9 dicas para reduzir custos com as despesas de casa e economizar

Equilibrar o or├ºamento familiar sem abrir m├úo do conforto ├® um desafio e tanto. Contudo, ├® perfeitamente poss├¡vel reduzir as despesas de casa e manter um bom padr├úo de vida, mas dentro da realidade da fam├¡lia.

Por isso, na hora de pensar em cortar gastos, ├® necess├írio envolver todos, inclusive as crian├ºas. Elas devem aprender desde cedo o valor do dinheiro e que, se ajudarem a economizar, ter├úo mais conforto e poder├úo fazer aquela viagem nas f├®rias.

Neste post, vamos dar dicas de como conter as despesas de casa e ter uma vida financeira equilibrada. Confira!

1. Anote todas as suas despesas

Poucas pessoas têm o hábito de anotar todas as despesas de casa. Então, nem sabem para onde vai a maior parte do salário, o que torna mais difícil saber o que está sendo gasto desnecessariamente e quais despesas podem ser cortadas de seu orçamento.

Para ter um controle de seu dinheiro, o ideal ├® anotar tudo que entra e sai. Assim sendo, registre seu sal├írio do m├¬s e outras bonifica├º├Áes, caso existam, e anote cada real gasto, mesmo que seja em um simples cafezinho.

Você pode fazer um controle de seus gastos por meio de uma planilha de Excel ou de aplicativos de educação financeira.

2. Crie uma rotina de controle

N├úo adianta ter um controle de gastos eficiente em um m├¬s e, no outro, extrapolar o or├ºamento da fam├¡lia. O ideal ├® criar uma rotina, estabelecendo o que dever├í ser feito para economizar uma certa quantia. Por exemplo: se voc├¬ quer poupar 5% de sua renda no primeiro m├¬s, deve estabelecer par├ómetros para atingir esse objetivo.

Voc├¬ pode aumentar o valor gradativamente, ou seja, com o passar dos meses, estabelecer uma meta de economia maior. Por exemplo: se sua meta ├® reduzir em 20% os custos com contas de casa, pode come├ºar cortando despesas aos poucos para a fam├¡lia se adaptar. Isso porque, ao fazer mudan├ºas bruscas no estilo de vida dos membros da casa, fica mais dif├¡cil para todos cooperarem.

3. Utilize o cart├úo de cr├®dito com sabedoria

O cart├úo de cr├®dito pode ser seu maior aliado ou vil├úo ÔÇö depende da forma que ele ├® utilizado. Apesar de a taxa de juros ter ca├¡do, clientes que caem no pagamento rotativo do cart├úo pagam uma taxa de quase 300% ao ano. Imagine o que voc├¬ poderia fazer apenas com o dinheiro da taxa de juros de seu cart├úo!

Então, se quer usar o dinheiro de plástico, tenha prudência. Utilize o cartão apenas quando necessário e pague sempre o valor total da fatura. Caso atrase algum mês, entre em contato com a operadora para parcelar a dívida, evitando juros mais abusivos.

4. Evite gastos sup├®rfluos

Para controlar as despesas de casa, ├® necess├írio identificar e cortar gastos sup├®rfluos. Se voc├¬ e sua fam├¡lia t├¬m o h├íbito de ir ao cinema todos os finais de semana ou sempre comprar roupas novas ou acess├│rios de moda, talvez esteja na hora de repensar seus h├íbitos.

Ir a um barzinho com os amigos todos os finais de semana e pagar TV por assinatura tamb├®m s├úo h├íbitos que podem causar um “rombo” no or├ºamento dom├®stico. Ent├úo, a fim de reduzir os gastos e fazer um planejamento financeiro para toda a fam├¡lia, corte ou, pelo menos, diminua essas despesas.

5. Repense o consumo de água

Tem vazamentos de ├ígua em sua casa? Mande consertar imediatamente, pois isso aumenta consideravelmente sua conta de ├ígua. O h├íbito de lavar cal├ºadas e ├íreas comuns da casa ├® outro fator que eleva muito o consumo de ├ígua da fam├¡lia.

