Consórcio de utilitários: tudo que você precisa saber sobre o assunto

A chance de trabalhar por conta própria tem se tornado cada vez mais vantajosa no Brasil, principalmente em períodos de crise. Se esse também é o seu sonho, ele pode estar mais perto do que você imagina. Já pensou na possibilidade de contratar um consórcio de utilitários?

Muitos brasileiros iniciam um negócio buscando uma fonte de renda extra em períodos difíceis. Desses, uma boa parte consegue se consolidar e deixar seus empregos formais para se tornar empreendedor em tempo integral. A compra de um utilitário por consórcio pode proporcionar isso.

Planejando-se dessa forma, você consegue investir com pouco dinheiro e sem se endividar, adquirindo um veículo que pode servir como fonte de renda extra ou principal. Quer saber mais? Neste post, trouxemos informações completas sobre o assunto. Aproveite!

O que é o consórcio de utilitários?

Os veículos utilitários são aqueles que oferecem maior espaço interno, servindo tanto como um carro de passeio quanto de trabalho. Eles têm mais capacidade de carga e podem transportar objetos ou pessoas, proporcionando conforto para um número maior de passageiros.

Entre as opções de utilitários, há desde carros mais esportivos até os micro-ônibus (minibus) ou vans. A disponibilidade desses modelos é bem variada, favorecendo a escolha de acordo com o negócio que você deseja abrir. Veja algumas possibilidades para quem quer comprar uma van e complementar a renda:

Transporte escolar

Essa é uma atividade muito comum entre os que fazem o consórcio de utilitários. Com a rotina cada vez mais corrida dos pais, o serviço de transporte escolar é muito requisitado. Portanto, é uma fatia do mercado que está em constante crescimento. Isso faz dele uma ótima opção de renda para quem quer iniciar o próprio negócio.

Transporte de funcionários

Preocupadas em oferecer diferenciais competitivos no mercado, muitas empresas estão investindo no deslocamento de seus funcionários. Dessa forma, elas promovem qualidade de vida e aproveitam vantagens, como aumento na produtividade e diminuição na rotatividade dos colaboradores.

Assim, fazer esse transporte também é um nicho interessante para quem compra um utilitário. Nesse serviço, você pode fechar rotas fixas com uma ou algumas empresas próximas, garantindo uma renda constante. Essa é uma demanda crescente hoje em dia, principalmente próximo a municípios industriais.

Transporte turístico

Se você mora em uma cidade turística, pode aproveitar esse mercado para oferecer passeios no próprio município ou em locais próximos. Definir uma rota de turismo e divulgar o serviço para quem está visitando a região é uma ótima forma de garantir retorno financeiro.

Quem procura apenas uma renda extra pode focar nesse nicho nos fins de semana, mas, se você quer usar a van como salário principal, é possível fechar parcerias com empresas turísticas e atender clientes todos os dias.

Outra opção para transporte turístico é levar pessoas para festivais e shows em municípios vizinhos. Muitas cidades oferecem essa oportunidade e vários grupos de jovens se organizam e procuram o serviço, que é a forma mais segura de se deslocar para um evento no qual haverá bebida alcoólica.

Fretamento para viagens

Os utilitários também podem ser uma alternativa às viagens de ônibus. Algumas pessoas preferem se deslocar em veículos menores. Além disso, é comum que amigos organizem grupos pequenos para fazer uma viagem e não queiram enfrentar o movimento das rodoviárias. Alugando uma van, essas pessoas têm mais comodidade, fazem uma viagem mais rápida e podem até mesmo contratar o motorista para levá-las aos passeios.

Transporte urbano

Algumas cidades brasileiras permitem que as vans sejam usadas como mais uma opção de transporte, complementando a oferta dos ônibus e metrôs, por exemplo. Trabalhar com esse serviço é bastante lucrativo, pois você garante a constância de passageiros durante todo o dia e todos os meses do ano. Os interessados precisam se informar junto à prefeitura sobre essa possibilidade.

Frete de cargas

O transporte de passageiros não é a única possibilidade dos veículos utilitários. O espaço amplo também permite serviços de frete. Assim, você pode atender pessoas que estejam se mudando ou empresas que precisam de suporte em sua logística de cargas, por exemplo. Comprar uma van e atuar nesse mercado é uma alternativa interessante aos caminhões de frete, que não são ideais para cargas menores.

Food truck

Essa é outra opção para quem não pretende trabalhar com transporte de passageiros. Há muitos anos temos o comércio de comida de rua no Brasil, mas o food truck tornou o conceito mais atrativo. Personalizar a van e trabalhar com experiências gastronômicas se tornou um ótimo nicho, principalmente se ainda não existirem muitos negócios desse tipo na sua cidade.

A que público esse tipo de consórcio atende?

