Quer fazer um investimento empresarial? Veja como o consórcio pode ajudar

Muitos empreendedores buscam formas de fazer um investimento empresarial de forma segura, mas, como nem sempre conhecem as regras de aplicações financeiras, ficam com receio. Nesse cenário, apostar em um consórcio é uma excelente forma de aumentar o patrimônio de sua empresa.

Além de ser seguro, o consórcio é de fácil adesão e tem planos voltados para cada perfil de investidor. Como um consórcio pode ser utilizado como investimento empresarial e quais as vantagens dessa prática? Vamos responder a essas e outras perguntas ao longo deste post!

O que é e como funciona um consórcio?

Um consórcio nada mais é do que uma forma de compra programada, na qual se reúne um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que contribuem com um valor mensal. O objetivo é criar uma poupança para comprar um bem, que pode ser um automóvel, imóvel, equipamento agrícola etc.

Então, cada mês um integrante do grupo é contemplado por sorteio ou lance e recebe uma carta de crédito no valor total da cota que foi adquirida. O contemplado recebe o documento, independentemente de quantas parcelas tenham sido pagas, desde que o pagamento esteja em dia.

Qual a importância de compreender as principais regras de um consórcio?

O consórcio oferece muitas vantagens, mas é preciso compreender as principais regras que regem o contrato. A principal delas é a respeito da inadimplência, pois, se você atrasar suas parcelas, não poderá participar do sorteio nem oferecer lances.

Entender este ponto é importante para que você escolha uma carta de crédito que tenha parcelas que cabem no seu bolso. Outro fator importante é em relação ao resgate da carta em valor monetário. Isso é permitido, mas é preciso esperar o fim do contrato.

Quando você entende essas regras, consegue planejar direitinho a compra do bem ou serviço que deseja. Além disso, ao conhecer como um consórcio funciona, você não corre o risco de contratar uma empresa fraudulenta e perder seu dinheiro.

Como um consórcio imobiliário pode ser utilizado como investimento empresarial?

O crédito de um consórcio pode ser utilizado para diversos fins. Além de poder comprar um imóvel para o negócio operar, o valor da carta de crédito pode ter diversos fins que ajudam a aumentar a rentabilidade da empresa e, ainda, garantir o futuro do empreendimento.

A seguir, vamos mostrar como usar a carta de crédito como investimento empresarial.

Investir em imóveis para locação

Empreendedores sabem muito bem que os lucros do negócio dependem da situação financeira. Então, em tempos de recessão, pode ser difícil manter a empresa, caso ela não tenha um bom capital de giro.

Uma boa forma de aumentar o rendimento da empresa é investir em imóveis para locação. Dessa forma, sua empresa terá outras formas de rendimento, além da comercialização de produtos e serviços, e terá um bom capital de giro para tempos de crise e para investimento na expansão do negócio.

Comprar novos equipamentos

Como já citamos ao longo do texto, ao término do consórcio você pode resgatar o valor da carta de crédito em dinheiro. O valor pode ser utilizado para modernização da empresa e compra de novos equipamentos, mais rápidos e eficientes.

Aumentar o espaço

É normal começar um negócio em um espaço pequeno. Mas, depois que a empresa cresce, é necessário um local maior para receber os clientes e ter mais produtos à venda. Nesse cenário, o consórcio imobiliário é interessante, pois permite que você compre uma sala comercial sem pagar os juros abusivos de um financiamento bancário.

Sair do aluguel

Pagar aluguel de um espaço todo mês é um peso para empresas, principalmente para negócios pequenos. Além disso, há risco de o proprietário pedir o imóvel e você não ter tempo de procurar outro local adequado.

Então, comprar um imóvel por consórcio é uma das melhores opções de investimento empresarial que você pode fazer, pois terá seu próprio espaço. Nesse caso, o valor que seria destinado ao aluguel pode ser direcionado para melhorias na empresa.

Quais são as vantagens de fazer um consórcio de imóveis como investimento empresarial?

O consórcio apresenta diversas vantagens. Talvez a maior de todas seja a possiblidade de comprar um bem sem pagar altas taxas de juros, já que o consorciado tem custo com taxas administrativas, que são bem mais leves do que juros bancários.

A seguir, vamos citar outros benefícios que o consórcio oferece para empreendedores. Veja só!

Flexibilidade para usar o crédito

No consórcio, você pode utilizar o valor da carta de crédito para comprar qualquer bem da categoria contratada. Então é possível comprar desde uma pequena sala em um bairro central como um terreno para construção do estabelecimento.

Esse fator é bastante positivo, pois você não fica preso a um tipo de imóvel. Por exemplo: quando você faz um financiamento bancário, deve escolher no momento da contratação se o crédito será utilizado para compra de um imóvel residencial ou comercial.

No entanto, se o objetivo do negócio é outro, vale esperar o tempo necessário para resgatar a carta de crédito em dinheiro e investir no crescimento da empresa.

Possibilidade de adiantar o pagamento

Parece estranho falar em fazer um consórcio como boa opção para investimento empresarial, já que o tempo do contrato é longo. Além disso, não há garantias de que você será contemplado nos primeiros meses. Mas a boa notícia é que é possível ofertar um lance como forma de conseguir antecipar sua contemplação, caso o seu lance seja o maior. E também você pode quitar a dívida em um prazo bem menor do que o de vigência do contrato.

O consorciado pode pagar várias parcelas subsequentes e adiantar o valor das últimas parcelas, diminuindo o tempo de pagamento. Há ainda a opção de reduzir o valor das parcelas subsequentes. Nesse caso, quando é feita quitação das mensalidades finais, o valor é diluído nas restantes, deixando o valor menor.

Como você viu, o consórcio é uma excelente forma de fazer um investimento empresarial, mas é preciso contar com uma administradora confiável. Nesse cenário, a Bamaq se destaca, pois já tem mais de 25 anos de história e trabalha focada nas necessidades dos seus clientes.

Gostou do post e quer saber como fazer um consórcio para sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos consultores!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.