Se você ainda não decidiu como usar o 13º veja 7 ótimas dicas.

Saber como usar o décimo terceiro é uma excelente forma de não entrar o ano novo com dívidas. Esse salário extra trata-se de uma gratificação garantida por lei para quem trabalha em regime CLT. O problema é que, com as festas de final de ano, grande parte das pessoas gasta esse dinheiro com coisas supérfluas e ainda contrai dívidas.

Como essa bonificação é paga apenas uma vez ao ano, é preciso saber gastar o dinheiro com inteligência e eficiência, senão ele “vai todo pelo ralo” e você deixa de fazer coisas importantes. Neste post, separamos algumas dicas de como usar o décimo terceiro com sabedoria. Confira!

1. Quite as dívidas

Se tem dívidas de cartão de crédito, cheque especial ou qualquer outra conta em atraso, usar o décimo terceiro para quitar essas pendências é a melhor coisa que você faz. Isso porque deixar para pagar depois vai gerar juros e multas, que vão deixar o valor muito mais alto.

Nesse caso, as contas viram uma bola de neve, e você corre o risco de não conseguir pagar. Dessa forma, seu nome vai parar nos registros de serviços de proteção ao crédito. Então, ao receber sua bonificação, esqueça os presentes e foque em pagar suas contas. É melhor entrar o ano novo sem dívidas porque, assim, sua vida financeira será mais saudável.

2. Faça uma reserva de emergência

Não ter dívidas não significa que você deve “torrar” todo o seu décimo terceiro com presentes ou viagens e festas de final de ano. O melhor a fazer é poupar sua bonificação para casos de emergência, como despesas médicas ou reparos no automóvel ou, até mesmo, desemprego.

Sua reserva de emergência deve ser equivalente a seis meses de seu custo de vida. Então, se você e sua família vivem com R$ 3.000,00 por mês, sua reserva deve ser de R$ 24.000,00. Se você ainda não tem esse valor, aproveite o décimo terceiro para começar a poupar essa quantia.

3. Realize pagamentos à vista

Neste final de ano caso queira comprar um eletrodoméstico ou um móvel ou fazer um reparo no carro, opte realizar o pagamento à vista por esses produtos e serviços. Quando você não parcela suas compras, deixa de acumular dívidas e ainda economiza na hora de adquirir um bem, pois geralmente as lojas dão desconto para pagamento em dinheiro.

Além disso, pagar todas as suas contas em dia evita que você comprometa boa parte do seu orçamento para o ano seguinte. Mesmo com as facilidades do cartão de crédito, optar pelo pagamento à vista é uma forma de economizar um bom dinheiro.

4. Pense nos gastos do início do ano

Muitas pessoas não sabem como usar o décimo terceiro com sabedoria e gastam todo o dinheiro com presentes, festas ou viagens. No entanto, esquecem que, depois da virada, vem a realidade — compromissos que devem ser honrados logo no início do ano:

Essas dívidas consomem uma boa parte do orçamento doméstico. Se você tem filhos pequenos, sabe como a lista de materiais escolares é extensa e que os itens exigidos pela escola são bem caros. Então, reserve o dinheiro de sua bonificação para pagar essas dívidas.

Despesas com IPVA e IPTU também não são baratas e, quando pagas antes do vencimento, é possível conseguir desconto. Contudo, quando você deixa para quitar essas dívidas depois, tem que pagar juros e multa.

5. Poupe para o futuro

Uma excelente forma de usar seu décimo terceiro é poupar para o futuro. Se você tem filhos, lembre-se de que daqui a alguns anos eles vão para a faculdade. Além disso, muitas vezes ainda existem gastos com cursos de idiomas, cursinhos e até escola particular se for o caso.

Além disso, você não ficará jovem para sempre e precisa começar a pensar na sua aposentadoria ou em fontes de renda alternativas. Então, utilize sua bonificação de forma inteligente para não correr o risco de chegar na velhice dependendo do INSS.

6. Invista no seu sonho

Investir em seus sonhos e metas é uma das melhores formas de usar seu décimo terceiro salário. Mesmo que você tenha uma boa renda, alguns objetivos são difíceis de alcançar com os ganhos mensais, pois há contas de mercado, escola das crianças, prestação do carro e diversos outros compromissos.

Então, por que não aproveitar o dinheiro extra para realizar um sonho que você vem adiando há muito tempo? Pode ser a entrada de um carro, uma viagem ou, até mesmo, a entrada no imóvel de seus sonhos. Veja o que pode ser feito com seu décimo terceiro e pense em quais objetivos você vem sonhando há tempos.

Mesmo que o dinheiro não seja o suficiente, poupe para realizar o sonho em outra data. Você pode complementar o valor com sua renda mensal ou esperar o próximo décimo terceiro ou outro tipo de gratificação, como participação nos lucros ou férias.

7. Faça investimentos

Se quer saber como usar seu décimo terceiro para ganhar mais dinheiro, faça investimentos. Dessa forma, você multiplica o valor recebido e pode realizar seus projetos e ter finais de ano sempre melhores com toda a sua família.

Para aumentar seu dinheiro, vale utilizar fundos de investimento ou, por exemplo, comprar mercadorias para revender, como acessórios de moda, perfumes e cosméticos, que, além de terem uma boa aceitação, podem ser adquiridos com valores acessíveis.

A grande vantagem de optar pelos produtos financeiros é que você não tem trabalho para vender, porém precisa ter um pouco de conhecimento sobre como eles funcionam, além de contar com assessoria especializada.

Essas são algumas dicas de como usar o décimo terceiro com sabedoria. Se simplesmente gastar seu dinheiro sem pensar, o orçamento da sua família poderá ficar comprometido, e você ainda corre o risco de entrar o ano com dívidas. Então, terá que usar outras bonificações para quitar contas que podiam ter sido pagas com a renda extra ou, até mesmo, evitadas.

Agora que você já sabe como usar sua bonificação extra de final de ano com prudência, está na hora de rever alguns gastos desnecessários que comprometem seu orçamento.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.