8 livros sobre finanças que todo mundo precisa ler

Tomar decisões financeiras e lidar com dinheiro são tarefas naturais da vida de uma pessoa adulta, e precisam ser praticadas diariamente. Porém, aprender e aprimorar essas atividades nunca é demais, o que pode ser feito com o auxílio de alguns dos melhores livros sobre finanças disponíveis no Brasil.

Por meio deles, boas práticas ainda não conhecidas podem ser incorporadas à vida do leitor, hábitos ruins podem ser deixados de lado e, assim, comportamentos positivos tendem a ser potencializados.

Então, conheça agora 8 livros que o ajudarão a administrar melhor sua renda e patrimônio, para alcançar estabilidade financeira e tranquilidade no futuro.

1. Pai rico, pai pobre

O milionário e autor do livro, Robert Kyosaki, teve um pai rico — que na verdade não era o seu pai biológico, mas deu seu melhor. Com ele, o autor aprendeu sobre geração de renda e patrimônio e enriquecimento sustentável.

Na obra, Kyosaki aborda o tema educação financeira para os filhos, tendo como base os ensinamentos que teve na infância e na adolescência, e as próprias ideias que desenvolveu com o passar do tempo.

Um desses ensinamentos diz respeito ao aumento de padrão do vida, que, segundo Robert, não deve ocorrer na mesma velocidade em que a renda cresce. Isso porque gastar muito ao mesmo tempo que se ganha mais gera um círculo vicioso, que não permite a conquista da independência financeira e pode colocar em risco as finanças da pessoa.

2. Os segredos da mente milionária

O livro de T. Harv Eker tem como foco o que ele chama de mente milionária, que é uma forma de pensar diferente da adotada pela maioria das pessoas.

De acordo com ele, que é um milionário, quem tem objetivos financeiros e patrimoniais deve moldar sua vida de forma que ela dependa menos de dinheiro no dia a dia, gerando sobras para atingir as metas. Isso significa cortar pelo menos alguns dos gastos supérfluos e recorrentes, para que exista a possibilidade de investir em coisas mais importantes.

Por exemplo, ao cortar despesas, uma pessoa pode investir mensalmente em alguns consórcios imobiliários tanto para aumentar seu patrimônio quanto para construir algo para os filhos.

3. Quem pensa enriquece

O autor Napoleon Hill estudou pessoas milionárias e seus segredos até lançar sua obra no ano de 1930. E apesar de ela já ter quase 90 anos, ainda é um dos livros sobre finanças mais lidos — com cerca de 30 milhões de exemplares vendidos pelo mundo —, continuando atual e importante para quem se interessa pelo assunto.

Em suma, o que Napoleon fez foi pesquisar e analisar hábitos de pessoas como Henry Ford e John Rockefeller — personalidades muito ricas de sua época —, para entender características pessoais e profissionais importantes que os levaram a tal status financeiro.

Então, o leitor pode aprender com eles por meio da obra e adequar práticas e linhas de raciocínio à sua vida.

4. Adeus, aposentadoria

O brasileiro Gustavo Cerbasi não concorda com o pensamento comum de que um dia a vida profissional se encerra e a fonte de renda passa a ser a aposentadoria paga pelo INSS, devido às décadas de contribuição previdenciária.

Segundo Gustavo, esse modelo não funciona e é até perigoso, porque a expectativa de vida das pessoas está cada vez maior, assim como o custo de vida e possíveis gastos necessários nas últimas décadas da vida, como com tratamentos de saúde.

Além disso, soma-se ao seu pensamento o fato de que a aposentadoria paga pelo Estado no Brasil nunca atinge o alto nível de renda que alguém poderia ter alcançado durante a vida, o que reforça a importância do tema.

Em “Adeus, aposentadoria” o autor aborda assuntos como gerenciamento de carreira, finanças pessoais e construção de boas condições para usufruto do patrimônio tanto na meia idade quanto após o encerramento da vida profissional.

5. Casais inteligentes enriquecem juntos

Cerbasi também escreveu o livro que aborda assuntos relacionados às finanças de casais que moram juntos e compartilham decisões, renda, dívidas e planos.

Nele, o autor ajuda os leitores em tarefas como realização de planejamento financeiro em conjunto, levando em conta os diferentes perfis dos envolvidos, e aplicações para o futuro do casal e de seus filhos.

6. Os axiomas de Zurique

A cidade de Zurique é capital da Suíça, país com uma das maiores rendas per capita do mundo. Conforme o suíço Max Gunther, isso se deve ao modo como ele e seus conterrâneos pensam em dinheiro, o que baseia a sua obra.

Os axiomas do livro são, segundo ele, 12 verdades inquestionáveis sobre os suíços que os ajudam a ter sucesso financeiro. Além deles, o livro aborda mais 16 axiomas secundários importantes, para os leitores aprenderem mais sobre melhores práticas e formas de pensar em renda e patrimônio.

7. O homem mais rico da Babilônia

Esse é um dos livros sobre finanças já indicados publicamente em entrevistas por Bill Gates, que já foi o homem mais rico do mundo por alguns anos e figura há décadas — atualmente está no top 5 da lista.

George Clason, o autor, reúne estratégias e insights retirados da realidade dos homens mais ricos da antiga cidade, que também eram os mais abastados do mundo na época. Como objetivo, George visa ensinar aos leitores como evitar dívidas e sair delas, lições para ser bem-sucedido profissional e financeiramente e também para administrar renda e bens.

8. Seu futuro financeiro

Professor e consultor financeiro, Louis Frankenberg ensina em seu livro como se planejar financeiramente e fazer investimentos diversos, como em imóveis e ações da bolsa de valores.

Repleto de informações acerca dos mais variados temas de mercado, o professor dá uma verdadeira aula aos leitores abordando esses assuntos de maneira simples, com o objetivo de facilitar o entendimento e o aprendizado sobre o tema, utilizando toda a sua experiência com finanças pessoais, aplicações e educação financeira. Ademais, o livro aborda questões de diferentes classes sociais. 

Agora, compartilhe esta excelente lista de livros sobre finanças em suas redes sociais para ajudar seus amigos e colegas a alcançar o sucesso financeiro e patrimonial.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.