Comprar ou reformar? Descubra qual opção vale mais a pena para você

Encontrar o lar dos sonhos não é tarefa fácil, pois você vai precisar encarar muitas dúvidas antes de escolher um imóvel que atenda todas as suas necessidades. Se já começou a procurar um lugar para chamar de seu, é hora de quebrar a cabeça com uma das principais dúvidas nessa empreitada: comprar um imóvel novo ou reformar?

Para fazer a escolha certa, o primeiro passo é entender que cada opção tem suas vantagens e desvantagens e não há uma possibilidade melhor do que a outra, pois tudo depende de suas necessidades e de suas condições financeiras.

Quer saber qual opção vale mais a pena para você e sua família? Continue a leitura deste post e confira quais são os principais benefícios de comprar ou reformar!

Vantagens de comprar um imóvel

1. Tranquilidade durante a aquisição

Um dos principais motivos para a compra de imóveis ser tão comum é a tranquilidade no momento da aquisição. Afinal, toda reforma acaba dando muito trabalho, mesmo as mais organizadas.

Quem opta pela reforma de um imóvel antigo vai ter que encarar tarefas como contratar serviços de terceiros, comprar materiais de construção, procurar os melhores arquitetos e engenheiros e, é claro, acompanhar todo o desenrolar da obra.

Por outro lado, a compra é mais rápida, fácil e apresenta menos chances de acontecer algum imprevisto. Basta fazer uma pesquisa apurada, entrar em contato com uma imobiliária ou o dono do imóvel e fechar o negócio.

2. Preço sem variações

Mesmo que investir em uma propriedade para reforma seja mais barato e tenha um preço mais acessível, comprar um imóvel novo representa uma segurança maior quanto ao preço final da negociação.

Isso acontece pelo fato de uma reforma ter seu orçamento muitas vezes excedido, já que as despesas são inúmeras e os planos da obra nem sempre ocorrem como o esperado.

Em contrapartida, o preço de um imóvel novo, ainda que mais alto, não sofrerá alterações depois que a compra for iniciada, e você não vai precisar passar por nenhuma surpresa desagradável.

3. Menor tempo de negócio

Ao adquirir uma casa nova, você pode precisar fazer pequenos ajustes para que ela se aquede às necessidades de sua família. No entanto, esses reparos vão levar um tempo muito menor do que construir uma casa do zero ou realizar grandes reformas.

Se a casa ou o apartamento já está adequado aos seus desejos e nenhuma intervenção é necessária, melhor ainda! O imóvel já está pronto para a mudança assim que o negócio for fechado.

Isso pode fazer toda a diferença caso a mudança precise ser feita rapidamente e você não queira enfrentar todas as longas etapas de uma reforma.

4. Valor de mercado adequado

Se você comprou um imóvel pronto, pode ficar tranquilo quanto ao seu valor de mercado. Afinal, ele já tem seu preço consolidado e, como não sofrerá grandes alterações estruturais, não corre o risco de ser desvalorizado por uma reforma.

Além disso, o valor de uma construção é delimitado e, principalmente, influenciado pela localização do terreno, podendo ser mais caro ou mais barato de acordo com o bairro. Por isso, preste atenção no endereço antes de fechar uma compra.

Vantagens de reformar um imóvel

1. Menor custo de aquisição

Um dos principais motivos para escolher a reforma é o preço baixo, pois a aquisição de imóveis antigos é mais barata que a compra de casas ou apartamentos novos.

Geralmente, quanto mais velho um local, menor será o seu preço, uma vez que imóveis prontos ou lançados recentemente são mais valorizados no mercado e custam mais caro.

Mas é preciso ficar atento: o ideal é que o valor da compra do imóvel e da reforma não ultrapasse a estimativa de preço de revenda. Caso contrário, o empreendimento não será vantajoso e você vai acabar gastando mais do que comprando um imóvel novo.

2. Possibilidade de personalização

Ao optar entre comprar ou reformar um imóvel, não dá para negar que a personalização é uma das principais vantagens de uma reforma. Assim é possível construir e decorar de acordo com suas preferências, transformando o local em um verdadeiro lar de múltiplas possibilidades.

Ao adquirir uma casa ou apartamento para reformar, você também pode fazer o que quiser com o espaço, pensando tijolo a tijolo todos os elementos que deseja quanto a conforto e beleza. Isso é um grande diferencial que não existe em um imóvel adquirido já pronto.

3. Planta diversificada

Com o grande crescimento das cidades e o número cada vez maior de pessoas procurando um lugar para morar, a tendência é que os imóveis se tornem menores e mais enxutos. Por isso, quem deseja uma construção com mais espaço pode ter que arcar com uma despesa bem mais alta do que o esperado.

No entanto, se você deseja áreas amplas pode encontrar na reforma de imóveis antigos uma ótima opção. Como eles foram construídos em outra época, tendem a ser mais cômodos, com pé direito alto e janelas e portas maiores.

Além disso, os materiais usados na construção de casas antigas, na maioria das vezes, duram muito tempo e são de alta qualidade.

4. Valorização garantida

Adquirir uma propriedade antiga para reformar também é uma maneira de gastar pouco na hora da compra, fazer um investimento médio durante a construção e conseguir ganhos altos em uma possível revenda.

Independentemente do período em que as reformas são feitas, elas ajudam a valorizar o imóvel e são um atrativo a mais para pessoas que estão em busca de espaços novos, modernos e com projetos decorativos atuais.

Por isso, proprietários que compram casas ou apartamentos antigos e investem para deixá-los mais atrativos têm a garantia certa de uma negociação bem-sucedida no futuro.

Seja na hora de comprar ou reformar um imóvel, você pode optar por algumas facilidades durante a negociação, como o consórcio de imóveis. Ele pode ser usado como forma de pagamento para as duas opções e torna as transações mais rápidas e fáceis.

Gostou do texto? Aproveite para entrar em contato com a gente e conhecer todas as nossas opções de consórcio, que podem ajudar, e muito, em seu dia a dia. Basta acessar a nossa página!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.