Como comprar um carro zero economizando?

Quando se pensa em investir em um automóvel, é comum surgir a dúvida: devo adquirir um novo ou um usado? Pois saber como comprar um carro zero pode fazer toda a diferença e deixar a experiência bem mais interessante.

É claro que um carro zero km representa o sonho de muita gente. Mas vale lembrar que o famoso “cheirinho de novo” não consiste no único fator a ser considerado. Além desses pequenos prazeres sensoriais, há uma série de benefícios funcionais que somente um modelo novo consegue proporcionar.

Por isso, é preciso apostar em seu lado racional na hora de realizar esse grande investimento. Resumindo, se você não tomar cuidado, a compra do carro novo pode se transformar em um enorme problema lá na frente. Afinal, ter um veículo na garagem também traz custos embutidos, que não estão explícitos no valor de nenhum automóvel.

Antes de se decidir pela opção dos sonhos, portanto, planeje tudo de maneira detalhada, para ter certeza de que fará um ótimo negócio. No post, listamos as principais vantagens e segredos de como comprar um carro zero em relação a um usado. Ainda apresentamos dicas valiosas para você fugir do desperdício de dinheiro e economizar. Acompanhe.

Quais são as vantagens de comprar um carro novo?

Inúmeras. Desde o processo de escolha até a experiência de usufruir do automóvel, passando inclusive por despesas. Veja mais a seguir!

Personalização do veículo

Não há nada melhor do que ter um carro exatamente do jeitinho que você imaginava, certo? Na maioria das vezes, os automóveis usados não conseguem suprir todas as suas expectativas.

Fatores como cor e acabamento são estéticos, mas a verdade é que eles também vão contribuir para sua satisfação com a compra. Por isso, não cumprem papel menos importante do que aqueles aspectos mais funcionais.

Além disso, algumas funcionalidades tecnológicas são exclusivas de modelos mais novos. E como cada item influencia diretamente o valor do veículo, ter a possibilidade de escolha garante a flexibilidade necessária para assegurar um bom custo-benefício.

Quando o assunto é saber como comprar carro zero, vale a pena pensar até mesmo nos seus hábitos de vida e na frequência e tipo de aplicação do automóvel. Por exemplo, você quer um veículo para viajar? Ou precisa de um modelo compacto e que seja fácil de estacionar? Reflita a respeito.

Baixos custos de manutenção

Uma das maiores vantagens de investir em um modelo zero km está na economia envolvendo manutenções e reparos. A lógica é simples: carros novos são compostos por peças novas, que não foram expostas a nenhum tipo de desgaste. Logo, você evita correr o risco de receber surpresas indesejadas tão cedo.

Quando se investe em um automóvel que acabou de sair da concessionária, as únicas preocupações são as básicas: manter os pneus calibrados e conferir o nível dos fluidos periodicamente. Gastos com o carro em si se resumem apenas ao combustível, ao menos nos primeiros meses.

Enfim, ao adquirir um modelo zerado, você tende a sentir aquela tranquilidade extra de que as chances de problemas mecânicos caem bastante. O segredo para preservar o bom funcionamento também passa por apostar na manutenção preventiva.

Maior sustentabilidade

A indústria automotiva está evoluindo de maneira significativa. Isso quer dizer que muitas novas soluções estão sendo incorporadas aos veículos, para aumentar a economia e a sustentabilidade.

Os carros híbridos e elétricos são ótimos exemplos de inovação e respeito ao meio ambiente. Afinal de contas, eles apresentam baixos índices de consumo de combustível e uma reduzida emissão de poluentes.

Mas não é necessário investir exclusivamente nesse tipo de automóvel para fazer uma compra de carro com um viés sustentável. Na verdade, as montadoras apostam pesado em soluções capazes de diminuir o consumo de água na produção, implementando processos de reciclagem e desenvolvendo motores menos poluentes.

Por isso, o investimento em um veículo zero km pode estar conectado diretamente ao apoio à sustentabilidade. Também existe conexão às inovações tecnológicas identificadas por meio de fábricas certificadas pelo respeito ambiental.

Procedência segura

Apesar de existirem meios de descobrir os antecedentes de um veículo usado, como multas ou pendências, por meio do próprio Detran, ainda há uma grande carga de riscos acerca de sua procedência.

