Confira os mitos e verdades sobre o consórcio

Hoje em dia, existem diversas vantagens do consórcio em relação a outros tipos de financiamento. Contudo, apesar de essa modalidade de crédito ser bastante utilizada, ela ainda é rodeada por mitos.

O consórcio é usado para compra de diversos bens e serviços, sendo mais comum para aquisição de casa própria, carros e motos. Ao contratar o serviço, você paga uma parcela mensal durante um tempo que já é definido na hora da contratação.

Quando é contemplado — o que pode ocorrer por meio de lance ou sorteio —, recebe uma carta de crédito no valor contratado e, então, pode comprar o bem desejado.

Neste post, com a colaboração da consultora da Bamaq, Silvia de Jesus, desvendamos alguns mitos e verdades que norteiam o consórcio. Veja só.

O consórcio apresenta baixo risco

Verdade. Quando aplica seu dinheiro em ações, por exemplo, você corre o risco de perder grana. No caso de um consórcio, isso não acontece, pois, mesmo que não consiga pagar as parcelas ou não tenha mais interesse no serviço, você pode resgatar o dinheiro no final do contrato com juros e correção monetária.

Por isso, podemos dizer que o consórcio é um investimento muito seguro. Nele, não há riscos de o cliente perder dinheiro.

No consórcio não existe entrada nem cobrança de juros

Verdade. Ao contrário de um financiamento, a contratação de um consórcio não necessita de entrada. O que é necessário é o pagamento da primeira parcela, que é deduzida no saldo devedor.

Uma das maiores vantagens do consórcio é a ausência de juros. Na realidade, o que existe é uma taxa administrativa que tem valor fixo e é diluída no valor das parcelas. Essa cobrança serve para cobrir os custos da criação e manutenção do grupo.

Só pode fazer consórcio de autos quem tem CNH

 Mito. Não é necessário que você tenha CNH para realizar um consórcio automotivo. A carteira é exigida na hora de dirigir, pois é ilegal manobrar um carro sem a devida habilitação. Então, se você ainda não tirou sua licença para dirigir, não se preocupe, isso não é empecilho para contratar uma carta de crédito.

É necessário ter muita sorte para ser contemplado

Mito. Esse fato não é verdadeiro, pois o sorteio não é a única forma de ser contemplado. Se você tem pressa de pegar sua carta de crédito, pode oferecer um lance para agilizar o processo. Caso sua oferta seja a maior, você leva a carta de crédito.

No entanto, não há garantias de que você será contemplado logo nos primeiros meses de vigência do contrato. Nesse caso, quem conta apenas com a sorte pode esperar um pouco mais para ter acesso à sua carta de crédito.

O consórcio é uma das formas mais econômicas de comprar

Verdade. Como não há cobrança de juros, ao optar por um consórcio, você economiza um bom dinheiro — especialmente se comparar essa modalidade com um financiamento, por exemplo. Além disso, com a carta de crédito em mãos, você tem poder de compra e pode pechinchar.

O consórcio permite flexibilidade para usar o crédito

Verdade. Uma das grandes vantagens do consórcio é que há uma flexibilidade muito grande na hora da contratação. Existem cartas de créditos de diversos valores, e você ainda tem a possibilidade de mudar o valor de sua carta ao longo da vigência do contrato.

Além disso, se quiser esperar até o final do contrato, você pode resgatar o valor da carta de crédito em dinheiro. Dessa forma, pode usar a quantia da forma que achar melhor e não necessariamente comprar o bem pelo qual fez o consórcio.

Há uma variedade de planos e prazos

Verdade. Um consórcio permite desde a compra de um carro usado ou moto básica até imóveis ou máquinas de construção. Os valores variam de acordo com o valor do bem e o prazo para pagamento. Então, quem não gosta de financiamentos longos pode adquirir uma carta de crédito com prazo menor para quitação.

O valor das parcelas aumenta de forma inesperada

Mito. Como já foi citado ao longo do post, não há cobrança de juros em um consórcio, mas uma taxa administrativa que sofre reajuste uma vez ao ano. No entanto, não é um aumento exorbitante que vai deixar a parcela com um valor muito alto.

Esse reajuste varia de acordo com o plano e tem o objetivo de fortalecer seu poder de compra no futuro. Suponha que você adquira uma carta de crédito no valor de 300 mil reais para comprar um imóvel daqui a 10 anos. Nesse período, o bem vai sofrer valorização, então, caso seu crédito permaneça o mesmo, você não vai conseguir realizar a compra.

É complicado acompanhar os sorteios

Mito. Os sorteios são feitos de acordo com os números sorteados pela loteria federal. Assim, o consorciado pode acompanhar os resultados pelo site da administradora, pelos canais de atendimento ou ainda pelos aplicativos da empresa que gerencia o consórcio.

É importante contar com uma empresa de confiança

Verdade. A consultora da Bamaq Silvia Arlete frisa que, apesar das vantagens do consórcio, é preciso contar com uma administradora idônea, pois trata-se de um investimento. Então, você deve ter cuidado com quem administra seu dinheiro.

Nesse cenário, a Bamaq se destaca. A empresa está no mercado há mais de 40 anos e nossos consultores são certificados e qualificados para prestar um atendimento de excelência aos nossos clientes.

A empresa preza pelo bem-estar e facilidade do cliente para ter informações a respeito de seu consórcio. Por isso, está sempre buscando inovações para melhorar a comunidade e a segurança. Além de tudo, a Bamaq atua com as taxas mais competitivas do mercado.

Esperamos que essa lista de mitos e verdades seja suficiente para você entender as vantagens do consórcio. Lembrando que é importante escolher uma carta de crédito com valores que estejam dentro de sua realidade financeira. Dessa forma, você consegue pagar todas as parcelas direitinho.

Gostou do nosso post e quer conhecer melhor nossa empresa? Acesse nosso site agora mesmo e saiba quais são as melhores opções de consórcio para você!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.