Por que comprar casa para alugar é uma excelente estratégia?

Comprar casa para alugar pode ser uma ótima forma de investimento, principalmente em longo prazo. Mesmo com a popularização dos ativos financeiros, aqueles negociados por bancos e corretoras de valores, os imóveis continuam sendo um destino seguro para quem quer proteger o capital.

Afinal, mesmo em contextos de crise, as moradias conservam a maior parte do chamado valor intrínseco, pelo fato de serem ativos reais. Diferentemente, as aplicações do mercado financeiro podem perder valor de modo muito mais rápido, uma vez que as cotações são um resultado das expectativas dos investidores acerca de cada papel ou título.

Para proteger o seu futuro, veja em seguida alguns motivos pelos quais ainda vale a pena comprar casa para alugar. Confira!

Aumento do patrimônio da família

O objetivo de grande parte das pessoas é acumular recursos ao longo da vida para poder desfrutar de uma aposentadoria com tranquilidade. Nesse sentido, comprar casa para alugar é uma maneira excelente de fazer o patrimônio da família crescer, já que se trata de uma modalidade de renda passiva.

Desse modo, após a aquisição do imóvel, a pessoa não precisará trabalhar para receber o valor do aluguel. Além disso, devido ao registro da negociação por meio de contrato, há previsibilidade da entrada de recursos no patrimônio familiar.

É possível que você tenha conhecido indivíduos que adquiriram riqueza apenas com a locação de imóveis. Afinal, quanto mais moradias, maior e mais rápida tende a ser a multiplicação de capital.

Solidez do investimento

Como já ressaltamos anteriormente, o fato de os imóveis serem ativos reais faz com que eles sejam menos suscetíveis a fortes abalos na economia, principalmente no Brasil, onde ainda há grande demanda por moradia.

Enquanto ações de empresas podem cair 10% ou mais em somente um dia — devido a fatores políticos, econômicos e sociais —, os imóveis conservam o próprio valor por muito mais tempo.

Mesmo numa situação extrema, quando os ativos financeiros podem perder muito valor, as habitações proporcionam moradia para quem as detém, além de uma maneira para recomeçar a vida, afinal, esses ativos reais funcionam como uma garantia para determinadas transações.

No futuro, casas alugadas também podem ser transferidas para o patrimônio dos familiares e, assim, proporcionar uma situação mais tranquila para filhos e netos começarem as próprias carreiras.

Facilidade de controle

Tentar ganhar dinheiro com um modo bastante complexo e que demande tempo de estudo além do disponível se torna uma tarefa cansativa e, muitas vezes, infrutífera. Por exemplo, montar uma carteira de ativos financeiros diversificada, com produtos de renda fixa e renda variável, pode ser um trabalho para lá de complicado para quem não domina esses mercados.

Assim, não é raro, por exemplo, que pessoas percam dinheiro na bolsa de valores, ambiente que requer conhecimento especializado de quem busca investir lá.

Por outro lado, ao comprar casa para alugar, o indivíduo investe em um ativo de fácil entendimento. Afinal, quem nunca precisou alugar um imóvel ou conhece alguém que já faz isso, não é mesmo?

Hoje em dia, tanto o gerenciamento das moradias quanto as locações se tornaram ainda mais fáceis, seja por meio de serviços prestados por imobiliários, seja por intermédio dos anúncios na internet, os quais potencializaram o alcance das ofertas. Atualmente, de qualquer parte do mundo é possível pesquisar o anúncio de um imóvel em determinado bairro.

Com a possibilidade de inserção de fotos e vídeos nas páginas, os interessados conseguem tomar a decisão com certa agilidade. Com isso, as locações tendem a ser mais rápidas, o que evita a inatividade da casa ou do apartamento.

Versatilidade quanto ao uso

Dispor de mais de uma casa no patrimônio permite que a família tome decisões que não estão disponíveis para quem só tem um imóvel. Por exemplo, depois de comprar uma casa para alugar, a pessoa pode efetuar a locação por alguns períodos e, em outros, utilizar a moradia. Isso é comum em cidades turísticas, nas quais os aluguéis ocorrem por temporada. Outra possibilidade é destinar o imóvel para um filho ou algum outro parente.

De acordo com o tipo de habitação e de bairro, ainda é possível transformar a residência em um ponto comercial e lucrar ainda mais com o aluguel. Se a pessoa pensa em montar um negócio próprio, o fato de não precisar pagar por locação do espaço também contribui para firmar a empresa no mercado, principalmente no início das atividades.

Possibilidade de valorização

Saber comprar casa para alugar demanda certos cuidados, como a escolha da localização do bem, para alavancar ainda mais o potencial de ganho. Conforme o local onde o imóvel está situado, é possível elevar de forma significativa o valor da moradia.

Para tanto, é conveniente optar por áreas de expansão urbana, em bairros prestes a crescer. Nesses casos, a chegada de determinados estabelecimentos, como shoppings, postos de combustíveis, mercados e farmácias, faz com que os imóveis sejam valorizados.

Além disso, com o tempo, o acréscimo de serviços públicos, como escolas e postos de saúde, também contribui para melhorar a avaliação das residências.

Como você pode perceber, comprar casa para alugar ainda é um excelente negócio. Contudo, o futuro proprietário deve tomar alguns cuidados durante a fase de aquisição, para que o investimento realmente valha a pena. Nesse caso, economizar na compra do imóvel é fundamental para que ele seja lucrativo no futuro.

Por exemplo, uma métrica muito utilizada por locadores é ganhar mensalmente de aluguel 1% sobre o valor total do imóvel. Logo, se a moradia custar caro, fica difícil conquistar tal meta. Em tempos de economia em baixa, então, isso se torna mais complicado ainda.

Entretanto, se o comprador fez uma aquisição com uma relação de custo-benefício atrativa, como no caso do consórcio, em que não há incidência de juros, fica mais fácil ganhar o famoso 1% de aluguel ou até mais. Mas atenção: é importante analisar as outras taxas cobradas pela administradora do consórcio. 

Outra vantagem dessa forma de compra é que o valor total da negociação fica diluído em parcelas, o que não pesa tanto no orçamento da família.

E na sua opinião, quais outros benefícios existem em se comprar casa para alugar? Deixe seu comentário aqui no blog!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.