Estabilidade financeira: 7 segredos para você conseguir a sua

A estabilidade financeira é o sonho de todo mundo. Poder se planejar a longo prazo para realizar viagens, adquirir bens ou mesmo investir em novos empreendimentos é uma conquista à qual poucos têm acesso. Muitos culpam a crise financeira pela dificuldade de se estabilizar, mas será que somente ela é a responsável?

De fato, nos últimos anos, a instabilidade que o Brasil enfrenta tem dificultado a busca por maiores realizações. Mas também há uma parcela de culpa que pode ser atribuída à organização financeira, pois nem todos estão dispostos a tirar algumas horas do dia para se planejar, avaliar as melhores soluções e utilizar o seu dinheiro com sabedoria.

E este é o grande segredo daqueles que conseguem a estabilidade financeira, porque, em algum momento da vida, essas pessoas pararam para pensar o que fazer com seus recursos financeiros. Quem consegue agir dessa forma, certamente tem mais chances de obter sucesso no futuro.

Se você quer fazer parte desse primeiro grupo, fique atento às dicas abaixo e veja como você pode começar a trilhar o caminho da estabilidade financeira com atitudes que devem ser tomadas já!

1. Faça um planejamento financeiro completo

O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem quer atingir a estabilidade nas finanças. A organização é fundamental para que a sua vida tenha a qualidade que o seu dinheiro permite ter.

Um erro que as pessoas cometem, e que acaba arruinando os planos de se conseguir acumular patrimônio, é estarem constantemente com seus orçamentos estourados. Dessa forma, as dívidas se acumulam, e os juros sugam a capacidade financeira.

O planejamento deve ser completo, incluindo todas as receitas e despesas da casa. Cada centavo gasto deve ser listado na planilha, que deve ser atualizada semanalmente, junto com toda a família.

Dessa forma, você passa a ter uma visão global dos seus gastos e pode eliminar excessos e realocar despesas para tornar o orçamento mais eficiente.

2. Invista na sua carreira

Quem não investe na própria carreira acaba ficando estagnado na profissão. Nessa situação, além da desmotivação que é gerada, há ainda o lado financeiro. Sem crescer profissionalmente, você não incrementa suas finanças e acaba não conseguindo acumular o patrimônio necessário para se estabilizar.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, principalmente em razão do pequeno número de vagas que têm sido aberto pelas organizações. Assim, quem possuir mais qualificações será privilegiado em eventuais promoções ou mesmo em processos seletivos.

Se você tem apenas o curso superior no currículo, chegou a hora de buscar novas atualizações. Pós-graduação, MBA e participação em cursos e seminários devem estar no seu horizonte. Mas, antes de começar a investir, pense sobre o que você deseja para o seu futuro.

A oferta de cursos é muito grande, e você precisa escolher aquele que pode levá-lo a realizar seus objetivos profissionais. Por exemplo: para quem quer seguir carreira acadêmica, o mestrado é uma boa solução. Se você, por outro lado, prefere investir em uma grande organização, incluindo um cargo de liderança, o MBA Executivo é o caminho mais indicado.

3. Prefira consórcios a financiamentos

Não há dúvidas de que os financiamentos são uma maneira eficaz de se conquistar patrimônio. O problema é que se paga caro por isso, porque os juros dos financiamentos de veículos ou imóveis são altíssimos e, dependendo do valor que você tiver disponível para dar de entrada, pode acabar pagando em dobro pela aquisição.

Se você está pensando em financiar um carro, por exemplo, considere a opção de participar de um consórcio. As taxas são bem mais baixas e não há tanta burocracia. Além disso, você pode dar um lance maior quando quiser ser contemplado.

E não é só para o automóvel que você pode fazer um consórcio: existem opções para a compra de imóveis e até mesmo para a obtenção de recursos financeiros.

4. Tenha sempre uma reserva para emergências

Por mais que você se planeje, emergências podem acontecer com qualquer um. Para evitar o endividamento nessas horas, o ideal é que você se planeje para manter uma boa reserva financeira.

Nesse sentido, o planejamento financeiro é um ótimo aliado. Na hora de fazer a divisão das despesas, tente reservar pelo menos 10% da receita familiar para a reserva de segurança.

Depois, escolha uma forma de investir que tenha a liquidez necessária para que você possa retirar o recurso quando for preciso.

5. Não compre por impulso

As compras por impulso são as grandes vilãs do orçamento doméstico e são muito comuns entre os brasileiros. Muitas pessoas não resistem às promoções nas vitrines das lojas e acabam adquirindo itens dos quais não precisam.

A melhor maneira de evitar as compras por impulso é restringir os seus meios de acesso a esses itens. Portanto, tente manter apenas um cartão de crédito, não saia de casa com muito dinheiro na carteira e mantenha-se longe de locais que são atrativos para você.

Caso você esteja tentado a comprar algo que não é necessário, adie ao máximo a aquisição. Dê uma volta e pense um pouco mais. A maioria das pessoas que consegue agir dessa forma acaba não voltando!

6. Pague as contas em dia

Não deixe que suas contas se acumulem. Para isso, pague-as assim que receber os boletos. Dessa maneira, você terá uma visão real das suas possibilidades financeiras no mês.

Se for muito necessário atrasar o pagamento de alguma conta, opte por deixar de lado aquelas com multas menores, que fazem pouca diferença se forem quitadas alguns dias depois do vencimento.

7. Pense em uma renda extra

A Internet oferece muitas opções para quem quer buscar uma renda extra. Que tal explorar mais os seus talentos individuais? Além de complementar o salário e ajudar na busca pela estabilidade financeira, um trabalho extra pode ser importante para você se distrair fora da empresa, desde que consiga trabalhar com algo que goste.

Como você viu, a melhor maneira de se conseguir a tão sonhada estabilidade financeira é aumentar seus rendimentos e diminuir seus gastos. Assim, você conseguirá acumular patrimônio para garantir a tranquilidade da sua família no futuro!

Se você gostou deste post, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas suas redes sociais!

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.