Como encontrar o melhor consórcio de caminhão?

Quem trabalha com caminhão sabe muito bem que faz toda a diferença investir no veículo certo. Além de ser um patrimônio, um bom veículo proporciona segurança e conforto nas estradas. O grande obstáculo é que a compra do caminhão ideal demanda um investimento alto, assim, o pagamento à vista passa a ser inviável para muitos. A boa notícia é que há uma solução segura e confiável: o consórcio. Vamos mostrar como você pode escolher o melhor consórcio de caminhão!

Antes de falarmos sobre a escolha acertada, é importante saber o que é o consórcio. Trata-se de um “poupança” coletiva, formada por um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas). Essas pessoas têm um objetivo em comum: comprar um bem ou adquirir serviços de uma mesma categoria, como caminhões, imóveis, carros etc.

Continue a leitura para saber como funciona, quais são as vantagens e como escolher o melhor consórcio de caminhão!

Como funciona o consórcio de caminhões?

Como dissemos, o consórcio funciona por meio da formação de um grupo de integrantes que têm um objetivo em comum. O que acontece é que cada um dos consorciados contribui com determinado valor e, a cada mês, um ou mais participantes recebem a contemplação.

Essa contemplação é realizada pela administradora do consórcio, por meio de um sorteio nas assembleias. Assim, a carta de crédito é disponibilizada ao consorciado, contendo o valor total da compra do seu caminhão.

Além do sorteio — que é feito em assembleias para escolher o contemplado do mês —, é possível fazer uma disputa de lances. Funciona da seguinte forma: os consorciados ofertam um valor antecipado das suas contribuições. Aquele que ofertar a maior proposta vai conquistar a carta de crédito. 

Resumidamente, vamos apresentar os elementos que compõem essa modalidade de compra. Confira!

Contratação

Ao contatar a administradora de consórcio, a pessoa interessada vai entender quais são os planos disponíveis. Depois de uma análise completa e de escolher a opção mais interessante, o consorciado já pode contratar o consórcio para ser incluído em um grupo. A partir daí, os participantes são identificados por números, chamados de cotas.

Pagamento

Para assegurar que todos os integrantes do grupo do consórcio sejam beneficiados com a carta de crédito para a compra do bem, é imprescindível que nenhum dos consorciados atrase o pagamento ou fique inadimplente.

Grupos

O número de integrantes de cada grupo é determinado pela administradora do consórcio. Há dois tipos de grupos:

Assembleias

As assembleias acontecem mensalmente e servem para sortear os participantes que ficarão aptos a participar da contemplação.

Lances

Os lances são o adiantamento das prestações determinadas pelos consorciados que querem antecipar a compra do bem. As opções de lances mais comuns são:

Contemplação

Independentemente de ser por sorteio ou por lance, quando o consorciado é contemplado, ele recebe a carta de crédito (que corresponde ao valor do plano que o membro escolheu na contratação do consórcio). Dessa forma, ele pode usar o crédito para comprar seu caminhão, tendo a vantagem de fechar negócio à vista — o que significa que ele pode negociar descontos com o vendedor

Quais são as vantagens de aderir a esse tipo de consórcio?

Além da praticidade, da segurança e da facilidade de contratação, essa modalidade de compra garante outras vantagens para os participantes. Veja, abaixo, quais são elas!

Ausência de taxa de juros

O consórcio garante que os membros não gastem além da conta. Não há cobrança de juros, afinal, não há liberação de crédito para aquisição do bem, como acontece no financiamento. Todo o recurso utilizado vem das parcelas e dos lances dos próprios consorciados.

A única despesa que os integrantes do grupo terão que assumir é a taxa administrativa que a empresa cobra, mas ela não chega nem perto dos valores dos juros.

Parcelas menores e prazos maiores

O consórcio é, portanto, uma modalidade econômica de investimento — tudo isso graças à dispensa de encargos financeiros. Isso acaba causando um impacto bastante positivo nas parcelas, que passam a ser mais em conta do que as de outras modalidades de compras de longo prazo. 

Sem contar que, no consórcio, é possível ter um prazo bem flexível para realizar o pagamento das prestações. Isso acontece porque as administradoras tendem a facilitar a quitação, diluindo as parcelas em vários meses.

Possibilidade de antecipar a contemplação

A contemplação é possível a partir dos sorteios tradicionais que acontecem mensalmente, mas também há outra possibilidade de receber a carta de crédito mais rapidamente: pelos lances.

Ao ofertar um lance, o participante aumenta suas possibilidades de conseguir a carta de crédito para a compra do bem que tanto deseja. Isso significa que é possível antecipar a compra, desde que, é claro, o lance seja o mais alto na assembleia.

Flexibilidade na hora da compra do bem

Outra grande vantagem é a flexibilidade para escolher o bem. Assim que o membro contemplado recebe a carta de crédito, ele não tem que escolher o modelo pelo qual se interessou lá no início da contratação do consórcio: ele pode usar o valor na aquisição de qualquer outro bem, desde que faça parte do segmento automotivo.

Disciplina financeira

O consórcio é a modalidade mais indicada para as pessoas que não têm o hábito de poupar e juntar dinheiro. É simples de entender o porquê: quando há um compromisso todo mês que deve ser cumprido, a pessoa cria uma disciplina, afinal, sabe que, se deixar de fazer o pagamento, vai ter prejuízos.

Como escolher o melhor consórcio de caminhão?

Para você aproveitar todas as vantagens do consórcio e garantir a contemplação, veja algumas dicas para escolher o melhor consórcio de caminhão!

Analise as taxas

Verifique se o valor das prestações condiz com o seu orçamento e atente-se ao índice de reajuste.

Pesquise sobre a empresa

Antes de tudo, você precisa escolher uma empresa que seja autorizada pelo Banco Central a prestar esses serviços. Pesquise as opiniões e reclamações de clientes anteriores, a reputação e o tempo de experiência da administradora.

Leia o contrato com bastante atenção

Lembre-se que o contrato vai ser a sua garantia do acordo feito, portanto, leia-o atentamente. Nesse documento, você vai encontrar informações relevantes, como os valores da carta de crédito, os prazos de pagamento, a quantidade de parcelas, as regras referentes às assembleias e aos lances e, é claro, os direitos e deveres dos consorciados.

Em um cenário de dificuldades e altos juros para conseguir crédito, o consórcio é uma solução muito confiável, prática e positiva para adquirir seu caminhão.

Além de ser um investimento seguro e bastante atrativo, essa modalidade de compra permite que você se planeje e garanta a aquisição do bem. Agora que você já sabe como escolher o melhor consórcio de caminhão, é só garantir o seu para ter acesso aos melhores modelos para a sua rotina de trabalho!

Gostou do texto e quer continuar aprendendo com os nossos conteúdos? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.