Planejamento familiar: como se preparar para ter um bebê?

A chegada de um bebê é um momento de grande alegria. Afinal, aumentar a família é, para muitos, uma conquista — ainda que seja um período de dúvidas, inseguranças e decisões importantes. E, para garantir maior tranquilidade, focar no planejamento familiar faz toda a diferença!

A decisão de estruturar um plano para organizar os gastos pode ser definitiva para que sonhos sejam realizados (e nunca falte nada). Para isso, é necessário economizar, poupar e investir, além de saber onde alocar os recursos e a hora certa de adquirir bens.

Se chegou a sua hora e você está se preparando para ter um filho, este conteúdo vai ajudar bastante. Entenda, de uma vez por todas, a importância do planejamento familiar e, principalmente, como se organizar para esse momento!

Qual é a importância do planejamento familiar?

A educação financeira é uma pauta essencial. Mais do que saber como administrar o seu dinheiro, o tema coloca em destaque a importância de ter bons hábitos de consumo para alcançar um constante equilíbrio no orçamento familiar. Entre esses hábitos, está o planejamento familiar.

Na esfera das finanças e da rotina, esse planejamento requer o engajamento do casal. É preciso avaliar o contexto no qual a família está inserida, considerando o estilo de vida, os gastos, os compromissos, além da possível rede de apoio e as mudanças que precisam ser aplicadas na casa e na rotina para receber o bebê.

Algum dia você já se pegou precisando fazer contas para pagar os boletos do mês? Ou teve a sensação de que não conseguiria cumprir todos os seus compromissos financeiros? Saiba que o planejamento financeiro familiar é um recurso que evita tais indisposições — e é primordial para ter tranquilidade.

Mais do que um hábito, a educação financeira pensada em família é capaz de unir casais e fortalecer relações ao aumentar a transparência familiar. Existem até mesmo pesquisas que apontam a infidelidade financeira como um fator de grande risco para relacionamentos.

Mas é impossível resumir o planejamento familiar à organização das contas. Por isso, mostraremos a seguir o que é preciso fazer para aplicar essa técnica e se preparar para o futuro da família.

Como fazer o seu planejamento familiar?

O primeiro passo para fazer o planejamento familiar é construir um alinhamento entre o casal, traçando prazos alcançáveis para receber um novo membro na família. Em outras palavras, uma conversa honesta ajuda a alinhar as expectativas e garantir que todos estão na mesma página.

Quando tudo estiver determinado e os dois cientes de que querem realmente assumir a responsabilidade de ter um bebê, chegará a hora de encarar os fatos. O primeiro passo é construir um guia para controle de gastos pessoais.

Organize todas as finanças

Se você já tem clareza sobre os seus ganhos e gastos, é provável que você tenha uma boa educação financeira e esteja ciente dos benefícios de acompanhar como seu dinheiro é usado.

De toda forma, é importante também saber que as informações precisam estar atualizadas. Ou seja, confira se todas as suas contas constam na sua planilha, faça uma reflexão e veja se os pequenos gastos também estão entrando na lista — nessa hora, trabalho em equipe ajuda.

Junto, o casal consegue organizar as finanças com total sintonia, fortalecer a relação e dar um passo a mais em busca do planejamento familiar.

Avalie os novos gastos com a chegada do bebê

Parte do planejamento familiar passa por entender quais novos gastos serão adicionados com a chegada de uma criança na família. Será necessário trocar de carro ou de casa, por exemplo? Alguns custos certamente entrarão na rotina, como:

  • fraldas, toalhas umedecidas e roupas;
  • remédios e vacinas;
  • plano de saúde;
  • fórmula, papinha ou leite em pó.

Em um primeiro momento, esses gastos podem trazer um baque no orçamento e até mesmo impactar o patrimônio familiar — mas é justamente por isso que você está pensando em planejamento familiar, certo?

Faça uma estimativa de gastos e avalie se eles se encaixam no orçamento do casal. Caso não seja viável, é preciso refletir sobre formas de aumentar os ganhos e potencializar a renda.

Prepare a casa para a chegada do bebê

O casal já se decidiu sobre ter mesmo um filho? Ótimo! Vocês estão preparados e seguros para tal. Então, chegou a hora de avaliar quais serão as mudanças necessárias na casa ou apartamento, para que ela receba bem o novo membro da família.

Nesse quesito, o planejamento familiar requer alguns cuidados, como a instalação de redes de proteção nas janelas. Mas o principal, no primeiro momento, é decidir em qual cômodo será colocado o berço e os demais móveis do bebê. Depois de decidir isso, é hora de pesquisar preços e pensar na decoração.

Se você ainda não tem a segurança de um imóvel próprio, é hora de entrar em um consórcio de imóvel — as vantagens são muitas. Além de ser um investimento, é de um passo importante para a família e uma segurança extra para o seu filho que está por vir.

Busque se comunicar claramente na relação

A transparência é um dos pilares de uma relação de sucesso. Por isso, o planejamento familiar requer sintonia, clareza e confiança. Então, mais do que evitar o desperdício de dinheiro, vocês (como casal) devem ser companheiros e apostar em uma conexão sólida para que a chegada do bebê aconteça com toda a tranquilidade.

Um bom planejamento familiar é estruturado a partir de alguns pilares. Entre eles:

  • manter uma boa rotina de organização financeira, compilando ganhos e gastos em uma planilha para o casal;
  • ter ampla noção sobre os gastos que serão adicionados com a chegada do bebê — e se preparar para tal;
  • arrumar a casa ou investir no primeiro imóvel, o que traz muita segurança para a família;
  • construir uma relação sólida e transparente, sem infidelidade financeira.

Levando em conta todos esses pontos mencionados, você e sua família certamente estarão mais preparados para crescer e receber um bebê!

Gostou de conferir essas dicas sobre planejamento familiar? Então, que tal dar o próximo passo e aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto? Baixe o nosso e-book sobre planejamento familiar!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.