Transferência de consórcio. Entenda como funciona.

Por mais que haja um planejamento na hora de adquirir a cota de consórcio de um veículo ou de uma casa, ninguém está livre de passar por imprevistos — que podem fazer com que o consorciado não queira ou não tenha mais condições de continuar honrando com as parcelas da dívida. Nesse caso, fazer a transferência de consórcio é uma das melhores alternativas para solucionar o problema, já que evita o acúmulo de juros e multas no seu nome.

Embora se trate de um processo simples, é fundamental tomar alguns cuidados e checar determinados requisitos para transferir o crédito de consórcio. Conversamos com Lucas Caldas, Supervisor de Inside Sales da Bamaq, e vamos explicar tudo o que você precisa saber para fazer uma transferência segura. Confira!

Quando é possível fazer a transferência de consórcio?

Em primeiro lugar, é necessário entendermos que a transferência consiste na cessão de uma cota em um grupo de consorciados para uma terceira pessoa. ‘’A ação pode ser realizada tanto para cotas contempladas quanto para as não contempladas’’, afirma Lucas Caldas. Se você já recebeu a contemplação, não se preocupe, pois mesmo assim será possível transferir as parcelas.

Geralmente, há quatro razões pelas quais o consorciado opta por transferir o consórcio:

  • desistência de participar do serviço;
  • mudança de planos;
  • incapacidade de arcar com o pagamento das prestações acertadas em contrato;
  • vontade de vender a cota para outro indivíduo interessado. 

De acordo com o Supervisor de Inside Sales da Bamaq, as cotas podem ser transferidas para qualquer pessoa que atenda aos requisitos da política de crédito, ou seja, tenha idade dentro do limite (a partir de 18 anos), não apresente restrições financeiras e conte com a renda compatível com o valor de parcela contratado.

Qual é a diferença entre a transferência e o cancelamento de consórcio?

Erroneamente, muitas pessoas acabam confundindo a transferência e o cancelamento de consórcio, o que pode causar alguns transtornos se não forem observadas as devidas diferenças.

Tenha em mente que o cancelamento só é viável com cotas não contempladas, de modo que os pagamentos sejam interrompidos e o consorciado passa a participar do sorteio dos cancelados para receber o valor das contribuições realizadas para o fundo do grupo com os devidos descontos.

A transferência, por sua vez, pode ocorrer em ambas as situações: com cotas contempladas e não contempladas. O cedente pode transferir ao cessionário os direitos e as obrigações referentes à carta de crédito, que continua nos mesmos moldes, sendo alterada apenas a titularidade.

‘’Os direitos e as obrigações decorrentes do contrato de participação em grupo de consórcio, por adesão, poderão ser transferidos a terceiros, mediante prévia anuência da administradora’’, conforme previsto pela Lei 11.795/2008 Art. 13.

Como esse processo funciona na prática?

Depois de muito pensar, você chegou à conclusão que a melhor coisa a ser fazer é a transferência do consórcio. Para tanto, é preciso ficar por dentro de quais são os passos a serem realizados para que o processo seja concretizado com sucesso. Veja como proceder.

Solicitação da documentação na área de transferência

Antes de qualquer coisa, verifique se você está em dia com o pagamento das cotas. Em seguida, é necessário entrar em contato com a administradora para solicitar a documentação de transferência. Será preciso preencher o Termo de Cessão e Transferência, com assinaturas e firmas reconhecidas em cartório. 

Cumprimento dos requisitos e envio a documentação

Com calma, é importante ler todos os requisitos exigidos pela empresa do consórcio e ter certeza de que eles estão sendo cumpridos. A partir daí, você pode enviar a documentação para dar início à execução do pedido de transferência, conforme as diretrizes do serviço.

Análise da renda do cessionário

A pessoa que vai assumir as cotas do bem precisa ter condição financeiras de seguir pagando as parcelas adquiridas. A administradora faz uma análise de renda do cessionário para confirmar que ele não tem restrições em seu nome e está apto a assumir essa obrigação.

Assinatura dos documentos

Uma vez que todos as etapas anteriores foram cumpridas com êxito, é o momento das duas partes assinarem os documentos. Também é preciso pagar uma taxa de transferência em relação ao valor do saldo, além e o cadastro de pessoa para que a transferência seja concluída.

Quais cuidados devem ser tomados?

Para o Supervisor de Inside Sales da Bamaq, o principal cuidado a ser tomado na hora de transferir um consórcio é relativo à negociação da cota entre as partes, pois a administradora não atua nesse ponto. Isso significa que o acordo (valores e prazos de pagamento) deve ser combinado pelo próprio consorciado.

Sendo assim, é altamente recomendado determinar o valor da venda, com reajustes atuais e, posteriormente, buscar uma pessoa de confiança para assumir o consórcio. As questões relacionadas à transferência do contrato são resolvidas pela administradora, mas o acordo entre você e o comprador deve ser regido por um contrato, o que traz mais segurança para os dois.

Outro aspecto que merece atenção é o preenchimento dos documentos de transferência. Confira os dados para evitar qualquer tipo de erro que possa inviabilizar o processo ou atrasá-lo. A empresa manda uma lista que você deve ler e reler até ter certeza de que está tudo certo.

Qual é a importância de contar com uma empresa de confiança para fazer um consórcio?

Uma empresa de confiança consegue realizar o controle e a administração do grupo em que os recursos estão sendo empregados. Isso significa que ela cuida da carteira de clientes, com o objetivo de garantir os recebimentos para o bom andamento do grupo, promovendo mais tranquilidade desde o momento da adesão até o encerramento do grupo.

Além disso, se a administradora é responsável, a tendência é que cumpra à risca as normas do contrato, oferecendo um processo simplificado e sem burocracias não só no momento da aquisição do consórcio, mas também quando você decidir pela transferência, o que evita possíveis dores de cabeça. 

‘’Na Bamaq, todo processo de transferência ocorre de forma digital, compreendendo o envio de documentação, a assinatura dos termos e a finalização, de forma a dar agilidade ao processo’’, afirma Lucas Caldas. O consorciado poderá solucionar tudo rapidamente, sem ter que ficar horas em uma fila aguardando atendimento.

Ao se deparar com um imprevisto financeiro, a última coisa que você quer é ter que passar por transtornos para fazer a transferência de consórcio, não é mesmo? Para que isso não aconteça, quando for adquirir um bem, procure uma administradora que seja renomada no mercado e que lhe dê suporte em todos os momentos.

Quer fazer um investimento seguro? Entre em contato com a Bamaq e conheça mais sobre os nossos serviços!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.