Atualmente, existem opções de consórcios para os mais diversos objetivos, seja realizar o sonho da casa e do carro próprio, pagar um serviço estético ou comprar máquinas agrícolas, por exemplo. O consórcio de utilitários é o ideal para quem, mais do que um carro, busca uma fonte de renda.

Conquistar a estabilidade financeira é o desafio de muitos brasileiros, sejam jovens em início de carreira ou pessoas que já têm experiência e estão em busca de oportunidades mais lucrativas. Em épocas de crise econômica, como a que enfrentamos agora, se torna ainda mais relevante buscar outras oportunidades.

Assim, o consórcio de utilitários é uma ótima opção tanto para quem deseja complementar seu salário sem sair do emprego atual quanto para quem está procurando outra profissão para exercer. Ter o próprio negócio agrega flexibilidade e maior lucratividade para a sua vida. É desafiador no início, mas, com o tempo, você pode ganhar muito mais dinheiro do que em um emprego formal.

Quais são as principais vantagens de participar?

Variedade de veículos e serviços

Essa é uma das melhores vantagens do consórcio de utilitários. Para um empreendedor iniciante, contar com tantas opções é um privilégio. Afinal, você tem muito mais liberdade para analisar as demandas e decidir o nicho que quer trabalhar. Acompanhando a variedade de serviços, há diversos modelos de utilitários disponíveis para sua escolha.

Quando a oferta é maior, podemos contar que o preço varia bastante, certo? Por isso, é possível encontrar utilitários com valores bem acessíveis. Cabe a você avaliar a relação custo-benefício, pesquisando com cuidado fatores como qualidade mecânica, segurança e conforto.

Investimento inicial modesto

Começar o próprio negócio não precisa ser uma missão difícil. Fazendo um consórcio de utilitários, você começa a sua empresa sem grandes investimentos iniciais. O maior custo, que é a compra do veículo, será feito de forma programada por meio do consórcio.

O restante da preparação não representa grandes gastos — tendo a carteira de motorista e adequando o veículo aos requisitos da prefeitura, você já está pronto para atuar no mercado. Assim, é possível começar esse negócio de forma simples e aproveitar todas as vantagens de ser o seu próprio chefe.

Flexibilidade de horários

Entre todas as opções para se tornar um empreendedor, adquirir um utilitário é, sem dúvida, uma das melhores. A sua empresa, inicialmente, se resume a um veículo, proporcionando que você administre tudo de forma simplificada. Além disso, ela oferece flexibilidade e se adapta facilmente aos seus planos.

Você pode trabalhar na van apenas nos horários livres ou torná-la sua fonte de renda principal, por exemplo. Mesmo os que se dedicam integralmente ao negócio podem contar com horários flexíveis, sendo possível conciliar com outras atividades ou estar mais presente na rotina da sua família.

Promove saúde financeira

Muitos brasileiros acreditam que só podem começar uma empresa autônoma quando têm muito dinheiro. Essa, felizmente, é uma ideia errada. Por meio do consórcio de utilitários, você inicia seu negócio sem grandes investimentos e, o melhor, sem se endividar. Com certeza, a melhor forma de empreender é conservando sua saúde financeira.

Não é porque você não tem dinheiro para investir agora que precisa desistir do seu sonho. Você não pode comprar um utilitário nesse momento, mas certamente pode separar uma pequena parcela do seu orçamento para esse plano, certo? Contratando um consórcio você constrói o seu sonho aos poucos e tem tempo para planejar o seu negócio.

Essa é uma grande vantagem, principalmente para quem pretende conciliar um emprego formal com o serviço de utilitário. O consórcio ajuda você a se preparar melhor, evitando decisões precipitadas que poderiam colocar em risco o seu capital.

Livra você dos juros

Quando falamos em compra parcelada, muitas pessoas pensam em realizar um financiamento. Entretanto, essa não é a melhor forma de começar uma empresa. Ao financiar algo, você está, na verdade, adquirindo uma dívida. Iniciar um negócio já com uma grande dívida não é o melhor caminho para sua organização financeira.

Com o consórcio de utilitários, você realiza uma compra parcelada, mas totalmente livre de juros. Por se tratar de economia colaborativa, ele promove a aquisição de bens de forma sustentável. O único valor que você vai pagar a mais é referente às taxas de administração do grupo. Além de não cobrar juros, o consórcio também não é tão burocrático quanto um financiamento.

Se você já tem um valor guardado e pensou em dar como entrada em um financiamento, pode usá-lo para oferecer um lance no seu consórcio e antecipar a contemplação. Considerando os juros de um empréstimo, muitas vezes o valor dado de entrada é praticamente perdido no montante final. No consórcio, você não corre esse perigo.

