Gastos desnecessários: 4 despesas para rever no orçamento familiar

Muitas vezes, os gastos desnecessários são responsáveis por grandes impactos nas finanças pessoais. São eles, aliás, que podem distanciar você da realização de um sonho, como comprar um apartamento ou fazer uma viagem internacional. Então, se o seu objetivo é ter boas práticas de educação financeira, saiba que será necessário rever algumas contas. 

No Brasil, o percentual de famílias endividadas alcançou 65,6%. A informação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) impressiona. No entanto, muitas dessas dívidas poderiam ser evitadas com um bom uso do cartão de crédito, do cheque especial ou de compromissos com cheque pré-datado. Nesse ponto entra a importância de saber como o seu dinheiro está sendo gasto e de se organizar para que ele esteja se transformando em patrimônio.

Parece interessante, não é mesmo? Por isso, preparamos este conteúdo para mostrar como é simples cortar gastos desnecessários. Confira, a seguir, algumas despesas que podem ser repensadas.

4 gastos desnecessários para rever no orçamento

De acordo com a educadora financeira Nathalia Arcuri, “perseguir um objetivo importante e genuíno, ancorado em um propósito que tem a ver com os nossos valores, exige escolhas e renúncias”. Essa frase não poderia se encaixar melhor na ideia de repensar o desperdício de dinheiro, não é mesmo?

É com os pequenos gastos e as contas picadas que o dinheiro desaparece da conta bancária. Quem nunca passou pela situação de um dia sacar um grande valor no banco e no outro dia perceber que as notas se transformaram em moedas — e você nem mesmo sabe como gastou tudo? Por isso, saber como administrar o seu dinheiro é essencial!

Dentro do escopo de aprimoramento das habilidades de gestão financeira, deve existir uma rotina de análise de despesas. Para isso, se organize e encare a realidade. Veja só:

Não é necessário se assustar. Você não precisará cortar todos os seus luxos, apenas os gastos desnecessários. Trata-se de uma questão de escolhas, de avaliar quais são as suas prioridades. Por exemplo: você prefere trocar de carro ou comprar roupas novas todo mês? O que vai trazer um impacto mais positivo para o seu futuro?

Agora que você já entende como o desperdício de dinheiro é prejudicial para a sua saúde financeira (e da sua família), veja por onde começar a rever as suas contas.

1. Assinatura de TV a cabo

Os tempos mudaram e, hoje, 9 a cada 10 brasileiros utilizam serviços de streaming. A informação mostra como o hábito de uso da televisão mudou. Por isso, já não é mais tão necessário contar com amplas assinaturas de TV a cabo para ter boas possibilidades de lazer com a televisão.

Por isso, a primeira forma de cortar gastos desnecessários é avaliar o perfil do seu pacote de TV — ou combo de assinatura para uso de telefone fixo e internet. Reveja como é o seu uso, converse nas operadoras e busque uma opção mais em conta. Talvez você tenha que abrir mão de alguns canais. Mas será que você realmente precisa deles?

2. Pedidos de comida por aplicativo e refeições fora de casa

Você já parou para avaliar o quanto gasta com refeições em restaurantes, lanchonetes ou com delivery de comida? O valor provavelmente é alto. Uma pesquisa recente mostra que o brasileiro gasta, em média, 7% do orçamento em pedidos de refeições por aplicativos.

É inegável que o hábito é uma facilidade na rotina, mas existem alguns fatores que devem ser avaliados, além do baque financeiro. Você já parou para pensar na qualidade da comida que está consumindo? Uma reorganização na rotina, com deliciosas comidas caseiras, pode trazer mais saúde e economia para a sua vida.

3. Excesso de compras por impulso

Em tempos de promoção ou em dias de desânimo, as compras por impulso podem acontecer. Para piorar a situação, hoje em dia nem mesmo é necessário sair de casa para gastar. Existem milhares de lojas virtuais, abertas 24 horas por dia e sete dias por semana. Ou seja, a tentação é recorrente.

Mas são os gastos desnecessários — como em roupas, calçados e itens para casa — que podem afastar você do sonho da casa própria, por exemplo. Portanto, é muito importante ter clareza sobre os seus objetivos para que você consiga ter força de vontade e só gastar com o que realmente vai trazer benefícios para o seu futuro.

4. Compras erradas no supermercado

Alguns desperdícios são comuns, como as compras erradas no supermercado. Se você é do tipo que precisa jogar alimentos no lixo porque venceram ou estragaram, você está jogando dinheiro fora. Por isso, planejar, pesquisar e avaliar datas de validade são atitudes que fazem toda a diferença na hora de organizar as suas compras. Assim você evita gastos desnecessários com alimentos e outros produtos.

No mais, você também pode (e deve) optar por fazer as compras em supermercados que têm preços melhores. Muitas vezes, as mesmas marcas podem ser encontradas em promoções muito atrativas em algumas redes. Tudo é questão de organização.

Até aqui você já tem um longo exercício pela frente, certo? Afinal, alterar tantos hábitos pode trazer muitas mudanças para a sua rotina. Para economizar, poupar e investir, é essencial ter disciplina, comprometimento e foco no seu futuro. Mas saiba que valerá muito a pena! 

Você já sabe o que fazer: separe um tempo, reúna a família e faça uma análise estratégica completa dos seus gastos. Reveja contas recorrentes, gastos picados e prepare-se para ter controle das suas finanças.

Agora que você já sabe como cortar gastos desnecessários, que tal fazer o nosso quiz e descobrir como economizar dinheiro

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.