Veja 4 tipos de investidores e saiba qual é o seu

Você sabe qual é seu tipo de investidor? Se você acha que é moderado, conservador ou arrojado, saiba que estamos falando de uma categoria diferente neste post. Afinal, dentro dessas classificações tradicionais, há comportamentos diversos — e entendê-los é uma forma de saber qual é o melhor rumo a seguir.

A proposta, aqui, é ter uma ideia melhor da sua postura, como apresentam os perfis de investidores. A partir disso, você sabe o que deve seguir e quais são seus objetivos atuais e futuros.

Então, que tal pensar sobre seu tipo de investidor? Confira as 4 categorias a seguir e veja em qual delas você se enquadra melhor!

1. Investidor de longo prazo

Seu objetivo é ter uma boa aposentadoria, deixar uma herança para os seus filhos e construir um patrimônio? O foco, portanto, é o longo prazo. Esse tipo de investidor toma suas decisões pensando no futuro e tem como base a educação financeira.

Sua principal característica é não precisar do dinheiro em curto prazo. Com isso, ele realiza suas aplicações financeiras e deixa o capital parado pelo máximo de tempo possível. O resultado é uma chance maior de obter um retorno significativo para aproveitar futuramente.

2. Investidor aventureiro

Seu foco é a adrenalina a todo custo. Em vez de saltar de bungee jump ou de paraquedas, sua aventura é fazer apostas com o dinheiro que tem. A ideia é ganhar muito em pouco tempo e ficar assim:

Para alcançar esse objetivo, você investe muito em renda variável. Chega a ter um comportamento ainda mais arrojado, ao investir em day trade, por exemplo. Por isso, está pouco preocupado com o potencial de perdas.

3. Investidor seguidor

Se você ainda tem pouco conhecimento sobre o mundo financeiro, mas quer investir a todo custo, você é do tipo investidor seguidor. É novato e costuma acompanhar a ideia da maioria, por acreditar que tem maior potencial de remuneração. Tende a se sentir satisfeito com o que ganhar, assim como o Pato Donald neste gif:

4. Investidor dedicado

Você é daquelas pessoas altamente disciplinadas e que sempre busca os melhores investimentos? Passa horas estudando, analisando perspectivas de mercado e toma cuidado para tomar decisões inteligentes? Então, o investidor dedicado é o seu tipo.

Seu objetivo é tomar decisões inteligentes e estruturadas, com menor potencial de risco. O grande propósito é ter um controle rigoroso das finanças para atingir a meta, que pode ser bastante diversificada, desde algo mais arrojado até algo mais tradicional. Por isso, você conta todas as notas e as coloca nos lugares certos.

Chegou a se identificar com algum dos tipos de investidores? É bem provável que sim. Afinal, existem várias possibilidades e comportamentos. Junto a isso, confira o seu perfil, porque você pode ser dedicado e arrojado, por exemplo — tudo depende dos objetivos definidos. Com essa consciência, você toma decisões melhores e mais coerentes.

Gostou de conhecer esses perfis? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a identificarem seu tipo de investidor!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.