No entanto, ao comprar um carro novo, você garante certeza de que ele só teve contato com profissionais e ferramentas de confiança. Afinal, saiu da montadora e foi direto para a concessionária. E dali, a chave foi entregue em suas mãos.

Vale destacar que as montadoras são empresas grandes, com rigorosos controles de qualidade. Isso quer dizer que todos os componentes do automóvel, desde os pneus até os freios, passaram por testes e posteriores aprovações na fábrica. Portanto, não existe a possibilidade de defeitos funcionais serem mascarados pelo vendedor.

Essa segurança da procedência faz com que a experiência da compra seja muito mais positiva. No ciclo de economizar, poupar e investir, é essencial tomar decisões acertadas e que evitem futuras dores de cabeça. Problemas que, por sua vez, podem gerar novos contratempos, como até mesmo o desperdício de dinheiro.

Garantia de fábrica

Achar um carro usado à venda que ainda esteja em seu período de garantia é uma tarefa difícil. Com a compra de um seminovo, é fato que as chances crescem um pouco. Ainda assim, nesse aspecto, os modelos zero km levam vantagem outra vez, pois oferecem garantia que varia entre um e seis anos.

Esse contrato é uma segurança para o comprador, disponibilizando um atendimento adequado perante qualquer imprevisto, como o desgaste precoce de alguma peça ou um defeito que passou despercebido. Os prestadores de serviços credenciados podem realizar manutenções ou até mesmo a substituição de peças quando necessário.

Geralmente, os preços praticados são fixos e constam em uma tabela, evitando surpresas financeiras desagradáveis. E para quem gosta de uma segurança extra e busca minimizar as chances de gastos não planejados, a garantia de fábrica é uma ótima ideia.

Tecnologia de ponta

A concorrência acirrada do mercado automotivo brasileiro estimula o lançamento constante de novas ferramentas tecnológicas. De fato, para aproveitar o que há de mais novo no mercado, é preciso gastar um pouco mais. Contudo, esse é um importante investimento tanto para o conforto dos usuários quanto no âmbito da mecânica.

Cada novo modelo traz soluções para problemas existentes nas versões anteriores, contribuindo para fatores relevantes, como o rendimento do motor ou desempenho dos componentes de segurança.

E a corrida é acelerada. Entre uma versão e outra, de um mesmo modelo de veículo, já é possível identificar significativos avançados — incluindo os que contribuem para uma experiência ao volante mais interessante e aqueles que aumentam a segurança do carro zero.

Já quando falamos de conveniência, existe uma grande variedade de acessórios tecnológicos que tornam essa experiência do consumidor muito mais agradável. Isso vale para desde uma central multimídia mais eficiente a um ajuste de banco mais certeiro e simples.

Seguros vantajosos

O valor do seguro é um dos itens que devem ser considerados na escolha de um carro novo ou usado. Embora esse número também dependa de condições externas, como o perfil do motorista e os trajetos habituais, as características do veículo servem de base para o cálculo desse preço.

Tanto o modelo quanto o ano em que o automóvel foi fabricado são decisivos. Em alguns casos, carros zero pagam valores iguais ou até mais baixos que os carros usados.

Isso acontece porque as chances de problemas que geram custos com manutenção são muito menores quando se trata de um carro novo. Ou seja, conforme o veículo vai envelhecendo, ele oferece mais riscos envolvidos na cobertura do seguro.

Por isso, não deixe de colocar na ponta do lápis o valor do carro zero e também do seguro, das revisões etc. Com essa visão mais ampla vai ser possível entender que investir um pouco a mais no carro pode, no final, ser mais interessante.

Facilidade na revenda

Na hora de comprar um carro, os usados acabam sendo a opção mais barata. Mas quando você deseja revender um automóvel, um modelo novo é mais vantajoso. Na revenda, o valor exigido por um carro zero é muito maior, principalmente com o adicional de único dono.

Resumindo, quem comprar um carro novo vai pagar mais caro, mas terá maior poder de venda do que aqueles que escolheram um veículo seminovo. Lembrando que os valores são variáveis, a depender da marca, modelo e ano.

