12 podcasts de finanças que você precisa ouvir

O podcast é um formato de conteúdo em áudio. Diferentemente do rádio, ele funciona sob demanda e, como é publicado em plataformas online, pode ser acessado a qualquer momento.

Ideal para quem vive uma rotina agitada e não tem muito tempo para ler livros ou assistir vídeos, essa alternativa está se popularizando cada vez mais entre os brasileiros.

Há uma grande variedade de assuntos, para todos os públicos e é claro que a temática financeira não ficaria fora dessa tendência! Existem vários podcasts que ensinam sobre finanças, com diferentes abordagens e graus de complexidade.

Então, se você quer aprender a lidar com dinheiro, confira esta lista com 12 podcasts de finanças que precisa ouvir agora mesmo!

1. Financast

Considerado um dos principais podcasts de finanças do Brasil, o Financast é apresentado por Rafael Morán e alguns episódios têm entrevistas com especialistas.

É ideal para quem quer aprender o básico, pois dá dicas para resolver as dívidas pendentes, fazer controle das finanças pessoais e dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. Pode ser encontrado no aplicativo e no site do Spotify.

2. Dinheirama

Dinheirama é uma empresa especializada em educação financeira que, por meio de uma linguagem descomplicada, tem o objetivo de fornecer informações que melhorem o nível de conhecimento econômico das pessoas.

O podcast segue a mesma linha, abordando a importância de uma relação saudável com o dinheiro. São liberados novos episódios a cada semana e todos estão disponíveis nas plataformas SoundCloud, iTunes e Stitcher.

3. André Bona

Além do Blog de Valor, o educador financeiro André Bona é responsável por um podcast que ajuda o público a entender como funciona o mercado financeiro.

O apresentador tira as dúvidas enviadas pelos ouvintes e fala de tópicos como planejamento financeiro, cuidados na hora de investir, governança corporativa e até bolsa de valores. Você pode escutar os episódios em diversas plataformas, incluindo Spotify, SoundCloud e Apple Podcasts.

4. Segredos Financeiros

O podcast foi idealizado pela Empreender Dinheiro, uma empresa que oferece cursos e programas educacionais visando a transformação financeira. O apresentador é Arthur Lemos, especialista em Finanças Corporativas, que discute importantes temas como estratégias de investimento, mente empreendedora e economia comportamental.

Spotify, Player FM e SoundCloud são algumas das plataformas nas quais os episódios semanais são disponibilizados.

5. CBN Podcasts

Fundada pela Rede Globo, a Central Brasileira de Notícias (CBN) é uma rádio que também entrou no universo dos podcasts. No seu site, é possível encontrar opções sobre diversos temas, incluindo economia.

Se você se interessa por finanças pessoais, a recomendação é o podcast “CBN Dinheiro”, com o comentarista Mauro Halfeld, professor e gestor de investimentos. Quando o assunto é gestão financeira corporativa, o destaque vai para o “Bolsa de Valores: liderança feminina no mundo dos negócios”, com a especialista Sandra Boccia.

6. Drops de Inteligência Financeira

Esse podcast foi criado por Gustavo Cerbasi, consultor e palestrante que já escreveu mais de 15 livros e é referência no quesito inteligência financeira no Brasil.

A proposta é dar dicas para quem quer administrar seu dinheiro corretamente, orientando como planejar e prosperar nos investimentos. Os episódios geralmente são curtos, com cerca de 5 minutos de duração. Está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Player FM e SoundCloud.

7. NerdCash

Quem gosta do universo geek já deve conhecer o blog Jovem Nerd e o NerdCast. Mas nem todos sabem do seu projeto paralelo, o NerdCash: um podcast que fala sobre economia e mercado financeiro.

Por ter uma linguagem informal e descontraída, é uma ótima pedida para quem evita o tema finanças por achar muito sério e complicado. Pode ser encontrado nas principais plataformas e no site Jovem Nerd.

8. Bora Dominar

Apresentado pela jornalista Winola Tavares e por Luciana Fiaux, conhecida como a personal trainer da vida financeira. O objetivo da dupla é mostrar que é possível transformar sua relação com o dinheiro e ter controle de suas finanças.

É indicado para quem precisa, antes de tudo, mudar a mentalidade e comportamento de consumo. Você pode escutá-lo em várias plataformas, como YouTube, Deezer e Spotify.

9. PoupeCast

Esse podcast é apresentado por Nathália Arcuri, criadora do Me Poupe! e pioneira na criação de conteúdo sobre finanças.

Seguindo a mesma linha do canal no YouTube, os conteúdos são abordados de maneira divertida e buscam ensinar a importância de gerenciar bem o dinheiro e investir corretamente. Disponível nas principais plataformas e no portal da Uol.

10. O Investidor Inteligente

O site Dicas Curtas faz podcasts sobre muitos assuntos, e um deles é O Investidor Inteligente. Com episódios curtos, o conteúdo é transmitido de forma dinâmica e se torna fácil de consumir.

O foco é passar as melhores dicas sobre investimentos e ensinar a fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Os episódios são disponibilizados semanalmente em várias plataformas.

11. Educando Seu Bolso

Com linguagem simples e objetiva, o podcast foi criado por profissionais do mercado financeiro com o objetivo de facilitar o entendimento dos leigos.

O conteúdo é publicado uma vez por semana e busca descomplicar o relacionamento das pessoas com o dinheiro. Além das principais plataformas, os episódios podem ser acessados no blog da Educando Seu Bolso.

12. InvestCast

Apresentado pelo especialista Marcelo Cunha, o objetivo do podcast é desmistificar o mundo dos investimentos e fornecer um passo a passo para quem quer começar a investir.

Toda semana tem um novo episódio para ajudar você a construir seu patrimônio e alcançar sua independência financeira, sem mistérios. É possível conferir no SoundCloud, Spotify, Stitcher e Player FM.

Saber utilizar seu dinheiro corretamente e tomar boas decisões de investimentos é a melhor forma de alcançar a estabilidade financeira e garantir a realização dos seus sonhos.

Ao ouvir um podcast de finanças, você pode acessar conhecimentos valiosos sobre o assunto, no momento que quiser — pode ser enquanto o café da manhã, nas pausas do trabalho ou até enquanto limpa a casa. Então, aperte o play e aproveite!

Você conhece alguém que gosta de educação financeira? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam mais sobre o tema!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.