Por que investir no mercado imobiliário por meio do consórcio?

Buscar novas formas de renda é uma ótima iniciativa para garantir a sua estabilidade, segurança e tranquilidade financeira, principalmente em tempos de crise econômica. Nesse sentido, investir no mercado imobiliário é uma das melhores alternativas de negócio, uma vez que estamos falando de uma categoria que dificilmente se desvaloriza.

Uma forma de fazer esse investimento, sem comprometer o seu orçamento mensal, é por meio do consórcio de imóveis residenciais ou comerciais. Pensando nisso, conversamos com o Lucas Caldas, Coordenador Comercial da Bamaq Consórcio, que explicou o que é e como funciona. Confira.

Como funciona o consórcio como investimento?

O consórcio é considerado um planejamento de compra, mas se o contratante souber usar o crédito da maneira certa, tem a possibilidade de criar novos investimentos e ampliar a sua renda.

“No consórcio imobiliário, você entra em um grupo com um número de cota e, quando for contemplado por sorteio ou lance, terá disponível um crédito para adquirir qualquer tipo de imóvel, seja residencial, seja comercial, ou até mesmo utilizar para construção ou reforma.”, informa Lucas.

Após ser contemplado, você pode alugar o imóvel e a partir do dinheiro recebido do inquilino, é possível pagar o saldo devedor, de modo a quitar as parcelas que ainda restam. Se a ideia é ter vários rendimentos, o cliente pode repetir a operação e, assim, compor uma carteira de imóveis locados.

Quais são as vantagens de investir nessa modalidade?

A pandemia provocada pelo coronavírus afetou a maioria dos setores econômicos do Brasil, e a área de imóveis foi uma das poucas que se manteve intacta. De acordo com um levantamento do Índice FipeZap, no primeiro semestre de 2020, o preço médio do metro quadro no país registrou uma valorização de 1,4%. Isso significa que o investimento em imóveis segue sendo uma ótima opção. Veja essa e outras vantagens da modalidade.

Oferece boa rentabilidade

A rentabilidade depende do projeto idealizado pelo cliente, visto que ele pode utilizar o valor para adquirir um imóvel residencial destinado à locação, o que gera renda mensal. Também é possível investir em um imóvel comercial e iniciar novos negócios, ou ainda comprar terrenos e aguardar a valorização da área para revender futuramente.

Outro estudo da FipeZap aponta que comprar um imóvel para alugar compensa mais do que investir em renda fixa. A rentabilidade de um aluguel residencial atinge uma média de 0,6% em relação ao valor do bem ao mês, podendo ter uma variação de 0,3% a 1%, dependendo das condições do imóvel.

“Além disso, no consórcio existe um reajuste anual do crédito contratado. Caso o cliente consiga aguardar a contemplação a longo prazo, o valor do crédito dele será atualizado”, completa Lucas.

Possibilita o uso do FGTS

Você gostaria de investir em imóveis, mas não alcançar esse objetivo por falta de dinheiro? Na modalidade de consórcio de imóveis, você tem a opção de usar o seu FGTS para liquidar ou amortizar o saldo devedor, pagar parcelas, dar ofertas de lances ou complementar a carta de crédito. Nessa última circunstância, o valor do bem deve ser superior ao valor da carta.

Não tem cobranças de juros

Ao investir em imóveis por consórcios, o cliente não precisa se preocupar com juros.

“No consórcio, não existe cobrança de juros. É cobrada apenas uma taxa de administração sobre o crédito contratado, que nada mais é do que o valor que a administradora cobra para gerir o grupo e todos os riscos. Essa taxa de administração é muito inferior a qualquer taxa de juros cobrado em outras modalidades de crédito.”, ressalta Lucas Caldas.

Tem valor atualizado

Os grupos de consórcio recebem correções anuais, o que inclui tanto reajustes de crédito quanto do valor das parcelas. Com isso, o participante do consórcio mantém o seu poder de compra, podendo adquirir o imóvel do seu interesse.

Quais são os tipos de imóveis em que você pode investir?

Uma das características do consórcio de imóveis é a sua diversificação, já que há diferentes tipos de imóveis nos quais você pode investir. Saiba quais são as principais opções.

Imóvel comercial

Para quem mora em um grande centro urbano ou em uma região que está em franca expansão, uma boa ideia é investir em um imóvel comercial, que poderá ser alugado para empreendedores. Quando mais disputado for o ponto de venda, maiores serão os seus rendimentos.

Casa

Aqueles que pretendem fazer um investimento mais tradicional podem optar pela compra de casas para locação. Pode-se comprar, por exemplo, imóveis com boa localização, mas que necessitam de reforma, e reformá-los para aumentar a sua valorização.

Apartamento

Essa é mais uma opção tradicional de investimento e que vale a pena, tendo em vista que cada vez mais pessoas preferem morar em apartamentos por questões de praticidade e segurança.

Casa na praia

As pessoas que moram ou desejam investir em cidades turísticas têm a alternativa de comprar uma casa na praia, que apresenta alta procura e poderá ser alugada tanto para moradores locais quanto para turistas. Nesse caso, escolha imóveis com fácil acesso à praia e próximos aos comércios, que costumam ser os mais procurados em épocas de férias.

Imóvel no exterior 

Se você tem condições de fazer um investimento maior, cogite comprar um imóvel no exterior. Já se imaginou recebendo o valor do aluguel em Dólar? A conversão dessa moeda para o Real é consideravelmente lucrativa.

Como investir no mercado imobiliário por meio consórcio para aposentadoria?

Diante das incertezas sobre as condições de aposentadoria por INSS no Brasil, é necessário pensar em alternativas para assegurar o seu conforto e a sua segurança financeira na terceira idade. Nesse contexto, surge a aposentadoria imobiliária, que consiste na aquisição de um imóvel para usá-lo como investimento no futuro.

O seu funcionamento é muito simples: o cliente compra uma cota de consórcio e, quando for contemplado, adquire um imóvel para locação. A partir daí, o proprietário terá uma renda vitalícia, que vai complementar o valor da aposentadoria, além de lhe permitir viver uma velhice sossegada. 

Como escolher o melhor consórcio de imóveis?

Agora que você já entendeu o quanto a aquisição de um consórcio de imóveis beneficia a sua vida financeira, é hora de concretizar essa ideia. Para tanto, é preciso tomar alguns cuidados. Antes de qualquer coisa, procure por uma administradora de consórcios idônea e com boa reputação no mercado.

Informe-se detalhadamente sobre os valores das parcelas, como funcionam os lances, os prazos e os termos do contrato. Essa atenção é fundamental para evitar dores de cabeça depois de fechar negócio.

Considerada referência nessa modalidade, a Bamaq se destaca pelas suas condições diferenciadas, como prazo para pagar de até 240 meses, carta de crédito com valores de 127 mil a 254 mil, e a possibilidade de ser contemplado por sorteio, lance livre e lance fixo.

A decisão de investir no mercado imobiliário pode alavancar os seus rendimentos financeiros, fazendo com que você tenha ganhos elevados e vitalícios — o que garante a sua segurança e a da sua família, além de contribuir para a realização dos seus sonhos. O sucesso dessa iniciativa depende de um planejamento, por isso, analise todos os fatores e escolha uma administradora comprometida.

Quer saber mais sobre consórcio de imóveis? Entre em contato com a Bamaq agora mesmo e conheça as vantagens dos nossos serviços!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.