Logo que o automóvel sai da concessionária, é comum ele sofrer uma determinada desvalorização. No entanto, com o passar do tempo, dá para recuperar um bom percentual do valor gasto.

Menos burocracia na compra

Ao pegar um carro novo diretamente na concessionária, você pode até mesmo negociar as condições para já receber o carro emplacado, por exemplo. Dessa forma, todo o processo se torna bem mais simples e rápido, o que permite uma experiência bem mais positiva.

Outra opção também é contar com o auxílio de um despachante para resolver a chamada papelada da aquisição. Nessa hora, é legal avaliar qual a relação custo/benefício e como isso pode acabar impactando as suas finanças.

Agora que você conhece as principais vantagens de investir em um veículo novinho e já está aprendendo como comprar um carro zero, veja como é possível fazer isso sem gastar tanto.

Abaixo, reunimos uma série de dicas que vão evitar que você tenha gastos desnecessários e ajudá-lo a ser um especialista nesse tipo de aquisição.

Como economizar na compra de um carro zero?

A partir de uma avaliação financeira organizada e realista, o sonho pode, sim, sair do papel. Na sequência do conteúdo, mostramos sugestões de práticas úteis que ajudam a garantir um investimento dentro das suas possibilidades. Confira!

Faça um planejamento financeiro completo

Quando você estiver procurando um modelo zero km e vir o preço estampado na vitrine da concessionária, não se engane: os gastos com um veículo não param por aí. Por isso, para que a compra seja um momento de alegria e tranquilidade, você precisa começar a se planejar com antecedência.

Em uma planilha, além do valor do veículo, coloque também todos os custos embutidos. Nessa categoria, você precisa listar o valor do seguro, as taxas (IPVA, DPVAT e licenciamento), o emplacamento e os acessórios que eventualmente poderá escolher. Esses são os valores imediatos.

Mas não é só isso! Não se esqueça de que o carro consome combustível, demanda manutenção e se desgasta com o uso — e é preciso trocar pneus, óleo etc. Todos esses são pontos que precisam constar no seu planejamento financeiro pessoal.

Para deixar o carro sempre bonito, talvez você também precise gastar com a lavagem e outros cuidados estéticos com o veículo. Ou seja, todos esses valores formarão o custo total para que você não só compre o carro, mas também o mantenha. E as suas receitas precisam ser suficientes para suprir essa demanda.

Não tenha preguiça de pesquisar

Feitos todos os cálculos, é hora de pesquisar. Atualmente, os portfólios das montadoras são recheados com modelos voltados para todo o tipo de perfil consumidor. Portanto, certamente, encontrará o carro ideal para você.

Porém, não tenha pressa! O ideal é fazer uma checklist de itens e ir pessoalmente a diversas concessionárias. Tire alguns dias para isso, faça test drives, negocie condições e só feche o negócio quando tiver certeza de que está diante de uma boa oportunidade.

Uma boa dica é tomar cuidado com as promoções que as concessionárias fazem, como se aquela fosse a última chance de comprar um carro zero. Essa é uma técnica antiga de vendas: alertar o consumidor para que ele compre antes que a promoção acabe.

Vale até mesmo coletar vários preços, em regiões diferentes da cidade, e fazer as comparações. Se você mora no interior, aproveite para visitar a capital mais próxima e buscar um poder de negociação maior.

Pode ficar tranquilo que não vai acabar. E, se isso ocorrer, outras promoções serão feitas.

Pense na economia de combustível

Hoje em dia, um dos gastos mais relevantes de um automóvel é o combustível. Isso ocorre devido ao alto custo tanto da gasolina quanto do etanol. Portanto, é indicado optar por carros que sejam bastante econômicos.

Antigamente, economia de combustível era sinônimo de carros populares, desconfortáveis e com poucos equipamentos — mas isso mudou!

Até mesmo veículos de entrada podem ser oferecidos com muitos acessórios, tanto no que diz respeito ao conforto quanto no que se refere à segurança, por um bom preço. Dê atenção especial aos modelos com motor 1.0 de três cilindros (Up!, HB20 e Ka, por exemplo), que apresentam um ótimo custo-benefício.

