Estabilidade financeira na aposentadoria: como garantir?

Foi-se a época em que as pessoas só pensavam na aposentadoria quando esse momento chegava. Com todas as informações que temos ao nosso alcance hoje, a ideia de que a estabilidade financeira na aposentadoria começa a ser construída desde cedo tem se fortalecido cada vez mais.

Isso significa que desde a conquista da sua independência financeira, você já pode fazer um planejamento em longo prazo para garantir uma vida mais confortável na terceira idade. Afinal, diante da crise econômica e das mudanças na previdência, depender somente do auxílio do governo não é a melhor opção para ninguém.

Quer saber o que você pode fazer hoje para ter mais tranquilidade no futuro? Confira nossas dicas:

Os desafios do brasileiro durante a aposentadoria

Em tese, a terceira idade deveria ser a época em que as pessoas colhem os bons frutos dos anos de trabalho, vivendo com tranquilidade e segurança. No Brasil, porém, a aposentadoria pode representar incertezas e perda de qualidade de vida, já que nem todos chegam a essa fase com estabilidade financeira.

A renda do aposentado não é a mesma do trabalhador ativo, e por isso esse período precisa ser programado com cuidado. Para evitar dívidas ou a necessidade de continuar trabalhando, o ideal é que a aposentadoria seja planejada desde o começo da vida profissional.

Ninguém quer diminuir seu padrão de vida ao se aposentar, e nem espera ter que trabalhar arduamente durante os anos em que deveria compensar o esforço realizado anteriormente. Diante da instabilidade, porém, é isso que muitos aposentados estão fazendo.

A crise abriu os olhos da população para a necessidade de se educar financeiramente e pensar em longo prazo. Em um cenário de desemprego, instabilidade econômica, aumento da taxa de juros, oscilação de preços e recessão na previdência, a realidade dos aposentados se torna desafiadora.

Dicas para conquistar a estabilidade financeira

Diante do contexto de desafios apresentado acima, é importante encontrar saídas para viver bem. Por isso, a estabilidade financeira na aposentadoria deve começar a ser conquistada o mais cedo possível, permitindo passar por esse período com mais conforto e satisfação.

Tenha em mente que, quanto antes você começar a economizar, mais tempo terá para juntar uma boa reserva. Isso quer dizer que você não precisa esperar ganhar muito dinheiro para se planejar: o compromisso de depositar todo mês importa mais do que o valor de que você dispõe para isso agora.

É importante lembrar que o dinheiro para a aposentadoria não deve comprometer seu orçamento doméstico e nem extinguir a sua reserva de emergência, e o planejamento financeiro deve considerar esses aspectos. Por isso, acompanhe as suas contas fixas, veja onde é possível cortar gastos e defina o valor que vai para cada reserva mensalmente.

Invista em bens duráveis

É claro que consumir produtos da moda, fazer viagens bacanas e comer em bons restaurantes são programas agradáveis, mas a vida não pode se limitar a isso. Mesmo sendo uma época de aproveitar o poder de compra e as vantagens do dinheiro, a juventude também é o período de construir patrimônio e pensar no futuro.

Nossa dica aqui é não deixar de investir em bens duráveis. Comprar um carro, por exemplo, não é só uma questão de status ou facilidade na locomoção: trata-se também de investir seu dinheiro em um produto que vai ser seu por muitos anos.

Outro investimento muito válido é comprar a casa ou apartamento próprio. Um imóvel adquirido durante os anos de trabalho fará toda a diferença na sua aposentadoria, garantindo mais tranquilidade e estabilidade financeira. Se for possível comprar mais de um, você pode até transformá-los em uma grande fonte de renda.

Mas lembre-se: não vale a pena se endividar para construir um patrimônio. Ao pagar altas taxas de juros, você está, na verdade, perdendo dinheiro. O ideal é se planejar para fazer essas compras à vista, então não deixe de analisar a opção do consórcio. Assim, você compra o produto de forma parcelada e sem juros.

Encontre uma forma de gerar renda extra

A melhor maneira de conquistar a estabilidade financeira na aposentadoria é não depender exclusivamente da previdência social. O ideal é que o auxílio do INSS corresponda a menos de 50% da sua renda de aposentado, então é preciso ter outras fontes em mente. Mas quais são as alternativas?

Uma boa estratégia é a que apresentamos anteriormente: investir em bens duráveis e construir patrimônio. Carros e apartamentos podem ser uma boa fonte de renda caso você monte um negócio ou alugue esses bens. Essas são formas interessantes de complementar a aposentadoria.

Outra opção é pagar uma previdência privada. Nesse caso, uma parcela do seu salário (cujo valor é definido por você) será reservada para esse serviço, formando uma espécie de poupança para a sua aposentadoria. Mas atenção: é importante não deixar de contribuir com o INSS, pois as regras de aposentadoria no país dependem dos anos de contribuição.

Investir hoje também pode representar aumento da sua renda no futuro. Há diversas opções de investimentos no mercado, e é possível começar mesmo com pouco dinheiro. Como já dissemos, o consórcio é uma boa opção de baixo custo para quem quer desenvolver disciplina e criar o hábito de poupar.

Conte com a ajuda dos familiares

Nenhuma conquista é solitária, principalmente quando o aspecto financeiro está em jogo. Se você é um dos responsáveis pela sua família, é preciso que todos se engajem no objetivo de planejar o futuro. Até mesmo os filhos podem receber educação financeira desde cedo!

Ao programar a aposentadoria, você estará definindo metas para a vida toda, e por isso contar com a ajuda dos familiares é imprescindível. Afinal, é preciso organizar o orçamento e construir o patrimônio da família para que todos tenham mais conforto no futuro.

Os familiares também são importantes para dar suporte aos seus anos de trabalho e ajudar na decisão sobre o momento ideal de aposentadoria. Tenha em mente que eles sempre devem fazer parte dos seus planos, já que a sua decisão de parar de trabalhar afetará diretamente a rotina de todos.

Faça investimentos em longo prazo desde cedo

Como você viu, o caminho até a estabilidade financeira passa necessariamente pela estrada da economia. Hoje, poupar dinheiro é a melhor maneira de acumular patrimônio e garantir seu padrão de vida no futuro.

Há pouco tempo, os brasileiros tinham poucas informações sobre economia e não desenvolviam o hábito de poupar e investir seu dinheiro. Mas essa realidade está mudando, e cada vez mais pessoas têm estudado as opções disponíveis no mercado para diversificar seus investimentos e aumentar sua renda.

Para quem vai começar agora, é preciso ter cautela e procurar alternativas de baixo custo e nenhum risco. Mais uma vez, vale lembrar que o consórcio é uma ótima solução nesse caso: com parcelas acessíveis, você é capaz de desenvolver disciplina e sem correr o risco de perder dinheiro.

Depois de trabalhar por décadas, você merece conforto e estabilidade financeira na aposentadoria. Para garantir essa conquista, não perca seus objetivos de vista: construa desde já as condições necessárias para manter um bom padrão de vida no futuro!

Agora que você já está por dentro do assunto, que tal ajudar outras pessoas planejar os próximos anos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e marque os amigos que vão gostar dessas dicas para garantir estabilidade financeira na aposentadoria!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.