentro do esperado. Com a internet esse acompanhamento fica mais simples, com poucos cliques você já encontra a informação que precisa.

Este conteúdo foi útil para você? Então, leia também sobre o que você deve saber para compra de imóveis comerciais por consórcio e fique ainda mais por dentro do assunto!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.