Fique por dentro dos principais carros econômicos do mercado

Ao decidir comprar um automóvel, muitas pessoas priorizam o custo-benefício, o que envolve considerar os gastos que ele gera no dia a dia. Tendo isso em vista, a opção por carros econômicos é uma forma de realizar o sonho de se motorizar com uma preocupação a menos nas finanças. 

Quer saber como economizar? Ao longo deste texto, nós vamos revelar alguns caminhos para que o desejo do primeiro carro possa ser realizado de um jeito mais leve e adequado. Continue a leitura!

Principais elementos para a busca de um carro econômico

Há alguns recursos que podem ser levados em conta para que o consumidor consiga ter sucesso em sua busca por um modelo que lhe confira menos gastos. A seguir, listamos alguns deles.

Pesquisa

A compra do primeiro veículo é algo relacionado às conquistas, principalmente por essas aquisições estarem ligadas aos jovens, o que não impede de maneira alguma que pessoas de faixa etária maior tenham essa experiência de realização. Mas uma coisa não muda: a ligação com os conceitos de independência e sucesso. 

O primeiro passo para se buscar um carro que seja compensador no sentido de despesas é se empenhar nas pesquisas, pois elas vão aproximar o usuário e o automóvel. Essas pesquisas envolvem históricos dos modelos no mercado, consumo de combustível, leituras de artigos sobre o tema e consultas aos especialistas no assunto.

No caso de carros usados, o recomendável é observar se o preço é compatível e as condições de uso. Outra sugestão é um olhar atento aos lançamentos, pois há modelos que chegam a fazer 17,7 km/l no ciclo rodoviário e com gasolina.

Observação da tabela de etiquetagem veicular

Anualmente, o Inmetro disponibiliza uma tabela com a observação dos veículos com maior eficiência energética no país, informando quantos quilômetros por litro cada um dos modelos executa. 

Consumo de combustível 

A economia de combustível é uma característica dos veículos com motor 1.0. O que explica essa situação é a potência do veículo, que não possui tanta força, como os modelos 1.4, 1.6, 1.8 e 2.0. O menor volume do motor 1.0 exige menos esforço do motor e produz uma maior economia. 

Histórico do modelo no mercado

A qualidade do carro buscado também deve ser checada. É recomendável buscar informações sobre o histórico do modelo do veículo no mercado, perspectivas de manutenção, credibilidade da marca e longevidade do carro. 

Afinidade 

Obviamente, depois dos pontos de observação sugeridos, o motorista criará um vínculo com um modelo. Dessa forma, levando em consideração os fatores de apuração em busca do veículo ideal, o usuário pode ter predileção por um ou outro modelo em detrimento da opinião dos especialistas. Nesse caso, é respeitável considerar o poder de atração causado pelo carro.

Carros mais econômicos do mercado

Conforme observamos acima sobre a tabela de etiquetagem veicular, há uma divulgação por parte do Inmetro que informa quais são os automóveis mais econômicos do período.

Sendo assim, e levando em conta essa medição, apresentaremos alguns desses veículos. Veja alguns dos carros que se encaixam nesse padrão no ano de 2020!

Volkswagen TSI 1.0

O Volkswagen Up! TSI se posiciona com o automóvel com motor bicombustível mais econômico do mercado brasileiro. O subcompacto turbo recebeu classificação “A” (Verde) de consumo energético. 

No consumo urbano, ele faz 9,6 km/l com etanol e 14 km/l com gasolina, enquanto no rodoviário entrega 11,1 km/l com etanol e 16,0 km/l com gasolina.

Chevrolet Onix Plus 

O Chevrolet Onix Plus 1.0 aspirado é um modelo de veículo de motor a combustão interna e é considerado o mais econômico do país nessa categoria. De acordo com o Inmetro, o carro da General Motors consegue fazer 17,7 km/l na estrada com gasolina. Na cidade, ele chega a 14,3 km/l. O veículo conseguiu nota A na classificação geral e na categoria “médio”. 

Renault Kwid Life 

O Renault Kwid consegue juntar o design de um SUV às melhores características de um carro compacto. E isso garante economia e praticidade.

Segundo o Inmetro, o veículo francês obtém um consumo de 10,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, com etanol. Abastecido com gasolina, o modelo tem um gasto de 14,9 km/l para a cidade e 15,6 km/l para a estrada. O automóvel alcançou nota A na classificação geral e em sua categoria.

Toyota Corolla Híbrido

Tendo a economia como alvo, a montadora divulgou que o Corolla híbrido faz 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l com utilização de gasolina. Para o uso de etanol, o consumo é de 9,9 km/l na estrada e 10,9 km/l na cidade. 

Fiat Mobi Drive

O Mobi Drive é atualmente o modelo com menor valor de compra da Fiat. O subcompacto destaca-se pela versatilidade, boa entrega de performance e de conectividade. O carro faz 9,7 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada, com etanol. Em caso de abastecimento com gasolina, o modelo tem um consumo de 13,8 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada.

Peugeot 208 

O Peugeot 208 tem um dos melhores consumos já vistos até agora com a gasolina. O carro tem um desempenho de 11,7 km/l no etanol e 16,9 km/l com a gasolina. Esse desempenho é um registro para a estrada. Na cidade, a performance é de 10,9 km/l no etanol e 15,1 km/l para gasolina. 

Fiat Argo 

O Fiat Argo é um carro considerado muito bom. Em termos de dinamismo, ele é igual ou melhor do que seus concorrentes diretos. Como se não bastasse, o modelo ainda entrega um desempenho econômico bem satisfatório. É capaz de fazer 12,5 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, ambos com gasolina. 

Ford Ka

O Ford Ka foi o melhor carro no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem, promovido pelo Inmetro. O seu consumo de combustível de gasolina é de, respectivamente, 13,3 km/l e de 15,6 km/l para a cidade e para a estrada.

A vantagem de um carro popular como o Ka é um desempenho mecânico mais eficiente e sem tanta necessidade de manutenção. É um conjunto considerado perfeito para quem busca economia e eficiência em um modelo. 

Vale lembrar que a pesquisa é um item importante na equação que faz chegar a esses modelos de carros econômicos. Também é essencial estar com os olhos voltados para as novidades do mercado, que cada vez mais está empenhado em fabricar modelos com melhor custo-benefício. A comparação entre os modelos, os test drives, assim como a leitura de artigos e a busca de opiniões de especialistas são as vias.

Gostou da nossa lista? Então, aproveite também para saber um pouco mais sobre como funciona um carro elétrico e por que ele vale a pena!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.