Pesquise sobre o plano de revisões e a manutenção do carro

Os carros zero km já são vendidos com um plano de revisões fechado, que cobre os primeiros anos de uso. Veja se os valores determinados estão de acordo com o seu planejamento financeiro.

Lembre-se de que, se você não fizer todas as revisões na concessionária, não poderá contar com a garantia de fábrica caso algum problema ocorra com o carro.

Por isso, enquanto estiver pesquisando sobre o veículo, não fique de olho apenas nas informações técnicas ou mesmo na experiência ao volante. Faça perguntas, peça tabelas e tenha um compilado com todos os gastos que você possivelmente vai ter para manter o carro zero sempre impecável e em bom funcionamento.

Organize ainda um levantamento do histórico da marca e confira se os carros dela têm histórico satisfatório de robustez. Quando ficar mais velho, o veículo pode começar a apresentar determinados problemas, então, quanto mais barata for a manutenção, melhor para você.

Esse histórico também pode estar ao seu alcance a partir da conversa com outros proprietários do veículo. Aproveite para fazer perguntas e tentar descobrir, de maneira honesta, qual a opinião das outras pessoas sobre o carro que você quer comprar.

Negocie descontos e vantagens

Quando você estiver diante do vendedor, não precisa se apressar para fechar o negócio. Eles têm metas de venda audaciosas e não podem perder o cliente. Portanto, a vantagem é sua.

Essa é a hora para negociar descontos e pedir brindes especiais. Se você for comprar o carro no segundo semestre, por exemplo, não aceite que a concessionária se negue a pagar as taxas de IPVA, DPVAT e licenciamento, que a essa altura estarão mais baratas. Lembra do emplacamento? Aqui também é um momento interessante para negociar.

Ao comprar o primeiro carro, é normal cometer alguns erros. Se for o seu caso, lembre-se de ser bastante paciente. Mas, se não for, você provavelmente vai se lembrar que o bom vendedor sempre encontra uma forma de engajá-lo e guiá-lo até a melhor escolha.

Reforçando: preze pela paciência e saiba negociar. Com um pouco de persistência, você tende a conseguir que acessórios caros, como som ou sensor de estacionamento, saiam inclusive de graça.

Calcule a desvalorização do veículo

Quando alguém compra um carro, é difícil pensar na desvalorização. No entanto, como mencionamos, na hora de vender o automóvel, acredite: ela vai aparecer! No caso do veículo zero, assim que sai da concessionária, você já perde 20% do valor pago, a título de desvalorização. Após isso, a cada ano, o modelo cai entre 3 e 5%.

Por outro lado, há um fator capaz de modificar esses índices: a reputação da marca. Montadoras que têm uma imagem mais bem consolidada e com maior credibilidade no país produzem carros que sofrem menos na hora da revenda.

Além disso, os carros zero demonstram maior vantagem nesse aspecto. Pode parecer que não, mas existe bastante diferença no processo de troca de carro. A dificuldade de vender e o preço baixo certamente farão você se arrepender de uma escolha errada.

Escolha uma forma de pagamento que caiba no bolso

No momento de decidir pela forma de pagamento, várias pessoas optam pelo financiamento. Porém, nem sempre se trata da melhor alternativa: tome cuidado com a questão das parcelas mensais dessa forma de pagamento. O elevado valor dos juros envolvidos na operação pode levá-lo a pagar dois carros ao final do plano.

Nesse sentido, pense na possibilidade de participar de um consórcio. Esse modelo de negócio você não paga juros e sabe quanto vai pagar do começo ao fim. De quebra, com a carta de crédito nas mãos, você consegue selecionar o modelo ideal para seu estilo de vida.

Caso não queira esperar o sorteio mensal, você tem a possibilidade de dar um lance e receber a contemplação e o valor investido é abatido no saldo devedor do plano. Os consórcios tornam a opção do veículo novo bem mais acessível e adequada ao seu orçamento.

Opte por um modelo mais econômico

A compra do carro novo não se resume ao preço pago pelo veículo. Vale lembrar que adquirir um modelo mais econômico pode significar uma economia no longo prazo.

Por isso, avalie os níveis de consumo do veículo. Observe as potenciais diferenças de gastos de combustível, manutenção ou mesmo a desvalorização para chegar ao modelo que cumpra as suas expectativas.

