comprar sala comercial

Sala comercial x imóvel residencial: qual o melhor investimento?

Imóveis sempre foram um investimento de alta confiança dos brasileiros, seja os que querem realizar o sonho da casa própria, ou querem lucrar com esse tipo de bem ao comprar sala comercial ou imóvel residencial, por exemplo.

Independentemente da categoria do imóvel, a escolha pelo ramo imobiliário traz o que é o mais importante para qualquer tipo de investidor: o retorno do investimento. Isso acontece, especialmente, quando o imóvel é disponibilizado para locação, gerando rentabilidade ao longo do tempo. 

Mas qual imóvel escolher e, mais importante: uma vez decidido em investir no ramo imobiliário, como escolher um imóvel. Decidir o investimento exige pensar qual o objetivo da compra e levar em consideração tamanho, localização e até mesmo os benefícios que estão agregados ao valor do imóvel.

Veja neste artigo as principais diferenças e vantagens entre os tipos de imóveis e escolha aquele que vai trazer os retornos que você deseja.

As diferenças entre as categorias de imóvel

De forma geral, os imóveis comerciais sempre atraíram mais investidores pelo seu alto retorno financeiro. Crises e mudanças na economia podem trazer impactos negativos para os investidores, como menos procura pela locação de imóveis comerciais e preço de aluguéis que tendem a cair. 

No entanto, os riscos são semelhantes para os imóveis residenciais. A segurança, poder aquisitivo e altas e baixas na procura afetam também a compra, venda e aluguel de casas e apartamentos. 

Esses reveses não afetam, no entanto, a rentabilidade total, mas são circunstâncias a serem sempre consideradas na sua escolha de qual imóvel investir. O primeiro passo é sempre estimar as contingências e lucros de curto, médio e longo prazo para cada imóvel. Vamos, aqui, listar o que levar em consideração para cada categoria de imóvel.

Imóveis residenciais

São ideais para quem gosta de investimentos mais tradicionais, seja para moradia ou locação. A localização está diretamente relacionada à valorização do imóvel, principalmente se o imóvel está passando por reformas que o coloquem em destaque no mercado. 

Os apartamentos têm ganhado cada vez mais espaço, em função da segurança e comodidade que oferecem aos moradores.

Comprar sala comercial: imóveis no exterior, casas de campo e praia

Podem ser alugadas para moradores da região ou para turistas em períodos de férias, por exemplo. Nestes casos, os imóveis precisam estar em bom estado de conservação, ser confortáveis e ter uma boa infraestrutura local de comércio, transporte e segurança.

Assim como nos imóveis residenciais, o número de investidores que optam por colocar seus imóveis à disposição em serviços e aplicativos de locações de imóveis tem aumentado. Essa categoria pode apresentar, no entanto, lucros sazonais, de temporada, mas altos, principalmente se o pagamento for em dólar ou euros.

Imóvel comercial

Imóveis comerciais são oportunidades perfeitas para investidores que querem aplicar em bens imóveis com inteligência. São ideais especialmente para os que procuram investir nas condições mais lucrativas, isto é, nos grandes centros urbanos e regiões em expansão.

Estes locais possuem grande atratividade comercial e dão, aos donos das futuras propriedades das lojas e sedes de empresa, a oportunidade de negociar contratos de alto lucro, e períodos prolongados de vigência. 

Isto é, estarão na frente do mercado imobiliário os investidores que tiverem um bom faro para futuros pontos de atração e localizações comerciais em expansão, especialmente quando prevemos a reabilitação econômica no Brasil. 

3 motivos para comprar sala comercial

Você já sabe que investir em imóveis é um investimento de rentabilidade, seja qual for a categoria, mas suspeita que talvez a decisão de lucro mais inteligente esteja na sala comercial. Te contamos, agora, três motivos para você descobrir se o investimento em uma propriedade a fins empresariais serve ao seus objetivos.