Oferece condições de compra à vista

Imagine fazer uma compra parcelada, mas usufruir de um ótimo desconto para pagamento à vista. Seria impossível? Na verdade, é exatamente o que acontece em um consórcio de utilitários. Embora você divida o valor do bem em mensalidades, vai receber o dinheiro integralmente quando for contemplado com a carta de crédito.

Ou seja, você paga parcelado, mas tem todo o dinheiro nas mãos no momento da compra. Isso proporciona que você negocie o preço do produto e consiga abatimentos por estar pagando o valor integralmente. Assim, a compra por consórcio é muito mais vantajosa.

Que tipo de veículo pode ser adquirido?

Ao entrar em um grupo de consórcio, você estará pagando a cota para adquirir um determinado modelo de utilitário. Entretanto, pela lei, você não é obrigado a utilizar a carta de crédito para comprar exatamente o veículo definido pelo grupo.

É possível pegar o dinheiro e escolher um modelo diferente. Você pode, inclusive, comprar um carro com preço inferior e usar o restante do dinheiro para quitar parcelas do consórcio ou para pagar despesas do veículo (como taxa de transferência ou seguro). Saiba o que deve ser considerado na hora de decidir o que comprar:

Defina o seu nicho de mercado

Para trabalhar com esse serviço, você precisa definir com cuidado que tipo de veículo atende melhor à sua demanda. Utilitários esportivos, vans ou micro-ônibus, por exemplo, são usados com finalidades diferentes. É importante pesquisar bastante sobre o trabalho que você quer para encontrar o modelo ideal.

Uma boa dica para escolher o melhor modelo é pesquisar sobre os veículos que as pessoas têm utilizado para prestar esse serviço. Se você quer trabalhar com transporte escolar, por exemplo, procure saber quais são os modelos mais utilizados nessa área.

Decida entre um modelo zero ou seminovo

No mercado automotivo, é possível encontrar veículos usados por valores acessíveis. Também pode valer a pena investir em um modelo zero-quilômetro para o seu negócio. Não existe a melhor opção para todos os casos. Avalie com cuidado as possibilidades e pese as vantagens e desvantagens para decidir entre um utilitário novo ou seminovo.

Não pense apenas no preço

Na hora de analisar a relação custo-benefício, não se esqueça de dar prioridade para o conforto e a segurança dos passageiros. Essas condições são indispensáveis para trabalhar com utilitários. Além disso, a potência do motor e a dirigibilidade são fatores relevantes para você, que vai passar muitas horas no carro.

Quem busca economia deve levar em consideração não só o preço do veículo, mas também os custos futuros com ele. Pesquisar o valor dos impostos, do seguro e das revisões, por exemplo, é essencial para evitar surpresas desagradáveis. Avalie também o consumo de combustível, já que esse vai ser um dos gastos mais significativos do seu negócio.

Como utilizar o prêmio contemplado para gerar renda?

Assim que você for contemplado com a carta de crédito, já poderá comprar o seu carro e começar a trabalhar. Mas como garantir que tudo esteja preparado quando você finalmente conseguir adquirir o utilitário? Veja algumas dicas para organizar seu negócio da melhor forma:

Prepare-se financeiramente

Ao contratar um consórcio de utilitários, você já estará fazendo uma ótima opção financeira, mas a organização do seu próprio negócio não pode se limitar a essa escolha. Quem sonha em trabalhar por conta própria precisa se preparar para isso.

O primeiro passo é saber que, no começo, não se pode contar com um retorno financeiro alto. Os primeiros meses como empreendedor são períodos de adaptação e investimento. O dinheiro que você recebe não deve ser considerado lucro, mas capital para estruturar seu empreendimento.

Além disso, ao abrir um negócio com utilitário, você precisa ter clareza dos seus custos e se programar para eles. Gastos com gasolina e manutenções do veículo, por exemplo, fazem parte do cotidiano nesse trabalho. A definição do valor do seu serviço deve considerar todas as contas fixas e a margem de lucro que você deseja. Também é importante, claro, conhecer o preço cobrado pelos concorrentes.

Faça um plano de negócio

Por mais simples que seja inicialmente, você está abrindo uma empresa. Assim, é importante encarar esse desafio com seriedade. Um plano de negócio é indispensável para quem está começando um empreendimento. Nesse documento, você organiza as suas ideias e estrutura tudo.

O primeiro ponto que deve definir é o seu nicho: que serviço você vai oferecer? Para decidir isso, fazer uma pesquisa de mercado é fundamental. É por meio dela que você vai descobrir se na sua cidade a demanda é maior para transporte escolar ou viagens turísticas, por exemplo.

Além de conhecer as possibilidades do mercado, você pode analisar as necessidades das pessoas e pensar em um diferencial. O transporte escolar é mais comum para crianças e adolescentes, mas você pode se destacar oferecendo o serviço para universitários, por exemplo.