Lembrando que não basta o carro apresentar um consumo de combustível atraente pela economia. Ele precisa, ainda, atender às suas expectativas, se adequar ao seu estilo de vida e, é claro, caber dentro do seu orçamento.

São muitos os pontos para se avaliar ao pensar em comprar um carro zero. Por isso, lembre de avaliar todas as vantagens que foram abordadas, mas não se esqueça também dos pontos que podem ser utilizados para economizar com eficiência.

Negociar, fazer um bom planejamento financeiro, ter saúde financeira e fazer uma compra sustentável são apenas alguns dos inúmeros pontos a colocar na balança. Uma economia de combustível interessante e valores adequados para a manutenção representam outros aspectos capazes de ajudar bastante.

Qual é a melhor maneira de financiar um veículo zero km?

Até aqui, conferimos motivos e dicas de como comprar um carro novinho em folha. Mas, na prática, qual seria a estratégia de negócio ideal para realizar esse sonho sem desequilibrar seu orçamento financeiro? A resposta está nas características oferecidas pelo consórcio.

Quitações do bem à vista são excelentes, mas a realidade econômica de boa parte da população brasileira torna esse objetivo inviável. Juntar dinheiro de forma consistente é essencial, contudo, mesmo com total disciplina, o carro pode representar um custo alto demais para um bem necessário pensando no conforto e no bem-estar da família.

Ainda assim, se não houver grande urgência para isso, o consórcio é a alternativa perfeita. Afinal de contas, esse molde de investimento permite a compra a partir do interesse comum de várias pessoas, aliado à administração de uma empresa que gerencia o processo.

No consórcio, cada interessado na aquisição de um bem paga uma determinada parcela mensal. A cada mês, acontece um evento chamado de assembleia, no qual um sorteio contempla um integrante com uma carta de crédito. O sortudo segue quitando as parcelas normalmente, mas é premiado antes do final do período de pagamento.

Em seguida, o mesmo vencedor não pode ser premiado outra vez, e assim vai. Dessa maneira, todos os participantes do consórcio têm direito assegurado à carta de crédito.

Veja, na sequência do material, os principais benefícios desse modelo de investimento!

Possibilidade de quitação à vista

Após ser sorteado, o consorciado recebe a carta de crédito com o valor integral, ganhando um novo argumento na hora da compra do veículo.

Afinal de contas, a venda com a concessionária acontece à vista. E vale lembrar que, mesmo sendo contemplado, o consorciado continua pagamento mensalmente a administradora até o fim do plano. 

Ausência de juros

Aqui reside um diferencial incrível para quem pretende comprar um carro zero km e não está nadando em dinheiro: a ausência de juros.

O consorciado precisa somente quitar as taxas da administradora, previamente explicadas. Ainda assim, elas são bem inferiores às que incidem sobre outros tipos de produtos financeiros, especialmente os financiamentos, por exemplo.

Flexibilidade

Quem opta pelo consórcio só deve selecionar um bem e, a partir daí, fica livre para escolher a categoria que desejar.

Na prática, quando toma a decisão de investir em um consórcio de carro, pode usar a carta de crédito para adquirir um modelo de qualquer marca e estilo.

Condições exclusivas

A flexibilidade do consórcio vai além dos benefícios mencionados no tópico anterior, ou seja, existe a hipótese da frequente criação de condições únicas para entregar aos integrantes.

Em geral, as empresas gerenciadoras disponibilizam diferentes alternativas relacionadas ao número das prestações e ao período de pagamento. Essa vantagem ajuda no planejamento financeiro de quem não tem tanto dinheiro para investir e pode esperar um pouco mais para ter o bem em mãos.

Conforme conferimos ao longo do conteúdo, ter um carro zero na garagem é extremamente satisfatório, não só no aspecto psicológico, mas também no racional. Para aproveitar ao máximo essa oportunidade de investimento, é necessário tomar uma série de cuidados e não moderar nas pesquisas.

Leve em conta todos os elementos possíveis a partir das nossas dicas de como comprar um carro zero, desde o seu perfil de motorista até a forma de pagamento mais adequada. Assim, você pode usufruir de todos os benefícios de um automóvel novinho e todo seu.

O que achou das dicas? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.