Casa ou apartamento? Qual é a melhor opção para mim?

Na hora de alugar um local para morar ou finalmente realizar o sonho do imóvel próprio, a dúvida entre mudar para casa ou apartamento costuma rondar os brasileiros. Analisar essas duas opções não é tão simples, afinal, decidir onde viver é uma grande escolha.

Ao mesmo tempo, ninguém além de você pode concluir qual é a melhor opção. Não há uma resposta geral sobre isso, pois vai depender das necessidades e desejos da sua família.

Quer saber quais variáveis devem ser consideradas e como você pode decidir? Nós listamos os benefícios de cada um para ajudar na sua escolha! Aproveite!

Quais são os benefícios de morar em uma casa?

Mais espaço

Sem dúvida esse é um dos principais atrativos das casas. Você tem mais espaço disponível, já que, em geral, os apartamentos são construídos em plantas bem menores. Assim, ao escolher uma casa, você conta com cômodos mais amplos e tem mais espaço de circulação entre eles.

Ao morar em casa, não é necessário ter tanta preocupação com o projeto dos móveis, pois há uma área maior para organizar tudo. Para quem sente necessidade de ambientes maiores e mais espaço para guardar objetos, ela é uma boa opção.

Se você tem uma família grande ou pretende aumentá-la em breve, uma casa vai suprir melhor as necessidades de vocês. Ainda que não seja possível que cada filho tenha o seu próprio quarto, por exemplo, em uma casa eles têm mais metros quadrados para aproveitar.

Existência de espaços externos

Outra vantagem da casa são os espaços do lado de fora. Muitas pessoas se sentem confinadas em apartamentos, por não contar com varandas, jardins ou quintais. Na casa, você tem mais ambientes disponíveis.

É mais viável criar animais de estimação, cuidar de plantas no jardim e ter um espaço para convivência familiar, com uma churrasqueira e mesa de jantar maior, por exemplo. A casa atende diversas necessidades: os mais velhos encontram mais conforto, enquanto as crianças podem correr e brincar.

Liberdade

Em comparação aos apartamentos, os moradores de uma casa têm mais liberdade. Isso é possível porque nos condomínios as regras são coletivas e muitos aspectos da vida pessoal acabam sendo compartilhados. Afinal, é preciso se submeter às regras de uso dos espaços comuns e até do espaço privado (existem normas em relação a animais de estimação ou a altura do som, por exemplo).

Em uma casa, as únicas regras existentes são as que a própria família estabelece. Como não há tanta proximidade com os imóveis vizinhos, não é preciso regular em excesso o comportamento dos moradores. Essa é uma questão que pesa bastante na decisão entre casa ou apartamento.

Privacidade

O ambiente da casa também oferece mais privacidade para a família. Em apartamentos, principalmente os menores, a proximidade com os outros condôminos expõe mais a sua rotina.

Além de saberem seus horários de chegada e saída, os vizinhos mais próximos conseguem até mesmo escutar o que você faz no seu apartamento. Ao morar em casa, você também não se preocupa em compartilhar a área social e não precisa de autorização para receber visitantes.

Economia nos gastos mensais

Comprando uma casa fora de condomínios fechados, você está livre de pagar o valor do condomínio e outras taxas que costumam surgir. Além do investimento inicial na compra do imóvel, sua única obrigação é com o imposto anual. Assim, seu orçamento doméstico fica mais simples.

Algumas pessoas comparam a taxa de condomínio com o pagamento de um aluguel. Com isso, sentem-se mais livres financeiramente ao adquirir um imóvel avulso. Mas é preciso analisar essa questão com cuidado, já que a taxa de condomínio paga alguns benefícios que podem valer a pena, como equipamentos de segurança e vigilantes.

Quais são os benefícios de morar em um apartamento?

Economia na compra

De forma geral, o preço dos apartamentos é menor que o valor cobrado pelas casas. Várias questões influenciam nisso, como o tamanho do imóvel, o número de unidades e a localização. No terreno de uma casa, é possível construir um prédio com vários apartamentos, por isso eles costumam ter um preço diferenciado.

Assim, para quem não tem muito dinheiro para investir nessa compra, o apartamento tem sido a opção mais procurada. É possível economizar ou, pelo preço de uma casa, encontrar apartamentos com mais opções de estrutura e lazer.

Espaço menor para limpar

Casais e famílias pequenas têm optado por adquirir um apartamento, pois é um imóvel mais fácil de se manter. Como os espaços são compactos, a limpeza leva menos tempo e é mais fácil manter tudo limpo durante a semana.

Opções de lazer

Para quem tem filhos pequenos ou até mesmo adolescentes, os condomínios oferecem a praticidade da área de lazer comum. Se a sua família não é daquelas grandes com muitos tios e primos, morar em apartamento é uma boa opção para oferecer oportunidades de brincadeira e amizades para seus filhos.

Assim, você conhece todos os amigos deles e pode acompanhar essas relações mais de perto, já que as famílias são todas vizinhas. A segurança de ter esses espaços dentro do condomínio fechado também é um fator importante, e você pode deixar seus filhos descerem sozinhos, sem preocupação.

Muitos condomínios contam com opções de lazer diferenciadas também para os adultos, como salas de cinema, academia e piscina. Além de fazer amizade com os vizinhos, você pode aproveitar as áreas comuns para reunir familiares e amigos.

Proximidade com os vizinhos

Tem quem pense que estar próximo dos vizinhos não é algo bom, mas não podemos negar que, muitas vezes, essa relação é bastante benéfica. Quem nunca precisou pedir uma ajuda ou algo emprestado para alguém? Ou contou com aquele vizinho amigo para oferecer apoio quando você viaja?

Segurança

Para quem mora sozinho ou costuma fazer viagens longas, a sensação de deixar o apartamento fechado não causa tanta ansiedade quanto em uma casa. Afinal, há todo um aparato de segurança, e os vizinhos também estão atentos ao que acontece.

Além disso, na realidade violenta em que vivemos, a segurança oferecida em um condomínio é um fator importante. Os muros mais altos, a presença do porteiro e os equipamentos de segurança são de grande ajuda. Como as despesas são compartilhadas, fica mais fácil comprar aparelhos modernos e contratar vigilantes profissionais.

Praticidade

Apesar da taxa de condomínio ser um gasto mensal, esse investimento pode valer a pena pela praticidade que gera. Para facilitar sua organização financeira, algumas contas, como a de água e gás, já são embutidas no condomínio.

Ademais, os gastos com cuidados dos espaços comuns e possíveis melhorias estruturais são divididos entre todos, tornando tudo mais prático e econômico. Serviços como segurança e tratamento de esgoto também são coletivos, minimizando suas preocupações em relação à manutenção do imóvel.

Diversos fatores influenciam a sua decisão entre casa ou apartamento. Compare esses benefícios com as suas necessidades e veja qual opção responde melhor ao que sua família precisa. Para acertar na escolha, lembre-se de pesquisar bastante e optar por um local com boa relação custo-benefício.

Os seus amigos também têm essa dúvida? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os na escolha!

[rock-convert-cta id=”805″]

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.