Cumpra a legislação da área

Para trabalhar com utilitários você precisa conhecer as leis que regulamentam o serviço. Há orientações diferentes para quem trabalha com transporte urbano, viagens turísticas, transporte escolar etc. Depois de definir seu nicho, procure a prefeitura da sua cidade e saiba o que precisa ser feito para atuar na área.

Em geral, há alguns requisitos básicos, como ser maior de 21 anos e ter habilitação na categoria D — é ela que permite dirigir veículos que transportam mais de oito passageiros. Cada prefeitura também define exigências de segurança e outras condições para os empreendedores. Informe-se sobre isso.

Invista em propaganda e profissionalização

Outro ponto fundamental para gerar renda a partir do seu consórcio de utilitários é se profissionalizar. Para se destacar, você precisa oferecer qualidade e diferenciais. Fazer cursos de direção defensiva e primeiros socorros, por exemplo, demonstra esforço e aumenta a confiança dos clientes em você.

Para conquistar destaque, também é interessante pensar em coisas que ninguém mais proporciona. Ter um DVD com desenhos infantis no transporte escolar, oferecer Wi-Fi ao transportar funcionários de uma empresa ou equipar seu veículo com aperitivos e bebidas ao levar um grupo de amigos para um show são algumas boas ideias para fidelizar clientes.

Por fim, nenhum negócio se sustenta sem propaganda. É claro que o melhor marketing será a satisfação dos clientes, que passam a indicar o seu serviço para amigos. Mas fazer uma boa divulgação é fundamental, principalmente no início. Você precisa se fazer conhecido na cidade — para isso, pode investir em panfletos, cartões de visita, propagandas no rádio e carros de som, por exemplo.

O que é preciso para entrar no consórcio de utilitários?

Contratar uma administradora de consórcio

O consórcio funciona como um grupo de pessoas que se reúne para se autofinanciar. Se fosse juntar dinheiro sozinho para comprar um bem, você levaria anos, mas, reunindo outras pessoas, vocês podem ter todo mês o valor suficiente para comprar uma ou mais unidades do produto, antecipando a aquisição.

Para organizar os interesses de todos, é preciso de uma empresa chamada de administradora de consórcio. Apenas assim você tem a garantia de que seus direitos de consumidor serão respeitados. O Banco Central do Brasil regulamenta essas empresas, que são regidas também pela Lei do Consórcio.

Ler o contrato com cuidado

Todas as informações relevantes do consórcio de utilitários devem constar em contrato. Por isso, leia atentamente todos os pontos do documento e esclareça qualquer dúvida antes de assinar. Tenha especial cuidado quando se tratar das condições de pagamento e contemplação, dos direitos e deveres do consorciado e dos requisitos para fazer uso da carta de crédito.

Quais são as regras de contemplação?

Essas regras devem estar claras no contrato que você assina. É a administradora do consórcio que estabelece as condições e os requisitos para a contemplação. Uma garantia comum que elas exigem é que o consorciado só receba a carta de crédito se estiver em dia com suas parcelas, por exemplo.

Há duas formas de receber a carta de crédito antecipadamente (ou seja, antes do pagamento de todas as parcelas): por sorteio ou lance. Frequentemente a administradora deve convocar o grupo para reuniões, chamadas de assembleias, nas quais ela realiza o sorteio e informa qual consorciado apresentou o maior lance do mês.

Como se organizar para participar de um desses?

Antes de fechar um contrato, pesquise bastante e conheça diversas opções. Dentro de uma mesma administradora há serviços e condições diferentes. Logo, conhecer o que cada contrato oferece é essencial para escolher bem. Há diversas opções de consórcios de utilitários disponíveis para você.

Para aproveitar todas as vantagens sem enfrentar problemas, analise as suas possibilidades financeiras. Certamente há uma opção que cabe no seu bolso com conforto. Assim, planeje seu orçamento e adquira um consórcio que não comprometa sua renda.

Além disso, não deixe de pagar nenhuma parcela. Caso você enfrente dificuldades para cumprir com esse compromisso, converse com a empresa administradora do consórcio e veja o que pode ser feito. Alguns contratos possibilitam a troca por uma carta de crédito de valor menor, por exemplo.

Neste post, você tem todas as informações que precisa sobre consórcio de utilitários. Aproveite que você sabe tudo sobre o assunto e se prepare para começar um negócio de sucesso nessa área. Você pode complementar sua renda ou se lançar em uma nova profissão, garantindo maior flexibilidade e retorno financeiro.

E então? Está pronto para desfrutar esses benefícios? Entre em contato com a nossa empresa e conheça consórcios incríveis!

2 Comentários

  1. Gostaria de saber como faço pra fazer um consórcio de um ultilitario HR usada a partir de 2008

    1. Olá Evandro, tudo bem? Em breve um de nossos consultores entrará em contato com você por e-mail e irá te ajudar na sua próxima conquista, ok?! 😉

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.