Vida financeira: 7 aplicativos que você precisa conhecer.

Aplicativos de educação financeira são programas voltados para controlar gastos, fazer um planejamento de suas finanças e dar os primeiros passos para ser um investidor. Há diversos apps no mercado, alguns totalmente gratuitos, outros com versões free e pagas.

Cada um deles tem suas particularidades, mas todos são simples de usar e facilitam bastante a vida do usuário. Isso porque ter uma agenda física de despesas é complicado, pois nem sempre você tem tempo de anotar seus gastos no papel.

Com os aplicativos, o controle se torna mais simples, já que ficamos com o smartphone praticamente o dia todo. Neste post, vamos citar 7 aplicativos de educação financeira que são ótimos aliados na hora de organizar seu dinheiro. Continue com a gente e saiba mais!

1. Guiabolso

O Guiabolso é um dos aplicativos de educação financeira mais utilizados no país e é 100% brasileiro. Ele é gratuito e funciona de forma sincronizada com a conta bancária do usuário, o que permite ter um controle do seu dinheiro em tempo real. Mas não se preocupe, pois o app é totalmente seguro.

O Guiabolso organiza todas as contas em categorias, o que facilita que você faça uma boa gestão do dinheiro. Dessa forma, você fica sabendo para onde vai sua grana e quais são os maiores gastos, inclusive que podem ser cortados.

Com o aplicativo, também é possível criar metas para poupar dinheiro, e o próprio Guiabolso avisa quanto você ainda pode gastar sem estourar seu orçamento.

2. Organizze

Esse é um dos aplicativos de educação financeira que tem versões paga e gratuita. Diferente de alguns concorrentes, o Organizze não coleta dados bancários de forma automática. Então, se não confia em passar as informações de sua conta, essa opção pode ser excelente para você!

O Organizze permite criar metas de gastos, fazer a divisão de categorias para saber para onde está indo seu dinheiro e ainda ter em mão relatórios das despesas em percentual. Outro ponto positivo é que o app mostra quanto ainda falta para atingir a meta financeira estabelecida.

O aplicativo também cria lembretes para você pagar suas contas em dia — ótimo recurso para não pagar juros e multas e nem acumular dívidas.

3. Mobills

O Mobills foi criado em 2013 e já é bastante popular, tendo conquistado milhões de usuários. Ele propicia que você cadastre suas receitas e despesas mensais, o que possibilita uma análise de dados em tempo real.

O aplicativo tem versão gratuita e paga, sendo que a segunda é mais completa e permite um controle melhor do seu dinheiro. Mas se você não quer pagar para usar o Mobills, a versão free é bem eficiente e permite que você crie subcategorias, tanto de despesas quanto de receitas.

4. Minhas Economias

Como todos os aplicativos de educação financeira citados acima, o Minhas Economias permite organizar seu orçamento mensal por categorias. Você pode cadastrar suas receitas e despesas e ter um controle real de tudo o que é gasto, inclusive um simples cafezinho.

O aplicativo ainda armazena o histórico das transações cadastradas. Dessa forma, você pode comparar os gastos todo mês e saber quando teve mais despesas e por que motivo.

O Minhas Economias apresenta um extrato mensal como uma linha de tempo, mostrando seu fluxo de caixa. Ele ainda permite que você crie metas específicas e faça um acompanhamento ao longo do tempo para saber quanto ainda falta para atingir seu objetivo.

O aplicativo está disponível para Android e IOS e pode ser baixado gratuitamente.

5. Toshl Finance

O Toshl Finance entra na lista de aplicativos de educação financeira que têm versões paga e gratuita. Apesar do nome, ele tem versão em português e é fácil e prático de usar. O app envia lembretes para comunicar que está na hora de pagar as contas, o que evita atrasar despesas básicas como água, luz e internet.

Outro ponto positivo do Toshl Finance é que ele cria gráficos visuais, os quais possibilitam que você veja no que está gastando mais dinheiro. Dessa forma, pode controlar melhor seus gastos e cortar despesas desnecessárias. Além disso, facilita atingir metas como comprar um carro ou um imóvel ou fazer uma viagem.

6. Meu Dinheiro

O aplicativo Meu Dinheiro é bem completo e não é voltado somente para quem deseja acompanhar seus gastos pessoais, mas também serve para a família toda e para a sua empresa. Como outros citados neste post, você pode criar sua lista de despesas e receitas, organizando-as por categoria, o que facilita a gestão do seu salário.

Os gastos com cartão de crédito também podem ser controlados pelo app Meu Dinheiro. O usuário ainda tem a opção de cadastrar múltiplas contas e anexar comprovantes de pagamento e importar SMS bancário.

Ele tem as versões gratuita e paga e está disponível para Android e IOS. Caso você prefira, pode acessar a versão do aplicativo na web.

7. MoneyWise

Mais um aplicativo totalmente gratuito e superfácil de usar! O MoneyWise ajuda a deixar suas finanças bem mais organizadas do que uma agenda de papel e com mais praticidade do que uma planilha do Excel. Ele viabiliza cadastrar todas as receitas e despesas, separadas por categorias.

Um bônus dele é registrar o que você recebeu no mês. Se estiver no vermelho, ele manda um aviso. Com ele, é possível definir um valor que será gasto no mês e ainda acompanhar, por meio de gráficos, para onde está indo seu dinheiro.

No início parece difícil fazer um controle de gastos porque estamos acostumados a somente gastar. Mas, quando somente soltamos a nota, não sabemos para onde vai o dinheiro nem percebemos quanto estamos gastando.

Com os aplicativos de educação financeira fica mais fácil fazer um controle eficiente de seus gastos e um planejamento para comprar um bem, viajar ou fazer um curso. Os apps são bem práticos, e vale começar a usar as versões gratuitas para, depois, contratar um plano mais completo. O que você não pode é gastar seu dinheiro sem fazer um controle adequado.

Aprenda um pouco mais a respeito de sistemas que ajudam a controlar seu dinheiro. Boa leitura.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.