Seguro prestamista: entenda o que é e quais são as vantagens

Investimentos de longo prazo em busca de um futuro tranquilo e estável para a família, aliados a uma boa renda de aposentadoria representam uma das melhores maneiras de lidar com o aspecto financeiro. Durante a procura da alternativa ideal, é importante selecionar uma que não te descapitalize em excesso. Nesse cenário, especialmente envolvendo operações como consórcios, financiamentos e empréstimos, o seguro prestamista figura como ótima opção.

Apesar de ser pouco comum no Brasil, essa modalidade protege os valores ainda não quitados caso haja imprevistos, oferecendo benefícios para clientes e empresas. Entenda melhor como funciona o seguro prestamista. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é o seguro prestamista?

Na primeira década deste século, o seguro prestamista ganhou espaço entre os investimentos realizados sob as leis brasileiras. Trata-se de uma modalidade voltada para a quitação de dívidas em situações envolvendo invalidez permanente causada por acidente ou morte, por exemplo.

A origem da criação do seguro prestamista, que também engloba a amortização de débitos, está ligada ao alto índice de inadimplência registrado nas empresas credoras. O intuito principal, portanto, consiste em diminuir o risco de não pagamento por parte dos investidores.

Quando acontece um dos eventos listados no contrato — alguns exemplos foram citados acima —, a seguradora quita o montante estipulado em apólice. Os receptores são as instituições financeiras responsáveis pelo gerenciamento dos investimentos, sobretudo operações de crédito.

O valor do seguro depende de cada cobertura específica, e no caso do crédito, representa uma espécie de proteção social para minimizar perdas de patrimônio ou de bens adquiridos relacionadas à falta de pagamento. O produto quita integralmente as dívidas e, ao mesmo tempo, não deixa o consumidor apreensivo por conta dos sinistros.

Como esse seguro funciona?

Conforme você conferiu anteriormente, a estruturação do seguro prestamista busca garantir que ocorra a amortização de dívidas. Vale lembrar, aliás, que a quitação de parcelas de financiamento, por exemplo, também faz parte desse cenário.

O funcionamento da modalidade coloca o credor na figura de principal beneficiário — a instituição que concede o crédito. Caso haja uma parada no pagamento por parte do segurado, a empresa recebe, com certeza, o dinheiro a que tem direito.

É a seguradora, claro, a responsável por realizar essa intermediação, impedindo a inadimplência. O segurado também tem vantagens, pois tem tranquilidade no que diz respeito ao cumprimento das condições estabelecidas previamente com a instituição financeira.

Quando se indica o seguro prestamista?

Já salientamos, até aqui, a relevância das operações do crédito como propulsoras do seguro prestamista. O produto também aparece frequentemente em casos de financiamento para a aquisição de veículos ou imóveis.

A intenção das instituições financeiras, que muitas vezes tratam o seguro como requisito para a concretização de um financiamento, por exemplo, é simples: garantir a devida proteção contra a inadimplência.

O seguro prestamista ainda costuma ser encaixado em outros tipos de negociação, como as seguintes:

  • cheque especial;
  • consórcios;
  • empréstimos com bancos;
  • empréstimos consignados;
  • cartões de crédito.

Quais são as principais vantagens envolvidas?

Depois de entender o conceito, a partir da compreensão do funcionamento do seguro prestamista, e identificar os contextos nos quais ele é mais comum, chegou a hora de você conferir os grandes benefícios de investir nessa modalidade antes de fechar negócio com instituições financeiras. Acompanhe.

Isenção de inadimplência

A preservação do próprio patrimônio diante de imprevistos consiste em um dos pilares do bom investidor. Ao optar pelos benefícios do seguro prestamista, você garante isenção de inadimplência e elimina o problema de sujar o nome caso algum imprevisto aconteça.

Eventualidades ocorrem a todo momento, sobretudo englobando a área de finanças. A manutenção da tranquilidade no que diz respeito ao patrimônio, portanto, cumpre papel fundamental.

Garantia dos bens

Falando em patrimônio, é impossível não mencionar a função protetiva do seguro prestamista em um cenário no qual os problemas familiares já são claros por conta da ocorrência de um sinistro.

Invalidez e falecimento figuram entre as piores possibilidades a que estamos suscetíveis. Nada melhor para aliviar as consequências do que um seguro como esse.

Segurança e tranquilidade

Ao se resguardar para qualquer sinistro altamente danoso, o contratante acrescenta uma grande dose de algo que não tem preço: tranquilidade para viver o dia a dia.

A partir do investimento no seguro prestamista, muitas preocupações são minimizadas ou até mesmo eliminadas, o que gera mais qualidade de vida para toda a família.

O que influencia o preço do seguro prestamista?

Existe um diferencial bastante impactante nesse produto: ele é, invariavelmente, feito de maneira coletiva. Com a diluição do risco de sinistros entre os vários membros do grupo contratante, o valor do seguro cai.

Em geral, o preço cobrado depende de três aspectos principais:

  • valor da operação financeira em questão;
  • prazo;

Evidentemente, quanto maior for o tempo de duração das operações, maior é o risco de imprevistos e, de quebra, maior é a inadimplência.

A partir daí, fica claro: o seguro prestamista tende a ser barato e atraente. Ainda assim, os elementos que interferem variam de caso a caso. Por fim, vale lembrar: é costumeiro que o pagamento do seguro aconteça juntamente às prestações da operação, diluindo-o e agregando mais um benefício ao pacote.

Agora que você sabe tudo a respeito do seguro prestamista, você já entendeu o poder que ele tem. Trata-se de uma alternativa que significa tranquilidade e segurança para todos os envolvidos, garantindo proteção patrimonial ao contratante. A Bamaq Consórcio tem muitas credenciais para estar com você nessa caminhada.

Nós temos uma equipe experiente e cuidadosa para lidar com as necessidades, os desejos e as dores do cliente. Transparência, agilidade e bom atendimento representam os pilares da Bamaq, sempre buscando entregar uma experiência vantajosa nos consórcios.

Gostou do post? Pretende realizar algum sonho no futuro próximo, como a compra de um carro maior para a família ou a aquisição da casa própria? Aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.