7 formas de gerar renda extra e garantir a estabilidade

 

É difícil encontrar alguém que não gostaria de uma renda extra no final do mês. Não só para bancar as contas rotineiras, mas também para concretizar planos maiores de longo prazo e descomplicar a busca pela estabilidade financeira.

Como nem sempre é possível alcançar tais propósitos com o seu salário fixo, você deve conhecer e estudar as diversas possibilidades existentes no mercado.

E, a partir daí, escolher aquela (ou aquelas) mais adequada às suas habilidades e necessidades, que poderá complementar sua remuneração mensal.

Neste post, listamos 7 dicas valiosas para quem busca uma renda extra. Continue lendo e descubra qual é a alternativa ideal para você!

1. Aposte na produção de artesanatos para venda

Muitas vezes, o que é visto como hobby pode gerar uma boa renda extra. Se você possui habilidades manuais, aproveite o tempo livre com o artesanato. Caso você não esteja habituado a essa atividade, existem cursos — alguns gratuitos — com essa finalidade.

O que costuma fazer mais sucesso são lembrancinhas e acessórios, como bijuterias e bolsas, mas você pode abusar da criatividade.

É possível vender para pessoas conhecidas, criar cartões de contato para divulgar, utilizar as redes sociais e se também cadastrar em sites que cobram pequenas comissões.

Apenas um baixo investimento inicial é o suficiente para adquirir os materiais necessários e, para dar continuidade, recomenda-se ir injetando o lucro proveniente das vendas.

2. Ofereça aulas particulares sobre assuntos que você domina

Você é fluente em inglês? Toca violão como ninguém? Ou sabe tudo sobre matemática? Em qualquer um dos casos, dar aulas particulares é uma opção muito interessante.

Compartilhe sua sabedoria e receba um dinheiro a mais por isso. Além do mais, você poderá exercitar seus conhecimentos, garantindo que eles não caiam no esquecimento.

Identifique temas em que você é expert e procure pessoas interessadas em aprender sobre isso. As redes sociais, novamente, serão suas grandes aliadas. As aulas podem ser realizadas na sua própria casa, no lar do aluno ou até por videoconferência.

Empenhe-se em elaborar bons planejamentos de aula e organizar seus horários — para isso, aproveite o período pós expediente e os fins de semana. Na hora de estabelecer seu preço, considere a complexidade do tema, a estrutura oferecida e a média do mercado.

3. Invista em um imóvel para aluguel

O aluguel já é uma famosa alternativa para geração de renda extra. A novidade é que, graças a alguns aplicativos, esse processo se tornou muito mais fácil e menos burocrático.

Quando se trata de imóveis, apesar de exigir um investimento maior, os valores arrecadados são altamente compensadores.

Leve em conta a possibilidade de entrar em um consórcio de imóveis, que lhe permite adquirir uma propriedade apenas com o pagamento de parcelas mensais em valores acessíveis.

Para ser bem-sucedido nessa jornada, estude as temporadas, avalie a demanda e selecione uma localização atraente. Além disso, invista em mobília básica, que valoriza ainda mais o preço do aluguel.

4. Descubra suas habilidades e se torne um freelancer

Faça uma lista com todas as suas habilidades e veja quais delas são requeridas no mercado de freelancers.

Alguns sites permitem que você se cadastre gratuitamente, descreva suas habilidades e exponha seu currículo. Lá, você poderá se candidatar para oportunidades de trabalho temporário em diversas áreas.

Projetos de desenvolvimento de aplicativos, criação de sites, ensaios fotográficos, redação e tradução de textos, formatação de acordo com as normas ABNT etc. Certamente há alguém procurando um serviço perfeitamente adequado às suas aptidões.

O maior benefício de ser freelancer é a flexibilidade de horários e a possibilidade de trabalhar em casa, bastando um computador com acesso à internet.

5. Cuide, hospede ou passeie com animais de estimação

Se você é apaixonado por bichos de estimação e adora passar um tempo ao lado deles, já imaginou ganhar dinheiro com isso? Sim, é possível!

Com a popularização da economia colaborativa, existem várias plataformas online dedicadas somente a esse tipo de trabalho. A hospedagem de cães e gatos já é bastante conhecida e utilizada por donos que vão se ausentar por um período longo.

Mas se você não tem uma boa estrutura para ser um anfitrião, pode optar por se tornar um dog walker (que apenas leva o animal para passear) ou um pet sitter (que cuida dos bichinhos por pequenos intervalos de tempo).

Uma dica é realizar um treinamento especializado para comprovar que é capacitado nessa atividade e procurar manter uma boa média de avaliações, pois elas servem de referência aos próximos clientes.

6. Adquira um carro e aproveite as oportunidades do mercado

Há inúmeras opções de renda extra para quem possui um carro. Grande parte delas é disponibilizada em aplicativos e sites, proporcionando uma rápida entrada nesse mercado.

Uma das mais conhecidas é a prestação de serviços como motorista particular, realizando viagens com diversos passageiros por um preço acessível. Você também pode alugar o carro que ficaria parado na garagem, com cobertura do seguro e assistência 24 horas.

Ainda é possível oferecer caronas. Por ser utilizado principalmente para reduzir os gastos do motorista, é mais indicado para quem já costuma fazer viagens longas com bancos sobrando.

Em qualquer um dos casos, o consórcio é uma ótima escolha. Basta adquirir uma cota, pagar regularmente e esperar pela contemplação. Logo você terá a chave do seu automóvel em mãos.

7. Explore suas habilidades culinárias vendendo doces e/ou lanches

A alimentação é uma das necessidades básicas do ser humano. E essa área pode se tornar um mercado muito promissor e repleto de clientes. Então, se você tiver talento para a cozinha, tire proveito disso!

Guloseimas de consumo rápido, doces ou salgadas, fazem muito sucesso. Há uma série de opções: trufas, brigadeiros, saladas de frutas, sanduíches naturais, pães de queijo etc. Por serem perecíveis, é mais indicado comercializar em lugares próximos a você.

Aposte naqueles com alta concentração de pessoas, como nos arredores de escolas e escritórios no fim do expediente. Também é possível fazer parceria com algum estabelecimento local.

Utilize os fins de semana para prepará-los, conserve-os adequadamente e dê preferência a ingredientes de primeira qualidade. Tudo isso agregará mais valor ao produto final.

Agora que você já conhece todas essas oportunidades de gerar renda extra, não perca tempo e comece a colocá-las em prática hoje mesmo! Assim, você poderá realizar seu sonho o quanto antes: seja ele a abertura de um novo negócio, aquela viagem ao redor do mundo ou a paz de saber que sua aposentadoria está garantida.

Falando nisso, que tal conferir outra possibilidade de assegurar tranquilidade em sua aposentadoria? Descubra como o consórcio contribui para alcançar esse importante objetivo de longo prazo!

 

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.