Uma boa op├º├úo para reduzir o consumo ├® reaproveitar a ├ígua da chuva ou da lavagem de roupas para lavar essas ├íreas em sua casa. Na hora de lavar roupas e lou├ºas, o ideal ├® usar a capacidade total das m├íquinas para n├úo desperdi├ºar ├ígua.

6. Economize na conta de luz

A conta de energia el├®trica ├® um dos maiores vil├Áes do or├ºamento dom├®stico. Isso porque as pessoas ficam muito tempo embaixo do chuveiro ÔÇö o equipamento ├® respons├ível por uma grande parte do valor pago para a companhia el├®trica.

Logo, para reduzir as despesas de casa, comece diminuindo o tempo no banho. Apagar as luzes quando sair de um c├┤modo, evitar abrir a geladeira a todo momento e n├úo deixar aparelhos ligados em standby tamb├®m s├úo medidas simples, mas que diminuem os custos com a conta de luz.

7. Fa├ºa as refei├º├Áes em casa

Fazer as refei├º├Áes em casa ou levar comida para o trabalho ├® muito mais barato do que comer em restaurante. Al├®m disso, cozinhar suas pr├│prias refei├º├Áes ├® mais saud├ível, pois voc├¬ sabe a proced├¬ncia dos alimentos e a forma que eles foram preparados.

Pedir lanches e fast-food por delivery tamb├®m ├® um dos ladr├Áes do dinheiro. Ent├úo, se voc├¬ tem esse h├íbito, est├í na hora de mudar e priorizar uma alimenta├º├úo saud├ível e feita em casa.

8. Leve uma lista de compras ao supermercado

Ir ao supermercado ├® uma rotina comum, mas se voc├¬ n├úo faz uma lista, compra coisas desnecess├írias e acaba gastando mais do que devia. Dessa forma, compra alimentos que n├úo s├úo consumidos, desperdi├ºando dinheiro e comida. Por isso, antes de ir ├ás compras, anote o que est├í faltando na despensa e geladeira.

Evite comprar guloseimas em excesso e priorize os itens realmente necessários. Claro que vale levar doces e algo gostoso para a família, mas sem exageros para que o valor da compra não fique mais alto do que o esperado.

9. Faça um consórcio

Parece estranho falar sobre isso, mas fazer um cons├│rcio ├® uma forma de reduzir as despesas de casa. Como? Voc├¬ ter├í um valor fixo para pagar por m├¬s. Para honrar esse compromisso, vai deixar de gastar com coisas sup├®rfluas e, depois de pagar o cons├│rcio, ter├í um bem ou dinheiro.

Lembre-se de que o cons├│rcio ├® uma poupan├ºa programada. Ent├úo, se voc├¬ n├úo quiser usar sua carta de cr├®dito para compra de um produto ou servi├ºo, pode resgatar o dinheiro ao final do prazo vigente do contrato.

No entanto, ├® preciso escolher uma administradora de cons├│rcio confi├ível. A Bamaq j├í est├í no mercado h├í mais de 25 anos e tem foco na necessidade do cliente. Portanto, antes de vender um cons├│rcio, estudamos seu perfil para saber qual a solu├º├úo mais adequada para voc├¬.

Essas foram nossas dicas para voc├¬ reduzir as despesas de casa e ter uma vida financeira equilibrada. Fa├ºa um teste por alguns meses e depois observe como as finan├ºas da fam├¡lia ficar├úo melhor. Tenha certeza de que at├® o relacionamento vai melhorar, pois a rela├º├úo dos membros da fam├¡lia com o dinheiro influencia o bem-estar de todos na casa.

Essas informa├º├Áes foram ├║teis para voc├¬ saber como diminuir gastos e ter um or├ºamento dom├®stico equilibrado? Ent├úo, entre em contato conosco agora mesmo para saber como fazer um cons├│rcio!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.