Descubra de uma vez por todas qual é o seu perfil de investidor

Quem tem um certo equilíbrio financeiro e deseja consolidar seu patrimônio pensa em empregar o dinheiro em aplicações. O problema é que nem sempre se sabe qual é a melhor opção. É aí que entra em pauta a importância de conhecer seu perfil de investidor.

Esse requisito é fundamental para que você faça o investimento mais adequado e evite riscos além do tolerado. Ou seja, sem ter esse conhecimento, você pode achar, por exemplo, que é viável investir na bolsa de valores, mas descobrir que, na verdade, a possibilidade de perdas é muito alta e não vale a pena.

Para ajudar a compreender melhor esse contexto, neste post mostraremos os tipos diferentes de investidor e o que é preciso levar em conta na hora de escolher a alternativa mais adequada para o seu caso. Acompanhe!

O perfil de investidor

O ponto de partida para começar a multiplicar seu patrimônio é saber em qual categoria você se encaixa. Há 3 possibilidades, como você verá a seguir.

Conservador

Esse indivíduo preza pela máxima segurança financeira. Por isso, evita perder qualquer valor, mesmo que isso represente uma possibilidade de retorno maior. Sendo assim, o ideal é aplicar em produtos de baixo risco, como os consórcios.

É importante reforçar que o foco do conservador é proteger seu patrimônio. Oscilações e riscos são evitados. A vantagem é ter a consolidação de seu capital, já que nenhuma quantia é comprometida. O objetivo é ter um retorno seguro e de longo prazo.

Moderado

Esse investidor está em um nível intermediário, mas também prioriza a segurança. Ele pode até arriscar um pouco mais, mas tem o maior percentual de dinheiro empregado em aplicações seguras.

Uma de suas principais características é a versatilidade, porque ele sempre avalia o melhor investimento a partir de seu custo-benefício. Também tem um conhecimento mais amplo do mercado, e seu patrimônio costuma estar em crescimento.

Há tolerância a algum risco, desde que seja controlado. Costuma ter objetivos de curto prazo, mas também considera outros períodos. É uma pessoa que planeja muito antes de fazer qualquer mudança e precisa ponderar para sair de sua zona de conforto.

Arrojado

Nesse caso, o propósito é ganhar o máximo possível em médio e longo prazos. Esse investidor deseja aumentar seu patrimônio, aposentar-se mais cedo e cumprir seus objetivos de vida.

Devido a seu comportamento, é recomendado manter uma reserva de emergência e alguns investimentos mais tradicionais, que garantirão um retorno mais seguro. Apesar disso, o arrojado é um investidor que tem alto conhecimento sobre o mercado e costuma calcular as potenciais perdas.

4 dicas para escolher o investimento mais adequado

Conhecer seu perfil de investidor é apenas o primeiro passo. A partir dele, você precisa analisar outros aspectos. Todos eles estão relacionados à sua vida atual e à projeção que você faz para o futuro. Portanto, considere o que pretende atingir, porque é dessa forma que chegará à resposta correta.

Para entender o que deve ser verificado, confira os itens essenciais que são apresentados abaixo.

1. Analise a fase da vida em que está

Avaliar suas características é fundamental para compreender qual é o melhor investimento para o seu caso. Considere sua ideia, ponto da carreira em que se encontra, renda, vida familiar, patrimônio já conquistado e o que mais achar necessário.

Perceba que uma pessoa jovem, que está apenas começando a vida, tem muito mais tempo para recuperar possíveis perdas que alguém que já está na terceira idade. De toda forma, sempre é importante se precaver e ter uma aplicação segura e de longo prazo, como o consórcio, que permitirá adquirir um bem durável no futuro, por exemplo, um carro ou um imóvel.

2. Detecte sua tolerância a prejuízos financeiros

Auferir perdas é algo que deixa você ansioso ou nervoso? Nesse caso, fica claro que seu perfil é conservador. Perceba qual é sua reação diante de prejuízos, bem como sua personalidade.

Se gosta de correr riscos, pode apostar em uma aplicação mais insegura. Por outro lado, se sua ansiedade vai às alturas só de pensar nisso, opte pelo tradicional. Você vai ver que será muito melhor para sua estabilidade emocional.

3. Perceba qual é seu nível de conhecimento sobre o mercado

Compreender tudo sobre o assunto é praticamente impossível, exceto se você for um especialista ou estudar muito o tema. A questão aqui é considerar se você consegue identificar um investimento e saber do que ele se trata, ou se está totalmente por fora.

O domínio sobre o assunto é essencial para aproveitar boas oportunidades e identificar aquelas que podem ser prejudiciais. Portanto, se você conhece pouco a respeito do mercado, o melhor é optar por alternativas mais seguras.

O consórcio, por exemplo, é uma modalidade na qual você não terá perdas, já que realiza um aporte mensal e, ao final do prazo, adquire o bem por meio da carta de crédito que foi contemplada.

4. Pense sobre seus objetivos financeiros

Considerar o que deseja obter com o passar dos anos é outro ponto que determina o investimento mais adequado ao seu perfil. Quer viajar? O melhor é economizar todos os meses.

Deseja adquirir um carro ou a casa própria? O consórcio é a solução, porque isenta de juros e cobra somente a taxa de administração e outros encargos. Por isso, é mais barato que um financiamento comum.

Lembre-se de estipular objetivos de curto, médio e longo prazos. Os primeiros devem ser conquistados entre 1 e 2 anos. Os de médio prazo, de 3 a 5 anos. E os de longo prazo, em um período maior.

A partir disso, avalie as melhores alternativas apresentadas pelo mercado. É assim que você alia rentabilidade, pagamento de encargos, cumprimento de metas e segurança nas aplicações.

O perfil de investidor é essencial para fazer uma escolha acertada e condizente com os seus objetivos. Essa também é a melhor maneira de evitar perdas, aproveitar as melhores oportunidades e garantir a consolidação do seu patrimônio.

Então, que tal começar a investir agora mesmo? Aproveite e conheça mais sobre o consórcio como aplicação financeira assinando a nossa newsletter. Assim, você receberá conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.