1. Imóveis comerciais têm rentabilidade a longo prazo

Uma sala comercial tende a trazer mais lucros para o proprietário, principalmente se o imóvel estiver bem localizado. O valor dos aluguéis podem ser maiores que os residenciais e os empresários que desejam dar boa visibilidade à sua empresa costumam pagar bem por isso. 

O resultado é uma procura maior por seu imóvel e retornos mais rápidos do valor que você investiu.

2. Contratos comerciais são mais duradouros 

Os contratos de locação de imóveis comerciais tendem a ser mais longos, o que traz mais segurança e estabilidade financeira para o proprietário. Geralmente os inquilinos permanecem por, no mínimo, três anos no imóvel e renovam contratos mais facilmente para não perder o ponto comercial.

Com isso, há redução de gastos com reformas entre uma locação e outra, como acontece com os imóveis residenciais, e evita que você enfrente novamente a concorrência para conseguir um novo inquilino.        

3. O interesse em imóveis comerciais é maior

Muitos empresários preferem alugar uma sala comercial a investir na compra de uma. Em função disso, a busca por salas comerciais é constante e as chances de você ter um imóvel parado, sem gerar receitas, é menor em comparação aos imóveis residenciais.

Mas como fazer essa escolha de uma propriedade para ser usada para aluguel comercial? Quais aspectos e características procurar para decidir esses lugares que se tornaram minas de ouro do setor imobiliário?

4 dicas para acertar na escolha para comprar sala comercial

1. Escolha bem a localização

Essa é uma dica importante. A localização vai determinar o tipo de inquilino com quem você vai fazer negócios, a qualidade e quantidade de ofertas que você terá. Este fator é tão importante que dependendo do objetivo de locação de seu imóvel, até o lado da rua pode fazer com que ele seja mais valorizado em função da visibilidade.

Imóveis bem localizados podem reduzir os custos de operação de uma empresa e permitir que clientes, profissionais e fornecedores cheguem até ele com praticidade, segurança e economia. Por isso, ao comprar uma sala comercial, fique atento à facilidade de acesso e garanta boas ofertas de locação.

2. Dê preferências aos imóveis menores na hora de comprar sala comercial

Seja em momentos de instabilidade econômica ou diante de um mercado aquecido, imóveis menores são sempre uma excelente opção. A procura por imóveis menores tende a se manter estável, pois aluguéis mais acessíveis atendem às diversas necessidades do mercado e ao mesmo tempo remuneram os investidores.

Se você deseja investir em espaços maiores, dê preferência aqueles que podem ser customizados e transformados. Transformar um grande espaço em salas menores pode ser uma solução lucrativa para administrar de forma otimizada o espaço de imóveis comerciais amplos, como no caso de coworkings.

3. Opte por imóveis que possuem serviços agregados

Imóveis com boa infraestrutura de segurança, mobilidade e áreas de convivência são os mais procurados. Os que ficam localizados em condomínios comerciais, por exemplo, oferecem serviços de portaria, limpeza, iluminação, salas de reunião e espaços de convivência compartilhados.

Além de valorizarem muito o imóvel, estes serviços agregados se traduzem em economia para o locatário e maior lucratividade para você.

4. Fique atento à rede elétrica e hidráulica ao comprar sala comercial

Analise tudo e, de preferência, conte com a ajuda de especialistas para avaliar cada detalhe antes de fechar negócio. 

Os custos com a reestruturação das redes elétricas e hidráulicas costumam ser muito caros e as manutenções e custos em caso de avarias, que não sejam responsabilidade do inquilino, são de sua responsabilidade.

É hora de construir um patrimônio sólido

Existem diversas opções para investir no mercado imobiliário e uma delas é o consórcio. Ele é perfeito para aumentar seu patrimônio em função dos custos menores, da segurança, flexibilidade e a economia envolvida em todo o processo de compra.

Para saber como ser um investidor que constrói um patrimônio com inteligência, separamos um guia especial para você. Baixe agora nosso e-book “Guia patrimonial sólido”!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.